Image

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - EPT

O que é Educação Profissional Tecnológica

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade de preparar o cidadão “para o exercício de profissões”, contribuindo para que este possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. 

Para atingir esse objetivo,  a EPT abrange cursos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica, e de pós-graduação, organizados de forma a possibilitar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos. A trajetória prevista no quadro de ofertas da EPT foi concebida de forma a permitir que o trabalhador e/ou estudante tenha a oportunidade de construir o seu caminho de formação de acordo com as necessidades de sua realidade.

ept2

Os cursos de educação profissional e tecnológica se organizam por eixos tecnológicos, como Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. Os eixos viabilizam o avanço dos estudantes nos níveis de certificação, como capacitação e qualificação, dentro de uma mesma área tecnológica e de acordo com o perfil profissional reconhecido no mercado de trabalho. 

A EPT é situada na convergência de dois dos direitos fundamentais do cidadão: o direito à educação e o direito ao trabalho. Isso a coloca em uma posição privilegiada, pois a partir da oferta de uma educação gratuita e de qualidade, o indivíduo pode se preparar e se fortalecer para o seu ingresso ou retorno ao mercado de trabalho. 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso