CETT-UFG e Secretaria da Retomada abrem novas vagas de capacitação nos Cotecs

 A ampliação da oferta atende à grande demanda pelos cursos, e a Secretaria de Estado da Retomada e o CETT-UFG, instituição gestora dos colégios, fazem novo remanejamento para abrir oportunidades de formação

 

A capacitação é um dos meios para que as pessoas desenvolvam uma carreira de sucesso, sendo um diferencial importante, ao considerar que o mercado está cada vez mais competitivo. E esse cenário é visível nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec).

Tendo alcançado em agosto de 2024 a totalidade das metas de cursos de capacitação na modalidade presencial previstas para o corrente ano, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição gestora dos Cotecs, recebeu permissão junto à Secretaria de Estado da Retomada (SER), para programar novas vagas aos cursos de capacitação oferecidos pelas 17 unidades dos colégios espalhadas pelo estado.

“Há uma demanda existente por parte das pessoas por capacitação, pois os cursos são rápidos e oportunizam tanto a aquisição quanto a ampliação de conhecimentos, a melhoria de habilidades profissionais e o enriquecimento do currículo”, aponta o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha.  
 
De acordo com ele, os cursos são os mesmos constantes no portfólio do Cotec. “Somente novas vagas foram abertas com o propósito de expandir o acesso à formação e o direito à educação, e dessa maneira capacitar e inserir a população no mercado de trabalho formal ou autônomo”.   
 
De janeiro a agosto/24 já são 40.133 matrículas, 27.380 estudantes, 1.384 turmas e 1.182 cursos ofertados. “Isto, contudo, abrange as capacitações e qualificações profissionais”, salienta Moisés Cunha, ao detalhar que “as capacitações representam 93.25% das matrículas, portanto, temos aqui 37.426 matrículas em capacitações”.

Na linha de capacitação, os cursos são distribuídos em diversas áreas como informática, moda/vestuário, beleza, culinária/gastronomia, saúde e segurança do trabalho, etc. “Estes cursos de curta duração possibilitam uma formação mais imediata, por isso a demanda tem sido maior”, esclarece o diretor.

A capacitação visa ampliar as competências e habilidades de um profissional nas funções que ele já realiza. Além disso, garante autonomia na realização de certas tarefas. “Os cursos de capacitação são uma forma também de nutrir o aspecto competitivo das pessoas diante do mercado de trabalho”, acrescenta Moisés Cunha. Além disso, há outros benefícios, como: criação de networking, empregabilidade, atualização constante na área de atuação no mercado de trabalho, incentivo à construção de um pensamento crítico e maior capacidade para ver novos rumos ou soluções.

Programa Levemente recebe homenagem na Alego

Iniciativa do CETT-UFG atua na promoção da saúde mental, na redução da violência e no bem-estar psicológico dos estudantes das Escolas do Futuro 


Durante reunião pública sobre a saúde mental em Goiás, coordenada pelo deputado Mauro Rubem, no Auditório Francisco Gedda, da Assembleia Legislativa de Goiás, o Programa Levemente recebeu uma homenagem pela notória contribuição e resultados relevantes para a saúde mental, redução da violência e bem-estar psicológico dos estudantes das Escolas do Futuro do estado.

A iniciativa, lançada em 2023 pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), foi desenhada em conjunto com a coordenação do curso de Psicologia da universidade para apoiar os alunos que têm problemas emocionais e capacitar os profissionais das unidades escolares nesse tipo de cuidado. O Levemente conta ainda com metodologia Pre-Texts, desenvolvida pela professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard, para a construção de um ambiente acolhedor para os alunos, além de instrumentalizar formas de detectar e prevenir possíveis casos de violência no ambiente escolar.

A Prof. Dra. Marilucia Lago, Margareth Pupak, Geovana Neves, Francisco Neto, Igor Mendonça e Luana Montes representaram o CETT-UFG na solenidade e receberam o certificado de reconhecimento a instituições e profissionais atuantes na defesa e na valorização da vida, auxiliando e amparando as pessoas que necessitam de atenção e cuidados em saúde mental.

O Levemente é aplicado nas unidades da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek), em Goiânia (EFGs  José Luiz Bittencourt e Basileu França), em Valparaíso (EFG Paulo Renato de Souza), em Mineiros (EFG Raul Brandão de Castro), e em Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi).  

A audiência na casa pública, realizada no dia 02 de setembro, se justificou pela importância de trazer à luz da opinião púbica os desafios e perspectivas de lidar com o tema da saúde mental e da prevenção contra o suicídio, bem como da necessidade de se fortalecer a rede de atendimento em saúde mental, garantindo que as demandas da população sejam atendidas de maneira eficaz, com a participação de governos, profissionais da saúde, sociedade e usuários.

Por: Célia Oliveira
Secom/CETT-UFG

CETT-UFG ressalta inovação e educação tecnológica ao participar do 1º Encontro Funape

No último dia 29 de agosto, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG) marcou presença na 1ª edição do Enconf - Encontro Funape: Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás, foi um marco no calendário científico e tecnológico do estado, reunindo gestores e pesquisadores para compartilhar experiências bem-sucedidas e discutir novas propostas de desenvolvimento.

O stand do CETT-UFG foi um dos grandes destaques, atraindo numerosos visitantes interessados em explorar os trabalhos desenvolvidos pela instituição. Dedicado à gestão de educação profissionalizante e tecnológica gratuita em Goiás, o CETT-UFG administra, em parceria com o Governo do Estado, as Escolas do Futuro de Goiás e os Colégios Tecnológicos. Sua participação no evento reforçou o compromisso do Centro com a inovação e o desenvolvimento educacional, ampliando sua visibilidade e reafirmando sua importância no cenário estadual e nacional.

Flavia Maria Cruvinel, Diretora de Artes e Culturas do CETT-UFG, ressaltou a importância da participação no encontro. "A presença do CETT neste primeiro Enconf é fundamental, pois somos completamente dedicados à educação profissionalizante acessível. Este evento é uma excelente plataforma para mostrarmos a relevância do nosso trabalho e como podemos contribuir ainda mais para o avanço da ciência e tecnologia no país", afirmou.

O evento contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que enfatizou a importância estratégica das universidades na produção científica e no desenvolvimento tecnológico do Brasil. "As universidades são não apenas um celeiro de talentos, mas desempenham um papel central no nosso desenvolvimento soberano. Estamos comprometidos em transformar o Brasil em um país com uma indústria intensiva em tecnologia e inovação, capaz de gerar mais qualificação e melhores oportunidades para nossos trabalhadores", afirmou Luciana Santos.

CETT-UFG e Governo Federal lançam Programa Qualifica Goiás com 1250 vagas em cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 29 anos

Os cursos estão com as inscrições abertas até 15 de setembro no site do CETT-UFG e vão ser ministrados nos Colégios Tecnológicos e nas Escolas do Futuro, redes de ensino do Estado de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), em parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Emprego, lançou o programa Qualifica Goiás, no âmbito do Programa Brasileiro Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional - Qualifica Brasil, com a oferta de 1250 vagas em cursos profissionalizantes relacionados às principais ocupações do mercado de trabalho de Goiás.

CETT participa de Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação organizado pela Funape

O evento irá reunir os gestores e pesquisadores dos órgãos que compõem a Fundação, no intuito de relatar as experiências bem-sucedidas e debater novas propostas de desenvolvimento

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) realiza, em 29 de agosto (quinta-feira), a 1ª edição do Enconf - Encontro Funape: Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia.

Flavia Maria Cruvinel encerra participação no Conselho Diretor da ISME

A professora e diretora de Artes e Cultura do CETT-UFG deixa de integrar a direção da principal organização internacional de educação musical 

Depois de cumprir dois mandatos como membro do conselho diretor da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME - International Society for Music Education), a Profa. Dra. Flavia Maria Cruvinel deixou a instituição, neste mês de agosto/24. O anúncio foi feito durante a 36ª Conferência Mundial da ISME, realizada no período de 27 de julho a 02 de agosto do corrente ano, na cidade de Helsínquia, na Finlândia.

Encontro docente destaca a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial (IA)

Equipe de professores das Escolas do Futuro faz imersão no uso eficaz das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem em prol da educação pública de qualidade 

Com intuito de aumentar a bagagem de conhecimentos dos professores das Escolas do Futuro do Estado de Goiás sobre o uso da ciência de dados e Inteligência Artificial (IA) na educação, foi realizada, no período de 02 a 04 de agosto, uma imersão, com orientações e conteúdos específicos, apresentados pela equipe do CETT-UFG e pela Fundação Telefônica Vivo. A formação foi viável por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tendo o Cento de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), como executor. 

Por mais eficiência na gestão e nas relações com a comunidade

CETT-UFG opera com o novo Sistema de Gestão de Cursos. A ferramenta com abordagem digital e sistêmica gera benefícios internos e externos nos processos de captação de novas inscrições para os cursos oferecidos 

O Sistema de Gestão de Cursos (SGC), um software para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as Escolas do Futuro, os Colégios Tecnológicos de Goiás e seus públicos, além de organizar a gestão interna, já está em operação.  

GPI E STAI: Conhecimentos e esforços geram soluções a pequenos negócios

Estudantes, pesquisadores e consultores desenvolvem soluções para gestão e produtividade de pessoas e microempresas 

Neste segundo semestre/2024, nove Grupos de Pesquisa e Inovação (GPI) das Escolas do Futuro de Goiás encerraram seus projetos e apresentaram os resultados das soluções especializadas que visam contribuir com as EFGs e sociedade. Os trabalhos contaram com a contribuição dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI) e de consultores.

CETT-UFG lança ‘chatbot´ no WhatsApp para as Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos de Goiás

Os canais virtuais ampliam a comunicação com os usuários, e a interação é gratuita, bastar salvar os números e enviar mensagens 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição administradora das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos de Goiás lança dois assistentes virtuais no WhatsApp ampliando a comunicação com a comunidade. Os canais prestam atendimentos para tirar dúvidas sobre os processos de acesso às unidades escolares, bem como meios de inscrições, matrículas, requisitos, modalidades de ensino.

MEC inicia formulação da Política Nacional da EPT

Grupo de Trabalho Interinstitucional realizou primeira reunião visando à produção de subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) 

O Ministério da Educação (MEC) coordenará o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que tem a finalidade de produzir subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT). O grupo foi instalado em reunião híbrida realizada no último 4 de julho.

CETT-UFG oferece soluções para a gestão escolar

O ferramental tecnológico desenvolvido pela instituição traz diversos benefícios para a eficiência das rotinas administrativas escolares e relações com a comunidade 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), especializado em ensino tecnológico, aplica seu know-how na administração das Escolas do Futuro do Estado de Goiás e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás para desenvolver aplicativos, sistemas e ferramentas digitais que facilitam a gestão escolar. As soluções são criadas pelo próprio CETT-UFG com o objetivo de organizar a rotina das escolas e colégios. “Esse cotidiano da gestão escolar vai desde a relação com a comunidade, com a divulgação dos editais de seleção, até a formatura dos estudantes”, explica o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha.

Grupo imobiliário contrata estudantes da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto

A FBZ se impressiona com o que a escola oferece e admite jovens para o projeto Cidade Inteligente, para as áreas de marketing digital e vendas 

A Construtora FBZ encontrou na Escola do Futuro Sarah Luísa Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto, o principal insumo para seus negócios, que estão em operação no município, localizado a 53 quilômetros da capital federal. O grupo contratou 14 estudantes da escola para atuar no projeto Cidade Inteligente. Mesmo durante o processo de formação, esses jovens tiveram a oportunidade de exercer os conhecimentos adquiridos, principalmente nas áreas digital e tecnológica, ao serem contratados pela organização, que tem sede em Caldas Novas. 

Mais de 2 mil estudantes da rede estadual têm primeiro contato com as profissões mais solicitadas pelo mercado, nas Escolas do Futuro

Eles integram uma turma especial formada pela parceria entre a Seduc e Secti, em conjunto com as escolas. A iniciativa criou o Jornada para o Futuro, que oportuniza conhecimentos tecnológicos que estão em evolução no mundo 

Cinco unidades das Escolas do Futuro de Goiás e 14 Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs), em diferentes municípios do estado, conduzem a formação especial e focada em cursos tecnológicos e técnicos de 2.271 estudantes do Nível Médio da rede de ensino pública.  Oriundos dos Cepis, eles estão também matriculados nas Escolas do Futuro, e compõem as 83 turmas participantes dos cursos de qualificação profissional como o de Desenvolvedor Front-End, e o curso Técnico de Nível Médio em Desenvolvimento Web e Cibersegurança.

A educação profissional e tecnológica no contexto da formação da juventude

A inserção dos jovens no mercado laboral é um investimento no futuro da sociedade, e a EPT é possibilidade real de educação que aproxima o cidadão das carreiras que estão porvir 

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil já tem avanços significativos, a exemplo da Lei nº 14.645/2023, portanto, há inúmeros desafios e, dentre eles, o de expandir essa modalidade educacional, torná-la mais conhecida entre a juventude e sociedade em geral, e comunicar.

Curso técnico em saúde, administrado pelo CETT-UFG, leva profissionais ao mercado de trabalho

Os Colégios Tecnológicos já formaram 29 turmas de técnico em enfermagem, e muitos já saem empregados melhorando as condições profissionais e salariais. Em julho próximo, novos editais serão abertos para seleção em diversos cursos 

“Finalizei o curso, e de imediato comecei a atuar, e hoje é possível eu desenvolver minha profissão em dois postos de trabalho”.  A declaração de Eliane Neves mostra o benefício direto e subsequente de um curso técnico em enfermagem ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pelo Colégio Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec). 

As novas economias, as oportunidades de trabalho para o jovem e a EPT

O impacto das economias emergentes apresenta boas possibilidades de inclusão produtiva dos jovens, e na pauta está a necessidade de um relacionamento estreito da educação profissionalizante com os espaços reais de ocupação profissional 

O que as economias emergentes apresentam de possibilidades de carreira e trabalho para os jovens brasileiros? O que elas revelam ou escondem de implicações para o futuro não muito distante? É fato que um cenário de incertezas, altas taxas de desocupação e baixos salários envolvem a realidade dessa significativa parcela da população que está entre os 15 e 29 anos de idade.

Por que fazer um curso técnico?

Ponto forte na educação, a formação técnica, por seus aspectos positivos, é bem aceita no mercado profissional e aprovada pela população. Nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos, a modalidade é destacável na formação de jovens e adultos 

Preparar melhor para o mundo do trabalho, qualidade, foco, prática, oferta de conhecimento específico, desenvolvimento de habilidades, ajuda no começo da carreira, menor investimento e tempo, gratuidade, inserção mais rápida numa profissão e salários bons estão entre as principais vantagens da formação técnica de nível médio.  E tudo isso, é o que explica a boa aceitação e aprovação dessa formação entre os brasileiros.  

A EPT nos níveis médio e superior pode constituir uma trilha de formação ao longo da vida

A Educação Profissional e Tecnológica visa à formação integral preparando o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Dezoito princípios legais norteiam esta modalidade educativa 

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do trabalho e as exigências da formação profissional nos diferentes níveis de desenvolvimento, observadas as leis e normas vigentes.

Há mais de um século, a EPT gera oportunidades imediatas de trabalho ao brasileiro

Veja como nasceu e evoluiu o sistema de educação profissional que representa hoje uma das principais possibilidades para o jovem iniciar e continuar a sua formação

Você sabe como nasceu a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil? Das primeiras Escolas de Aprendizes Artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, esse sistema educacional completa 115 anos, neste 2024. Atualmente, é uma das principais possibilidades para jovens de diferentes regiões do Brasil iniciar e dar continuidade a sua formação profissional.

MEC reúne fórum de gestores de EPT dos estados e apresenta diagnóstico da modalidade

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, promoveu no dia 25/04/24, a segunda reunião do Fórum de Gestores de EPT dos estados. Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da modalidade de ensino nas unidades federativas que preencheram o formulário encaminhado pelo MEC.

Formação técnica por meio do Ensino a Distância amplia a conquista de emprego

A oferta de cursos EaD mantém crescimento no país e, somada ao ensino técnico, gera condição socioprofissional que agrada à população. Em julho deste ano, o Colégio Tecnológico de Goiás abrirá dois novos editais de seleção na modalidade ofertando cursos técnicos

A extensa lista de benefícios do Ensino a Distância (EaD) e sua tendência de expressivo crescimento impulsionaram a oferta do curso Técnico em Guia de Turismo nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec). A novidade é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Retomada (SER), com gestão do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). A formação ocorre nos municípios de Jaraguá, Formosa e Santa Helena, que juntos somaram 837 inscrições ao curso. “A alta procura mostra o potencial destas localidades e indica a boa aceitação da proposta, uma vez que preencherá uma lacuna de profissionais nas regiões, no segmento de turismo”, comenta o gerente de Ensino a Distância do Cotec, Juliano Lima.

Economia do Conhecimento move atividades tecnológicas e de inovação

 Os ambientes e laboratórios de pesquisa e experimentação das Escolas do Futuro foram movimentados com mais de 30 mil horas de laboração. Estudantes e empreendedores desenvolvem ideias, criam relações e se preparam para produzir e gerar valor em um mundo interconectado 

Cores, mobiliário especial, equipamentos e tecnologia à disposição, espaços amplos e um visual incrementado, que remete a um cenário lúdico. Mas são recintos de estudos, são os ambientes de inovação, que reúnem estudantes, empresas e potenciais empreendedores para uma aprendizagem guiada pela criação, pesquisa, planejamento, experimentação e prototipagem. 

MEC coordenará GTI para implementar Política Nacional de EPT

Decreto n. 11.985/2024 foi publicado no Diário Oficial da União. Política Nacional de EPT será elaborada em articulação com PNE 

O Ministério Educação (MEC) instituiu, no dia 10/04, por meio do Decreto n. 11.985/2024, publicado no Diário Oficial da União, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que produzirá subsídios para a formulação e a implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em articulação com o Plano Nacional de Educação (PNE). 

Ações de extensão promovidas pelo CETT-UFG crescem 47% em um ano

Os projetos e programas elaboradoras pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia levam os Colégios Tecnológicos para mais perto da sociedade 

Jornadas, feirões, oficinas, workshops e prestação de serviços. Dentro de cada evento diversas ações de extensão levam ao público em geral, nos 16 municípios goianos que contam com unidades dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), o portfólio de cursos dessas instituições de ensino focadas na educação profissionalizante. As atividades extensionistas, administradas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), gestor dos colégios, têm beneficiado diretamente a população, pois, além de apresentar e disseminar a atuação dos Cotecs, prestam um atendimento especializado a quem, por muitas vezes, busca oportunidade de aprendizagem/formação para o mundo do trabalho ou carece de informações diversas para melhorar a qualidade de vida.

Laboratórios tecnológicos são recursos didáticos nesta nova era

Necessários para o ensino-aprendizagem, esses espaços dão dinamismo às aulas. Num período de um ano o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) aumentou em 66% o número de laboratórios nas Escolas do Futuro 

Inovar no processo de ensino, empregar a tecnologia e implantar laboratórios nas escolas têm sido práticas essenciais para tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas e atrair a atenção dos estudantes. Isso encontra explicação nas rápidas transformações tecnológicas que estão redefinindo, há algum tempo, a natureza do trabalho, das habilidades exigidas dos atuais e futuros profissionais e os recursos para novas aprendizagens. 

Projeto de Lei quer incluir mentoria em cursos de Educação Profissional e Tecnológica

Em análise na Câmara dos Deputados, medida altera a LDB e o Sine na intenção de ajudar os estudantes a enfrentarem desafios do mercado de trabalho 

O Projeto de Lei 5.962/23 determina que os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofereçam mentoria como parte do currículo, para apoiar a empregabilidade futura dos estudantes. 

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).  A proposta altera ainda a lei que trata do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para determinar que o sistema também inclua ações de mentoria profissional, para construir um plano de carreira sustentável. 

Obras do novo Colégio Tecnológico na cidade de Goiás avançam

Com 60% da construção construída e prevista para ser entregue até o final deste ano, a unidade do Cotec recebeu a visita do governador Ronaldo Caiado 

Distante 148 quilômetros da capital Goiânia, a Cidade de Goiás receberá novo edifício do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), um projeto do governo estadual, administrado pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Na última semana de março o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez uma visita às obras da nova unidade.

Gestores e professores conduzem e ensinam, mas também necessitam de capacitação

Pilares das escolas, estes profissionais têm do CETT-UFG atenção especial por meio do processo de Formação Continuada 

Com o início do ano letivo de 2024 nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos começaram, também, as formações continuadas aplicadas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) às equipes pedagógicas e de gestão, dessa rede de ensino pública, focada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

Trabalhos de professores obtêm destaques em premiação

Dois projetos, um do Colégio Tecnológico outro da Escola do Futuro, ganharam o Prêmio Educador Transformador, um dos maiores eventos de educação e tecnologia da América Latina 

Os trabalhos desenvolvidos por dois professores da rede pública de ensino voltado para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pertencente ao governo de Goiás e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), foram reconhecidos com o primeiro e terceiros lugares no Prêmio Educador Transformador, concedido pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.  

Grupos de Pesquisas das Escolas do Futuro levam Goiás para o mundo

Coordenador do grupo Lab Cultura apresenta resultados de pesquisa na Argentina 

O professor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação (GPI) Lab Cultura, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, Pablo Lopes participou de 11 a 15/03, do VII Congresso de Antropologia da América Latina, realizado de 11 a 15/03, em Rosário, na Argentina.

Workshop sobre soft skills reúne corpo gestor das Escolas do Futuro

Iniciativa quer desenvolver habilidades mais humanizadas para a direção das escolas

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) reuniram, nos dias 14 e 15/03, as equipes de gestão das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, no I Workshop em Soft Skills. O evento contou com a participação da diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, a superintendente da fundação, Kamila Rabelo, e a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia Cruz.

Cursos técnicos impulsionam educação

A formação aumenta chances de carreira e abre possibilidades de reconhecimento público e científico de estudantes  

Ocupando lugar de destaque na lista de modalidades de formação educacional e profissional, o ensino técnico já se consolidou como uma opção atrativa aos jovens que buscam construir uma carreira consistente e promissora. Com eles, milhares de estudantes brasileiros têm alcançado condições socioeconômicas diferenciadas, quando se fala no valor, importância e resultados advindos desta formação escolar.

CETT-UFG: uma gestão de qualidade e de resultados em ascensão

O panorama da gestão 2022/2023 mostra crescimento geral das atividades e do perfil das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás 

Com dois anos de uma atuação permeada pelo fazer pedagógico focado na oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e na gestão da rede de ensino público formada pelas Escolas do Futuro e pelo Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) apresenta, desde sua concepção em dezembro de 2021, resultados administrativos promissores.

Aplicativo de vagas de empregos desenvolvido pelo CETT-UFG facilita conexão entre empresas e pessoas

Com quatro meses de operação, Minha Vaga! já ofertou mais de 10 mil oportunidades de trabalho 

Lançado em novembro de 2023, a ferramenta desenvolvida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) atendeu a uma demanda da Secretaria de Estado da Retomada (SER) e tem se mostrado eficiente para a oferta de vagas de trabalho e colocação de pessoas no mercado de trabalho.

Número de matrículas na educação profissional cresce 12,1% no Brasil

Censo Escolar 2023 revela que a modalidade teve o maior crescimento na educação básica, chegando a 2,4 milhões de matrículas 

Os dados levantados pelo Censo Escolar 2023 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e mostram que a educação profissional e tecnológica (EPT) foi a modalidade de ensino que mais cresceu na educação básica no último ano no Brasil.

Programa que promove inovação leva estudantes a desenvolver protótipos

Seleção foi encerrada nas Escolas do Futuro de Goiás com 29 aprovados 

O Inove Mais já deu boas-vindas aos classificados no primeiro ciclo do programa neste ano. Assim, tiveram início as atividades que vão apoiar estudantes vinculados às Escolas do Futuro de Goiás na idealização ou no desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos ou serviços e proporcionar o acesso às atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e outros serviços técnicos especializados.

Programa de pré-incubação tem mais de 60 projetos selecionados

As atividades do primeiro ciclo 2024 iniciam no mês de março em cinco unidades da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) 

As cinco unidades das Escolas do Futuro do Estado de Goiás focadas no ensino tecnológico iniciam as atividades do Programa de Pré-Incubação a partir de março, quando recebem os autores de empreendimentos e propostas de empreendimentos para as capacitações, consultorias e mentorias nos ambientes de inovação.

Uma gestão que atende, forma e gera resultados para todos

A administração dos Colégios Tecnológicos, pelo CETT-UFG, recebe avaliações positivas, que atestam o valor da educação inclusiva para todas as idades 

“Já fiz três cursos aqui, e de zero a dez, minha nota é 11 para o Cotec”. A espontânea e objetiva declaração de Túlio Parreira, 33 anos, pode ser considerada pequena, mas demonstra a eficiência da gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec), sob responsabilidade do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Os colégios atendem, capacitam e qualificam pessoas de diversas faixas etárias, conforme a legislação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Cotec é destinado a cidadãos que procuram uma formação de qualidade, transformadora de realidades, e buscam a aproximação com o mercado de trabalho.

O que a pré-incubação faz pelas ideias

Além da tecnologia, artesanato também tem espaço nas capacitações rumo ao mercado de negócios profissionais 

Quem pensa que pré-incubação é espaço somente para tecnologia digital pode se surpreender. A amplitude das capacitações atende diversas atividades extramundo das startups como costumam ser conhecidas. A finalidade para todos é uma só: auxiliar no planejamento de negócios, por meio de um conjunto de atividades que visa estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócio. É nesta fase que ocorre a validação de uma ideia, ou seja, ela ganha vida e estrutura para chegar ao mercado consumidor com foco, organização e planejamento.

O Governo de Goiás, em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG) e com Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), publica editais dos cursos para qualificação de gestores e docentes do Cotec

A equipe pedagógica e de gestão das 17 unidades dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) poderão de especializar nas áreas de Gestão de Instituições Públicas de Ensino Profissional e Tecnológicos e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. São oferecidas 60 vagas em cada área.

Diretora de Artes do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG) recebe Prêmio da Fapeg

Flavia Maria Cruvinel, doutora em Educação, foi uma das três finalistas do Prêmio na categoria Pesquisador Inovador no Setor Público

Flavia Maria Cruvinel, diretora de Artes do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), recebeu, na manhã do dia 01º de fevereiro, “Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação - Edição 2023" - etapa estadual, do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), prêmio Johanna Döbereiner, na categoria Pesquisador Inovador no setor público. A cerimônia aconteceu no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Hub Goiás) e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo Angelita Pereira de Lima, Reitora da UFG, Adriano da Rocha Lima, Secretário-Geral de Governo do Estado de Goiás, José Frederico Lyra Netto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti), Odir Antônio Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e Marcos Fernando Arriel, presidente da Fapeg.

O treinamento, realizado na cidade Anápolis, trouxe novos projetos para 2024 e debateu a educação inclusiva na Educação profissional eTecnológica

Nos dias 19 a 21 de janeiro, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia promoveu o II Workshop de Educação Profissional e Encontro dos Docentes das Escolas do Futuro, com o intuito de capacitar, informar e promover a interação entre os docentes das Escolas do Futuro de Goiás. Com o tema Caminhos que Conectam: Diversidade e Inclusão - Planejamento pedagógico para a diversidade: ampliando acessos e eliminando barreiras na EPT, o encontro, que aconteceu em Anápolis (GO), contou com a presença de diretores, coordenadores e professores das Escolas do Futuro de Goiás.

Número de matrículas da rede de ensino gerida CETT-UFG passou de 100 mil em 2023

O Centro capacitou e qualificou na educação profissionalizante novo contingente de jovens e adultos 

Com o propósito de transformar vidas por meio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) tem tomado medidas para ampliar o acesso a essa modalidade de formação, o que fez com que, no ano passado, contabilizasse um quantitativo de 120 mil matrículas. Esse universo abrange todo o portfólio de cursos técnicos, de capacitação e qualificação profissional oferecidos nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, ambos administrados pelo CETT-UFG, sob convênio com a Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Secretaria de Estado da Retomada (SER), respectivamente.

Programa Inove Mais está com inscrições abertas

Iniciativa que visa selecionar grupos para desenvolvimento de projetos ou protótipos nos ambientes das Escolas do Futuro está com inscrições abertas. Os grupos classificados contarão com apoio financeiro ao longo do programa 

Até o próximo dia 26 de janeiro seguem abertas as inscrições ao Programa Inove Mais, que tem como objetivos apoiar estudantes vinculados às Escolas do Futuro de Goiás que estejam desenvolvendo ou idealizando soluções inovadoras em produtos ou serviços e proporcionar o acesso às atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e outros serviços técnicos especializados.

Programa de pré-incubação traz novidades para 2024

Iniciativa gerida pelo CETT-UFG está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro. Dez  projetos aprovados vão contar com apoio financeiro no decorrer do programa 

Em 2023, depois de receber a inscrição de mais de 100 projetos empreendedores e/ou de inovação em dois ciclos de assessoria e orientações específicas para o desenvolvimento de negócios, o Programa de Pré-Incubação, gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) e conduzido pelo Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI), dentro das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, anuncia novidades para 2024.

Educação a Distância garante novas perspectivas de vida

Centro de Educação, Tecnologia e Trabalho (CETT-UFG) registra aumento de 210% no número de matrículas em 2023 nos cursos ofertados pelas Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos, na modalidade EaD. Em Mineiros, estudante abre CNPJ e se profissionaliza estudando a distância 

Sem limites geográficos e requisitando do estudante a organização de tempo aos estudos, e alguns aparatos tecnológicos, o Ensino a Distância (EaD) cresceu de forma considerável no País na última década, ganhando destaque no período da pandemia do Covid-19. A modalidade tem demonstrado força e comporta motivos que levam os estudantes a optar por um curso nesse formato, composto pela tríade educação, metodologia e tecnologia.

Metodologia de ensino de robótica desenvolvida pelo CETT-UFG leva estudantes para campeonato mundial

Os alunos da Escola do Futuro de Aparecida de Goiânia vão competir no RoboWorld Cup FIRA, um dos maiores campeonatos de robótica do mundo, que está agendado para este ano no Brasil 

Eles são jovens, com idades entre 15 e 19 anos, e integram o grupo Rassilianos, nome que homenageia a Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, onde estudam robótica. Acumulando prêmios em campeonatos regionais e nacionais, o grupo, formado por cinco estudantes, garantiu vaga para o RoboWorld Cup FIRA 2024, torneio mundial de robótica, que será realizado de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, no Maranhão.

 

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