
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - EPT
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade de preparar o cidadão “para o exercício de profissões”, contribuindo para que este possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.
Para atingir esse objetivo, a EPT abrange cursos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica, e de pós-graduação, organizados de forma a possibilitar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos. A trajetória prevista no quadro de ofertas da EPT foi concebida de forma a permitir que o trabalhador e/ou estudante tenha a oportunidade de construir o seu caminho de formação de acordo com as necessidades de sua realidade.
Os cursos de educação profissional e tecnológica se organizam por eixos tecnológicos, como Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. Os eixos viabilizam o avanço dos estudantes nos níveis de certificação, como capacitação e qualificação, dentro de uma mesma área tecnológica e de acordo com o perfil profissional reconhecido no mercado de trabalho.
A EPT é situada na convergência de dois dos direitos fundamentais do cidadão: o direito à educação e o direito ao trabalho. Isso a coloca em uma posição privilegiada, pois a partir da oferta de uma educação gratuita e de qualidade, o indivíduo pode se preparar e se fortalecer para o seu ingresso ou retorno ao mercado de trabalho.
O Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia - CETT-UFG foi elaborado para o período de 2021-2025. O planejamento estratégico e a gestão do projeto inclui a missão, visão valores, estratégias e ações para cumprimento de metas e objetivos planejados pela instituição de ensino.
O documento orienta a entidade no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional no prazo de até 5 anos.
O PDI impacta diretamente no dia a dia dos servidores e dos alunos ligados à instituição. Os recursos necessários para manter o CETT-UFG funcionando devem ser planejados também no plano institucional. Podemos citar como exemplos de dependência deste planejamento as ofertas de cursos técnicos, de qualificação, capacitação, graduação e pós graduação, quantitativo de contratação de pessoal, investimento na construção de salas de aulas, laboratórios, áreas administrativas, bibliotecas, estacionamentos, ginásios, compra de veículos, dentre outros, como receitas que precisam estar previstas dentro do programa financeiro. É essencial que as estratégias de gestão financeira estejam alinhadas junto às finalidades do projeto educacional.
A elaboração do PDI deve considerar princípios básicos de qualquer organização como clareza, objetividade e coerência sobre a viabilidade do alcance de metas propostas no plano. Além disso, as metas devem ser estipuladas basicamente em forma de cronograma, respeitando a execução de cada etapa proposta pela gestão institucional.
A avaliação do desenvolvimento das ações do PDI pode e deve ser realizada junto a comunidade escolar/acadêmica. Com a harmonia e a cooperação da população, a gestão institucional consegue identificar e realizar melhorias em todo o ensino educacional.
Mesmo com a participação popular é imprescindível que na construção do PDI a instituição tenha liberdade e criatividade para construir suas diretrizes pedagógicas. O projeto pedagógico deve incluir o perfil do aluno, seleção de conteúdos, princípios metodológicos, processo de avaliação, práticas pedagógicas inovadoras, política de estágio, prática profissional e atividades complementares, políticas de educação inclusiva para portadores de necessidades especiais (PNE) e políticas e práticas de educação à distância.
Para acesso ao Plano de Desenvolvimento Institucional clique aqui.
Um projeto educativo para ser bem sucedido precisa considerar a complexidade da realidade de cada um dos envolvidos. Gerando uma aproximação verdadeira das experiências vivenciadas pelos profissionais das escolas e estudantes participantes do processo de ensino. Dessa forma, constrói-se uma identidade integrada à rede de ensino.
Este projeto educativo, em constante construção e aprimoramento, relaciona as previsões de ações subsequentes que buscam incentivar as discussões coletivas com as comunidades escolares. O objetivo é a expansão do plano pedagógico assumido por toda a rede pública estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Goiás, por meio da gestão do CETT/UFG.
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está prevista na Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A EPT no país pode abranger, desde a formação inicial e continuada ou qualificação profissional, quanto a educação profissional técnica de nível médio, até a educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
A construção de ações e de identidade institucional baseadas em princípios comuns irão orientar a atuação na rede pública estadual de EPT. O intuito é desenvolver unidade no trabalho, reforçando o caráter heterogêneo das ações e das formas de organização das escolas antes deste plano.
Os princípios que guiam o trabalho pedagógico de todos os Colégios e Escolas Tecnológicos são:
Assim, o projeto educativo que o CETT/UFG propõe para a Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de Goiás apresenta metas relacionadas à expansão da oferta do ensino nas modalidades presencial, online e a distância. Com ambientes de inovação, pesquisa e extensão, dedicadas à geração de oportunidades educacionais, emprego, trabalho, renda e cultura.
Ao discutirmos o ensino profissionalizante e tecnológico, é indispensável pensar sua composição para cidadãos que trabalham e não possuem a possibilidade de se dedicarem exclusivamente aos estudos. Dessa maneira, seria então uma demanda para o currículo a compreensão do necessário desenvolvimento da autonomia profissional entendida como a capacidade de enfrentar os desafios do trabalho e da vida social.
Os cursos ofertados, em todos os eixos de conhecimento, têm como formação curricular as trilhas de aprendizagem. Nelas, os estudantes, a partir de suas necessidades e interesses, podem fazer cursos livres (capacitações isoladas) associados aos eixos tecnológicos como forma de introdução, revisão e/ou complementação de estudos. Esses cursos são estratégias de inclusão dos estudantes em novas áreas de formação e também um mecanismo para potencializar a permanência e a conclusão dos cursos de maior duração.
Diante destas decisões curriculares, é preciso considerar que o planejamento de ensino requer ampla participação dos sujeitos, principalmente do corpo docente e administrativo das escolas e colégios. A adesão e realização de seus propósitos é igualmente importante para o processo de aprendizagem. A mudança na cultura escolar requer um movimento de construção constante de todos.