Image

O CETT

CETT/UFG

O  Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), é um projeto de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico da Universidade Federal de Goiás (UFG). O CETT/UFG tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de soluções para Educação Profissional Tecnológica (EPT) no Estado de Goiás. Ao assumir a responsabilidade pela operacionalização da rede pública estadual EPT de Goiás, o Centro atua como órgão de gestão, portanto, planejamento, organização, coordenação, integração e avaliação das unidades de ensino de educação profissional e tecnológica do estado.

A EPT é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que integra diferentes níveis e modalidades da Educação às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. A EPT tem como principal finalidade preparar o cidadão para o exercício de uma profissão, inserindo-o e capacitando-o para sua atuação no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Em Goiás, a Educação Profissional Tecnológica está organizada em duas redes de ensino. Uma é a dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), os quais denotam finalidades voltadas, sobretudo, ao desenvolvimento regional. Outra, são as Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), que reúnem o propósito de desenvolvimento tecnológico e de ambiente de inovação, fomento cultural e pensamento artístico. 

No intuito de fortalecer os propósitos da EPT em Goiás, o CETT/UFG é criado para assumir a responsabilidade pela operacionalização da rede pública estadual EPT de Goiás. O Plano de Desenvolvimento da UFG (2018-2022) prevê a cooperação com os poderes públicos, com Universidades e com outras instituições científicas, culturais e educacionais brasileiras e estrangeiras - como neste caso.

imagem001

A partir da expertise, excelência e qualidade do ensino, pesquisa e extensão da UFG, o CETT visa, principalmente, construir uma cultura educacional inclusiva, equitativa, inovadora, colaborativa e de qualidade que promova a formação e capacitação dos cidadãos. Assim, criar significado para o trabalho, privilegiar a prática social, integrar ciência e cultura e estimular, no indivíduo, o constante desejo de estudo, capacitação e qualificação.

O CETT/UFG também construirá espaços de discussão para a inclusão da Universidade no desenvolvimento de atividades baseadas no Modelo Tríplice Hélice, que caracteriza as relações entre o Governo, a Universidade e as Empresas. Isso envolve a transferência e transformação de produtos e serviços que objetivam o crescimento de conhecimento dos participantes. Na esfera da EPT em Goiás, a implementação do Modelo Tríplice Hélice promoverá um ambiente escolar que estimule as empresas a participarem dos eventos promovidos pelas escolas e a investir em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.

Como um centro de educação, trabalho e tecnologia, o CETT/UFG oferece uma contribuição direta na formação de alta qualidade dos participantes, na constituição de novos arranjos produtivos locais e na geração de soluções tecnológicas e modelos de negócios colaborativos. De maneira singular, cria-se redes de parcerias e condições efetivas de transposição de cidadãos excluídos socialmente para uma perspectiva de exercício pleno de sua cidadania. 

Esta é uma parceria capaz de mudar a realidade de milhares de goianos ao promover a formação e a capacitação. Proporcionando o permanente desenvolvimento da vida produtiva e atividade comunitária, apoiando o desenvolvimento regional, permitindo o enfrentamento de problemas sociais, econômicos e contemporâneos do Estado de Goiás. E, acima de tudo, propondo políticas públicas integradas às questões sociais, de infraestrutura, monetárias e ambientais que possam melhorar a qualidade de vida e ampliar a oferta de emprego e renda nas diversas regiões goianas.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso