Ana Luísa Negrão e Lúcia Abril Marcucci, bailarinas da EFG em Artes Basileu França, têm treinamento intensificado para participação no Prix de Lausanne, maior competição de dança do mundo(Foto: Gabriel Alexandria)
Ana Luísa Negrão e Lúcia Abril Marcucci, bailarinas da EFG em Artes Basileu França, têm treinamento intensificado para participação no Prix de Lausanne, maior competição de dança do mundo(Foto: Gabriel Alexandria)

Bailarinas da EFG Basileu França participam da maior competição mundial de dança

Dos cinco talentos selecionados no Brasil para o Prix de Lausanne na Suíça, dois são de Goiás. Escola de artes do governo estadual é a única pública do país a ter representantes na competição

Lúcia Abril Marcucci, 16 anos, e Ana Luísa Negrão, 18 anos, bailarinas da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, do Governo de Goiás, estão entre os 87 participantes da maior competição de dança do mundo, o Prix de Lausanne, que ocorre na Suíça, entre 29 de janeiro e 6 de fevereiro. Além das bailarinas da escola goiana, apenas mais três talentos brasileiros estão entre os selecionados para a competição na América Latina. A instituição goiana é a única pública do país a ter representantes no Prix.

A edição de 2023 marca os 50 anos do evento, criado em 1973 com o objetivo de descobrir, promover e apoiar jovens talentos, com idade entre 15 e 18 anos, ao redor do mundo. “Este é o maior concurso de bailarinos do mundo e ter duas representantes da escola [EFG em Artes Basileu França] reforça a qualidade da educação profissional em artes que o Governo de Goiás oferece e evidencia, mais uma vez, o trabalho técnico e artístico de uma equipe engajada”, diz a coordenadora de dança do Basileu França, Simone Malta. “Participamos desde 2013, sempre temos um bailarino na final e até já tivemos ganhadores”, complementa.

A pré-seletiva da América Latina para a competição ocorreu em setembro do ano passado, quando Abril, como é mais conhecida, faturou o primeiro lugar e Ana Luísa Negrão ficou na terceira posição. No total, 87 dançarinos (46 do sexo feminino e 41 do masculino) de 18 países participam do Prix de Lausanne 2023. As outras três escolas que tiveram talentos selecionados para a edição deste ano são particulares e ficam nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

“É um concurso que requer muito esforço físico, qualidade técnica e artística. Por isso, separamos uma equipe de profissionais, como psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, maîtres de ballet, professores de contemporâneo e ensaiadores, a fim de dar às nossas representantes todo o apoio necessário para que possam competir em pé de igualdade com os outros concorrentes”, detalha Simone Malta.

Perfil
Abril Marcucci é nascida na Argentina e está em Goiânia desde 2021. Ela começou a dançar balé aos 3 anos. Teve como professora a mãe, Sandra Racedo, e aos 13 anos, após intensa preparação, entrou na escola Seminário Nora Irinova de Córdoba. “O Basileu tornou-se minha casa, compartilho e aprendo muito com os colegas, tenho a oportunidade de dançar com bailarinos de prestígio internacional”, afirma Abril, que concorrerá na categoria júnior no Prix.

Já Ana Luísa, com 18 anos, participa da categoria sênior. Ela também começou no balé aos 3 anos e é aluna da EFG em Artes Basileu França Basileu desde os 5 anos. “A escola sempre me deu apoio e oportunidades, além de me ajudar a crescer no mundo da dança e, também, a me tornar uma pessoa melhor”, ressalta Ana. “A dança requer muito esforço e dedicação, e sei que irão surgir vários desafios no caminho. Mas sempre digo: ‘nunca desista e sempre dê o seu melhor para que consiga alcançar o seu sonho’”, completa.

Desde 2021, a EFG em Artes Basileu França é uma unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) administrada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), mediante convênio celebrado entre o Governo de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação - Governo de Goiás

Celebração de convênio entre SER, UFG e FRTVE

A gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) é realizada por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Retomada (SER), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE.

A parceria foi iniciada em agosto de 2021 e, desde então, tem alcançado resultados expressivos! Apenas durante o primeiro ano de convênio, os Cotecs receberam mais de 41 mil inscrições para cursos de Capacitação e Qualificação profissional totalmente gratuitos, que levaram a abertura de mais de 2 mil turmas e 21 mil certificados entregues.

Cotecs abrem inscrições para milhares de vagas em cursos gratuitos de Educação a Distância

Todos os cursos são gratuitos e contam com certificado

Os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) estão com inscrições abertas para milhares de vagas em cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD). No total, estão sendo ofertados 17 cursos, divididos entre Capacitações, com duração entre 40h e 60h, e Qualificações, com duração entre 200h e 260h.

Cotecs iniciam o ano com capacitação técnica pedagógica

Contato mais humanizado e a troca de vivências entre as equipes foram os destaques do treinamento

O ano de 2023 começou com capacitação para as equipes diretivas dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs). Nos dias 16 e 17 de janeiro, os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de extensão e secretários escolares de todas as unidades participaram de um treinamento técnico-pedagógico realizado no Hotel San Marino, em Goiânia.

UFG divulga nota oficial sobre o curso superior de Logística do Cotec Sebastião de Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informa que o curso superior de Logística do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) Sebastião de Siqueira foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), Câmara de Educação Profissional (CEP) e Câmara de Educação Superior (CES) por meio da Resolução CEE/CEP/CES nº 07, de 15 de fevereiro de 2019.

Dessa forma, os estudantes das Turmas N1 e N2, que concluíram todos os componentes curriculares, podem procurar a secretaria do Cotec para obter a declaração de conclusão e a cópia do histórico escolar. Ressalta-se, ainda, que nenhum estudante será prejudicado, pois a declaração de conclusão é aceita para comprovação dos requisitos acadêmicos dos estudantes.

A UFG está envidando todos os esforços junto à Secretaria de Estado da Retomada para a célere diplomação dos estudantes junto ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Secom UFG

Ronaldo Caiado participa de reunião para entrega de relatório do convênio para gestão e operacionalização dos Cotecs

 “A importância estratégica deste projeto que tem um alcance enorme no Estado é gigantesca. Agora nós temos que avançar!”, afirmou Angelita Lima, reitora da UFG, durante o evento.

Na manhã desta quinta-feira (24), a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), apresentou um relatório detalhando as ações, aquisições e resultados do primeiro ano de convênio firmado entre a Universidade e o Governo de Goiás para  a administração e operacionalização dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). A reunião foi realizada no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, região central de Goiânia.

Liderança e Gestão de Pessoas são pautas em treinamento promovido pelo CETT/UFG

Workshop reuniu as organizações que atuam na gestão e desenvolvimento das Escolas do Futuro de Goiás (EFG)

 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) promoveu na última semana o Workshop “Liderança e Gestão de Pessoas”. Realizado nos dias 27 e 28 de outubro, no Hotel San Marino, em Goiânia, o treinamento foi ministrado pelo palestrante, professor e especialista em comportamento humano, Carlos Maciel.

O workshop contou com a participação dos colaboradores do próprio CETT/UFG, das Escolas do Futuro de Goiás (EFG), da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). A reunião das organizações que atuam na gestão e desenvolvimento das EFGs foi planejada para propiciar a interação, o compartilhamento de vivências e o desenvolvimento partilhado entre as equipes.

CETT/UFG participa de lançamento do curso de capacitação De.Co.Lab

Objetivo é ensinar como buscar recursos públicos para aplicação em editais de projetos de instituições de todo o país 

Na última terça-feira (13/09), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) participou do lançamento de um curso específico de elaboração de projetos e captação de recursos e, ainda, uma plataforma para que empreendedores e pesquisadores possam monitorar editais abertos das principais instituições brasileiras.

CETT/UFG promove workshop de gestão de projetos ágeis para líderes e gestores dos Cotecs

Foi realizado, na última quinta (28/7) e sexta-feira (29), o 1° Workshop de Gestão de Projetos Ágeis para Líderes e Gestores realizado pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG). O treinamento consistiu em uma imersão de dois dias, com uma programação recheada de atividades e reuniu líderes e gestores das quatro organizações envolvidas na gestão dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs): as próprias unidades de ensino, o CETT/UFG, a Secretaria de Estado da Retomada (SER) e a Fundação RTVE

Vice-reitor participa do lançamento de projeto de qualificação profissional

Universidade é uma das parceiras do Estado por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão CETT.

O vice-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jesiel Freitas Carvalho, participou, na terça-feira (10/5), do evento de divulgação do projeto “2022: O Ano da Qualificação em Goiás”, promovido pela Secretaria da Retomada. A solenidade foi realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Atuação de agentes públicos durante o período eleitoral é tema de palestras promovidas pelo CETT/UFG

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) promoverá, durante a primeira semana de maio, palestras online com o tema "Agentes públicos nas eleições 2022 - legislação eleitoral".

EFG recebe profissionais focados no sucesso do aluno

Novos colaboradores foram capacitados em treinamento de Customer Success, ofertado pelo CETT e devem ajudar a garantir a conversão e permanência nas escolas 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), realizou na tarde desta quinta (07/04), em sua sede, um treinamento de Customer Success para os colaboradores que executarão essa função nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG).

CETT/UFG realiza Treinamento Customer Success para as EFGs

Na próxima quinta (07/04), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), realiza em sua sede, no Auditório do Centro de Aulas D da UFG, um Treinamento Customer Success para os colaboradores que executarão essa função nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG).

CETT/UFG realiza treinamento de comunicação para Cotecs e EFGs

Nos dias 04 e 05 de março de 2022, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) realizou o primeiro Treinamento de Comunicação (TREINACOM) para diretores, vice-diretores e agentes de comunicação das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). 

CETT/UFG abre seleção para Assistente de Obras

CETT/UFG abre seleção para Assistente de Obras

A Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), divulgou no último dia 11 de fevereiro, o edital de seleção para (1) uma vaga de Assistente de Obras, em regime celetista de 44 horas semanais, com salário de R$4.000.00 (quatro mil reais) mais benefícios. O prazo para as inscrições termina no dia 16 de fevereiro de 2022 (amanhã).

CETT/UFG inaugura nova sede

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), inaugurou nesta sexta (04), a sua nova sede, no Centro de Aulas D (CAD), no Setor Leste Universitário. A cerimônia contou com a presença de autoridades importantes como a atual Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima e o Vice-Reitor Jesiel Freitas Carvalho, o ex-Reitor Edward Madureira Brasil, e a sua ex-vice Sandramara Matias, na gestão 2018-2021. 

Fundação RTVE faz seleção para Gerente Operacional Itinerante

Fundação RTVE faz seleção para Gerente Operacional Itinerante

A Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) abre inscrições para a seleção de Gerente Operacional Itinerante (1 vaga + cadastro de reserva), para atuar no Centro de Educação Trabalho e Tecnologia - CETT/UFG. As inscrições foram abertas no dia 18 de janeiro de 2022 e se encerram no dia 23 de janeiro de 2022.

Secretaria da Retomada, UFG e Fundação RTVE publicam edital de pesquisa científica

Os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), sob gestão da Secretaria de Estado da Retomada (SER), por meio da parceria entre Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, divulgam o primeiro Edital de Pesquisa. O período de inscrições vai do dia 13 a 19 de dezembro de 2021.

Fundação RTVE abre seleção para Professor Horista

A Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) abre inscrições para a Seleção de Pessoal Docente (cadastro reserva) com lotação nas unidades dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs). As mais de 60 vagas oferecidas são nas áreas de computação, engenharias, administração, economia, comunicação, agronomia, nutrição, gastronomia, estética e dentre outras. 

Fundação RTVE abre vagas para Coordenadores de Extensão

A Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE) divulgou nesta quinta (02), o edital para 17 (dezessete) vagas de Coordenador de Extensão, em regime celetista, com lotação nas unidades dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). O prazo para as inscrições termina no dia 09 de dezembro de 2021. 

Filarmônica faz concerto aberto à comunidade no Teatro Goiânia

Filarmônica faz concerto aberto à comunidade no Teatro Goiânia

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza, nesta sexta-feira (12/11), às 20 horas, no Teatro Goiânia, um passeio por repertórios consagrados da música romântica europeia. Na regência, Mariana Menezes, que é reconhecida como uma das mais jovens maestrinas em destaque do cenário musical brasileiro.

CETT/UFG abre vagas para bolsistas

CETT/UFG abre vagas para bolsistas

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), gerenciado pelo Laboratório de Negócios, Ideias, Talentos e Tecnologia (LaNITT), da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), abriu na último dia 28 de Outubro, a seleção simplificada para dois estudantes da UFG comporem a equipe de comunicação do CETT/UFG. 

CETT/UFG realiza palestra especial Outubro Rosa

CETT/UFG realiza palestra especial Outubro Rosa

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), promove no dia 29 de outubro a live especial Outubro Rosa, com a temática Saúde da Mulher, às 19h. A palestrante é a enfermeira Nayane Kettley, egressa da UFG.

UFG realiza semana de Capacitação de Lideranças EPTs em parceria com o Governo de Goiás 

Entre os dias 03 a 05 de setembro, a Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia – CETT/UFG,

UFG inicia gestão das Escolas do Futuro e Cotecs

A UFG e o Governo do Estado de Goiás assinaram dois convênios para a gestão do sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, na sexta-feira (20/8), no Palácio das Esmeraldas.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso