Image

ESCOLAS DO FUTURO

Apresentação

efg logo 2022

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) deseja as boas-vindas a todos e a todas. É uma satisfação celebrarmos a mais nova etapa da Educação Profissional e Tecnológica em Goiás, tendo, você, participante ativo desta empreitada. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Governo de Goiás está reestruturando sua rede - ensino de pós-graduação, superior de tecnologia, técnico de nível médio, capacitação e qualificação profissional –, desde a estrutura física até a pedagógica.

O objetivo é elevar os níveis educacional, científico e tecnológico no Estado, contribuindo para redução das desigualdades sociais, por meio do aumento da empregabilidade. Tudo isso, por meio de um olhar diferenciado aos jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e cultural de Goiás. 

A parceria entre o governo de Goiás e a UFG, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), tem como base a justiça social, os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável. Acreditamos na escola como espaço educativo, ambiente de partilha, socialização, diversidade, pluralidade, respeito e cultura de paz. Pretendemos que nossos estudantes tenham acesso amplo e inclusivo ao conhecimento, sempre visando a aprendizagem e o nível mais elevado de ensino. 

Ao todo serão ofertados cursos em diversos níveis, distribuídos em três eixos tecnológicos: Design e Cultura; Informação e Comunicação e Gestão e Negócios. Todos oferecidos em regiões estratégicas do Estado. A proposta das EFGs é atender as demandas de formação de profissionais que dominem tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, data science, robótica, STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), dentre outras. Esta é uma maneira de fomentar o desenvolvimento e a construção da articulação e interação entre as demandas da Indústria 4.0 e da Educação 4.0 e 5.0.

As ações realizadas nas EFGs subsidiarão a elaboração, desenvolvimento e disseminação de propostas pedagógicas inovadoras (metodologias ágeis e ativas). Além da produção de materiais e soluções para combinar a relação entre a teoria e a prática em ambientes educativos, qualificação de futuros formadores e o atendimento às demandas dos processos de inovação tecnológica do setor produtivo.

efgs

As EFGs serão responsáveis por comunicar e promover atividades de inovação, disseminando o conhecimento e a transferência de tecnologia para empresas e atores diversos, gerando fomento à cultura de inovação e empreendedorismo. Desse modo, farão o papel de uma pré-incubadora de empresas e/ou startups, por meio das STAIS - Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação. Tendo como foco atividades relacionadas às demandas da região (porém, sem restringir as ações à sua localidade), e desenvolvidas numa infraestrutura alinhada às necessidades de seus usuários, disponibilizando espaços para instalação de pré-incubadoras de empresas, startups e coworking.

A sua participação é fundamental para as transformações que almejamos para a educação profissionalizante e tecnológica em Goiás. Bem-vindo(a) à Escola do Futuro.

“Aprender não apenas para nos adaptar, mas, sobretudo, para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a.” Paulo Freire 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso