Programa de pré-incubação tem mais de 60 projetos selecionados

As atividades do primeiro ciclo 2024 iniciam no mês de março em cinco unidades da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) 

As cinco unidades das Escolas do Futuro do Estado de Goiás focadas no ensino tecnológico iniciam as atividades do Programa de Pré-Incubação a partir de março, quando recebem os autores de empreendimentos e propostas de empreendimentos para as capacitações, consultorias e mentorias nos ambientes de inovação.

O programa recebeu inscrições de 94 projetos e, destes, 62 foram aprovados. A seleção se deu por meio de edital com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis pelo Serviço Tecnológico e Ambientes de Inovação (STAI). Agora, as unidades escolares, vão acolher as propostas para desenvolvimento, em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso. 

Segundo a coordenadora de Inovação e Tecnologia do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Ranielly Mendes, por cinco meses, os contemplados receberão toda as formas de apoio ofertadas e regulamentadas pelo edital. “O programa compreende um conjunto de atividades que visa estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócio para chegar ao mercado com planejamento e organização”.

Ao receber apoio para o desenvolvimento da inovação e capacitação empresarial/gerencial, os empreendedores conseguem abrir caminhos para transformar suas ideias em produtos ou serviços baseados em tecnologias inovadoras, à criação e maturação dos negócios/empresas e, por efeito, sua longevidade.

Em cada uma das cinco unidades das escolas, o projeto classificou 10 projetos para receberem bolsas com um valor mensal de R$ 600,00 ao longo da pré-incubação. A coordenadora explica que a fase de pré-incubação está organizada de forma a atender três objetivos: formalizar a empresa, construir um plano de negócio consistente e desenvolver, pelo menos, um protótipo de produto ou serviço pronto para ser oferecido ao mercado. Quando a empresa atinge esses objetivos, está pronta para iniciar a fase de incubação.

Os aprovados por unidade das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG): 

EFG José Luiz Bittencourt – 15
EFG Luiz Rassi – 15
EFG Sara Kubitschek – 04
EFG Paulo Renato de Souza – 15
EFG Raul Brandão de Castro – 13

Opinião: 

Quem já participou, aprovou. “Faço questão de falar do projeto para diversas pessoas, indo além da simples divulgação; levando-as para conhecer a escola, pois é extremamente relevante o apoio aos negócios”, diz Edinardo Prado, da Praditto Eyewear.

“Sem as instruções e experimentos da pré-incubação não teria chegado ao nível de desenvolvimento que me encontro. Foi rápido, estou seguro e com pensamentos mais sólidos para seguir pelo caminho certo”, pontua José Carlos Neves, da NatuArte.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso