Formação técnica por meio do Ensino a Distância amplia a conquista de emprego

A oferta de cursos EaD mantém crescimento no país e, somada ao ensino técnico, gera condição socioprofissional que agrada à população. Em julho deste ano, o Colégio Tecnológico de Goiás abrirá dois novos editais de seleção na modalidade ofertando cursos técnicos

 

A extensa lista de benefícios do Ensino a Distância (EaD) e sua tendência de expressivo crescimento impulsionaram a oferta do curso Técnico em Guia de Turismo nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec). A novidade é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Retomada (SER), com gestão do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). A formação ocorre nos municípios de Jaraguá, Formosa e Santa Helena, que juntos somaram 837 inscrições ao curso. “A alta procura mostra o potencial destas localidades e indica a boa aceitação da proposta, uma vez que preencherá uma lacuna de profissionais nas regiões, no segmento de turismo”, comenta o gerente de Ensino a Distância do Cotec, Juliano Lima.

De forma gradual, os cursos na modalidade a distância foram conquistando espaço no Brasil, até se tornarem o que vemos atualmente. Correspondendo às realidades de cada época, e marcados por diversas fases, os cursos eram ofertados, inicialmente, por correspondências, passando pelo rádio, telecursos na TV, e, hoje, são ofertados pela internet, o que permite a conciliação com a agenda de muitas pessoas.

“Eu faço o curso por entender que existe um campo enorme para se trabalhar com turismo em Formosa, e o aprendizado vai me formar como profissional regulamentado na área do turismo, que é o guia com formação técnica”, salienta a estudante Pâmella Miranda. Grata pela oportunidade de se qualificar numa área promissora para a região onde vive, ela diz que tudo é enriquecedor, e “é sensacional ter esta oportunidade. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto”.

No ciclo inaugural, iniciado no primeiro semestre deste ano, 93 estudantes estão se qualificando na área por meio da modalidade a distância, que, como os demais cursos do Cotec, é totalmente gratuito. “Dentro de 18 meses, as três localidades do estado, que têm grande potencial turístico, terão profissionais qualificados com os requisitos necessários para uma atuação ampla e exitosa no mercado de trabalho e no atendimento ao turista”, pontua o gerente  Juliano Lima, ao explicar que o curso estipula 20% de carga horária presencial, com um cronograma que prevê seis viagens, contemplando destinos regionais, nacionais e um internacional, com as despesas custeadas pelo Governo de Goiás.

Com planos de mudar sua atuação profissional do setor público para a iniciativa privada, Pâmella Miranda é conhecedora da carência de guias para a região, por isso sabe que o curso dará respostas aos interessados em operar neste campo: “A cidade vem se desenvolvendo no turismo há alguns anos e há uma deficiência de guias na região”.  Situada a 80 quilômetros de Brasília, e a 282 quilômetros de Goiânia, Formosa se destaca pelas inúmeras cachoeiras, parques ecológicos, aeroclube e sítios arqueológicos.

 O EaD e a formação técnica 

Com forte propensão de crescimento no país, a disponibilidade de cursos - sejam técnicos, profissionalizantes, de graduação ou mesmo pós-graduação -, na modalidade a distância certamente continuará a se expandir. 

É relevante a opinião dos brasileiros sobre a modalidade no que diz respeito à formação técnica. Oito a cada dez brasileiros acreditam que ter uma formação técnica ajuda a conseguir um emprego. Além disso, cursos técnicos são indicados por 91% dos brasileiros. O percentual sobe para 97% entre aqueles que têm formação técnica. Os dados são da pesquisa Educação e Opinião Pública, do Instituto FSB em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ainda segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), desde 2020, o aumento do número de alunos em cursos à distância, foi de 428%.

Editais do Cotec 2024 

Ciente desta demanda, o CETT-UFG mantém um portfólio de 19 cursos técnicos, sendo alguns disponibilizados na modalidade EaD, nos Colégios Tecnológicos. Todos são focados em proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho, além de garantir flexibilidade para que o aluno estude onde e quando quiser.

Para o próximo mês de julho, dois editais serão abertos nos Cotecs, especificamente na modalidade a distância. Um de fluxo contínuo para Capacitação e Qualificação Profissional, outro de Processo Seletivo de cursos Técnicos de Nível Médio.

Economia do Conhecimento move atividades tecnológicas e de inovação

 Os ambientes e laboratórios de pesquisa e experimentação das Escolas do Futuro foram movimentados com mais de 30 mil horas de laboração. Estudantes e empreendedores desenvolvem ideias, criam relações e se preparam para produzir e gerar valor em um mundo interconectado 

Cores, mobiliário especial, equipamentos e tecnologia à disposição, espaços amplos e um visual incrementado, que remete a um cenário lúdico. Mas são recintos de estudos, são os ambientes de inovação, que reúnem estudantes, empresas e potenciais empreendedores para uma aprendizagem guiada pela criação, pesquisa, planejamento, experimentação e prototipagem. 

Cada vez mais, os espaços inovadores são criados na sociedade, sobretudo nos estabelecimentos educacionais, onde se configuram em locais de troca de conhecimento e construção conjunta. Para os discentes das Escolas do Futuro de Goiás, os ambientes de inovação fomentam a criatividade, o pensamento crítico, favorecem a comunicação, a colaboração e a interatividade, o que propicia uma aprendizagem de qualidade. "Os laboratórios são bons para nosso desenvolvimento e currículo. Temos, aqui, acesso a um conhecimento que muitos não têm”, reconhece Débora de Souza, estudante na Escola do Futuro Paulo Renato de Souza, em Valparaíso.

“Os ambientes de inovação tornam o aprendizado personalizado e responsivo aos estudantes”, esclarece o gerente de Inovação e Tecnologia, do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Pedro Henrique Gonçalves. De acordo com ele, ainda aumenta a atratividade do ensino e aperfeiçoa a permanência dos estudantes.  “E no que se refere à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), os recursos empregados nestes ambientes preparam os jovens para lidar com os desafios da era digital”.

O desenvolvimento dos estudantes nestes locais não tem limites e os levam a penetrar com segurança na realidade tecnológica, robótica e digital. Os grupos de robótica Under Pressure e Rassilianos são mostras dos resultados gerados nos ambientes de inovação das Escolas do Futuro, administradas pelo CETT-UFG.  “Os grupos, ao criarem seus robôs competidores e conquistarem premiações nos âmbitos regional e nacional, trabalham metodologias ativas materializando o ensino, a tecnologia e a inovação”, diz o diretor da Escola do Futuro Luiz Rassi, Vinícius Seabra. 

Empresas 

Como os espaços são pensados para o desenvolvimento de soluções, as empresas e potenciais empreendedores encontram recursos para dar vida às ideias e projetos voltados a negócios. Neles, os interessados desenvolvem pesquisas, testam conceitos e hipóteses e encontram respostas para criar ou dar nova trajetória aos negócios que vislumbram.

Toda uma assistência, orientações e consultorias gratuitas são ofertadas pelo CETT-UFG por meio dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI) implantados nas Escolas do Futuro, tanto na capital quanto em cidades do interior. A ocupação dos espaços de inovação tem sido significativa e demonstra o quanto as pessoas procuram alternativas de ocupação profissional. 

Nos cálculos de 2023, o CETT-UFG apurou 21.054 horas de uso dos espaços de Coworking (ambiente coletivo). Nos laboratórios de inovação, 8.303 horas de atividades promotoras de empreendedorismo, conexões e networking. No projeto de Pré-Incubação oferecido a pessoas e/ou empresas que querem dar vida a uma ideia ou desenvolver um negócio de forma estruturada, foram computadas 1.480 horas de estudos nos ambientes de inovação.

“Para utilizar os espaços de Coworking e os Laboratórios de Inovação, os interessados devem fazer agendamento online (www.efg.org.br), seguindo alguns critérios de participação. Já para a Pré-Incubação, edital de seleção é aberto para inscrição e fechamento de turmas, mas a inscrição é contínua”, explica o gerente Pedro Henrique Gonçalves.

Estes espaços também atendem a programas específicos do governo estadual, a exemplo do Goianas S.A, o qual intenta despertar no público feminino, conhecimentos e conexões para o empreendedorismo. No último edital, 61 projetos de mulheres com ideias inovadoras foram selecionados, e terão acesso gratuito à consultoria empresarial e vivência de negócios nos ambientes de inovação das Escolas do Futuro de Goiás.

Paloma Matos foi um das contempladas, e diz estar animada em participar dos estudos e adentrar os espaços de inovação, para dar vida ao seu projeto de abrir uma clínica de estética.  “Espero aprender sobre empreendedorismo, gestão de negócios e finanças relacionada à área clínica”, anseia.  

De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia do CETT-UFG, Pedro Henrique Gonçalves, estar inserido no STAI é ter a chance de aumentar conexões, criar um currículo de conhecimentos para negócios, “pois estes serviços e ambientes tecnológicos constituem-se em locais característicos da nova economia baseada no conhecimento, que tem protagonizado relevantes mudanças na sociedade e estimulado o desenvolvimento econômico”.

MEC coordenará GTI para implementar Política Nacional de EPT

Decreto n. 11.985/2024 foi publicado no Diário Oficial da União. Política Nacional de EPT será elaborada em articulação com PNE 

O Ministério Educação (MEC) instituiu, no dia 10/04, por meio do Decreto n. 11.985/2024, publicado no Diário Oficial da União, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que produzirá subsídios para a formulação e a implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em articulação com o Plano Nacional de Educação (PNE). 

De acordo com o Decreto, caberá ao Grupo de Trabalho Interinstitucional, que será coordenado pelo MEC, apresentar o diagnóstico sobre a situação da Educação Profissional e Tecnológica do país; propor metodologias para identificar e atualizar a demanda por EPT; e elaborar subsídios para a definição de metas, estratégias e ações a serem implementadas e de seus respectivos indicadores e métricas para avaliação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.  

O GTI também vai elaborar um plano para a implementação da política, que contemplará, entre outras ações, o fomento à expansão da oferta de cursos de EPT em instituições públicas e privadas, observadas as necessidades regionais; o estímulo à realização contínua de estudos e projetos inovadores que visem à articulação da oferta de cursos de EPT às necessidades do mundo do trabalho; além da participação ativa do setor produtivo na formação e na empregabilidade dos egressos da EPT.   

O Grupo de Trabalho Interinstitucional será composto por representantes de diversos Ministérios, conselhos nacionais, associações, trabalhadores do setor produtivo, estudantes, instituições de pesquisa; além das entidades vinculadas ao MEC: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).   Caberá ao FNDE e ao Inep prestar assistência técnica ao GTI, para a obtenção de dados e informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica.   

O Decreto estabelece, ainda, que o GTI terá a duração de 120 dias, prorrogáveis por igual período. O grupo se reunirá, em caráter ordinário, mensalmente, e seu coordenador poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas para participar das reuniões.  

O relatório final das atividades será encaminhado ao Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e aos titulares dos órgãos e das entidades nele representados.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC  

Ações de extensão promovidas pelo CETT-UFG crescem 47% em um ano

Os projetos e programas elaboradoras pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia levam os Colégios Tecnológicos para mais perto da sociedade 

Jornadas, feirões, oficinas, workshops e prestação de serviços. Dentro de cada evento diversas ações de extensão levam ao público em geral, nos 16 municípios goianos que contam com unidades dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), o portfólio de cursos dessas instituições de ensino focadas na educação profissionalizante. As atividades extensionistas, administradas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), gestor dos colégios, têm beneficiado diretamente a população, pois, além de apresentar e disseminar a atuação dos Cotecs, prestam um atendimento especializado a quem, por muitas vezes, busca oportunidade de aprendizagem/formação para o mundo do trabalho ou carece de informações diversas para melhorar a qualidade de vida.

O intenso crescimento dessas ações comprova a eficiência na missão de capacitar e qualificar que têm os colégios, a partir da oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). De acordo com o balanço de atividades do CETT-UFG, em 2022 foram 218 ações concretizadas, quantitativo que passou para 321, em 2023, resultando um acréscimo de 47%, nas ações socioeducativas, de caráter permanente ou eventual, promovidas com o objetivo de mobilizar as pessoas para novos posicionamentos profissionais.

As ações abrangem diversas áreas e/ou temáticas contextualizadas. Um exemplo do alcance dessas ações de extensão, a Jornada das Profissões, em Santa Helena de Goiás, reuniu, em média, 300 pessoas nas práticas das 16 oficinas, que versaram sobre costura, esmaltação, maquiagem, adubação orgânica, marketing digital etc. 

“A Jornada das Profissões foi uma ponte com o setor produtivo, para mostrar as possibilidades de formação e qualificação que temos dentro dos Colégios Tecnológicos”, lembra a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Alethéia Cruz. 

Ao se aproximar das comunidades, os Cotecs se popularizam no estado e colhem o reconhecimento do que fazem e/ou ofertam às pessoas com o portfólio de formação.  “Já fiz três cursos aqui, e, de zero a dez, minha nota é 11 para o Cotec”, atribui Túlio Parreira, estudante em Santa Helena de Goiás.

Outras ações de extensão, realizadas em datas especiais, igualmente ampliam a finalidade dos colégios, com atividades extrassala, realizadas junto à população, tal como o Dia da Mulher. Dentro do Goiás Social Mulher, o Cotec, localizado em Goiânia, registrou mais de 1.450 atendimentos no Espaço da Beleza, em seis dias de suporte à comemoração, na Praça Cívica. Durante o evento, o público, ao se beneficiar dos serviços e conhecer os cursos oferecidos, têm a oportunidade de realizar inscrições para uma capacitação ou qualificação.

De acordo com a coordenadora do Extensão do CETT-UFG, Fernanda Lopes, estas atividades amplificadoras dos colégios envolvem uma gama de serviços, atendimentos, informações que se traduzem em um bem para a vida social.  “É uma articulação do conhecimento e possibilidades para formação educacional/profissional das pessoas, sejam jovens ou adultos, que gera interação e inclusão”. 

Até o final de 2024, estão previstos outros 150 eventos dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás.

Laboratórios tecnológicos são recursos didáticos nesta nova era

Necessários para o ensino-aprendizagem, esses espaços dão dinamismo às aulas. Num período de um ano o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) aumentou em 66% o número de laboratórios nas Escolas do Futuro 

Inovar no processo de ensino, empregar a tecnologia e implantar laboratórios nas escolas têm sido práticas essenciais para tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas e atrair a atenção dos estudantes. Isso encontra explicação nas rápidas transformações tecnológicas que estão redefinindo, há algum tempo, a natureza do trabalho, das habilidades exigidas dos atuais e futuros profissionais e os recursos para novas aprendizagens. 

É no fato de professores e profissionais da educação encontrarem maior facilidade na comunicação com os alunos utilizando tecnologias no ambiente escolar que o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), em conformidade com essa realidade, investe em laboratórios de tecnologia e no aparato necessário para deixar as aulas mais atrativas e geradoras de resultados, ações que impactam na formação dos estudantes das Escolas do Futuro do Estado de Goiás.

Victtor Gabriel Sousa faz o 1º ano do ensino médio simultaneamente com o técnico, cursando Desenvolvimento Web e Cyber Security na Escola do Futuro Raul Brandão de Castro, em Mineiros. Ele faz considerações sobre os diferenciais da escola: “Aqui posso evoluir em mecânica, programação, montagem, isso é bom para o futuro. Aqui se aprende bastante coisa, e o mais impressionante, os cursos são de graça”.

Nas escolas focadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) os estudantes têm acesso a tecnologias de ponta, como braços robóticos, impressoras 3D, laboratórios de ciências, máquinas de corte a laser, mesas interativas e uma gama de outros equipamentos, materiais e espaços educativos voltados para a formação tecnológica. 

“Os laboratórios são espaços propícios para novas aprendizagens e tornaram-se um recurso pedagógico indispensável na vida escolar para que o jovem se adapte ao universo tecnológico e esteja mais bem preparado para o mundo do trabalho”, considera o professor e diretor da Escola do Futuro Luiz Rassi, Vinícius Seabra. 

De acordo com ele, os laboratórios são instrumentos didáticos da comunidade escolar quando se fala em ensino-aprendizagem. Nesse cenário, e como gestor das Escolas do Futuro, o CETT-UFG quase dobrou o número de laboratórios nas escolas em um ano. Os investimentos nos aparatos, entre 2022 e 2023, elevaram em 66% o número de laboratórios de tecnologia. Eles passaram de 24 para 40 unidades, com um investimento que ultrapassou os R$ 20 milhões na modernização e aquisição de equipamentos.

“Os laboratórios revitalizam o conceito de formação educacional e estão à disposição dos estudantes para pesquisa, experimentação, construção coletiva, favorecendo a relação entre disciplinas para o conhecimento e para a prática”, atesta o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha. 

Imersos na tecnologia, os jovens, hoje chamados de nativos digitais, sabem desfrutar, classificar e atribuir importância a tudo que aprendem e fazem nos laboratórios das escolas do futuro. “Aqui tudo é bom, os espaços e a qualidade dos equipamentos”, declara Larissa Matos, estudante na unidade da Escola do Futuro Paulo Renato de Sousa, em Valparaíso. 

Sob a ótica do novo cenário educacional, os laboratórios tecnológicos agregam às salas de aula um melhor desenvolvimento e preparação de uma nova geração de futuros profissionais, que são despertos a criar ideias e soluções. “Foi aqui no laboratório da escola que consegui fazer o primeiro corpo de um site em HTML, e isso é interessante”, celebra Larissa Matos, de 16 anos. “Estou preparando meu futuro”, conclui.

Projeto de Lei quer incluir mentoria em cursos de Educação Profissional e Tecnológica

Em análise na Câmara dos Deputados, medida altera a LDB e o Sine na intenção de ajudar os estudantes a enfrentarem desafios do mercado de trabalho 

O Projeto de Lei 5.962/23 determina que os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofereçam mentoria como parte do currículo, para apoiar a empregabilidade futura dos estudantes. 

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).  A proposta altera ainda a lei que trata do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para determinar que o sistema também inclua ações de mentoria profissional, para construir um plano de carreira sustentável. 

Hoje essa lei já prevê que os municípios que aderirem ao Sine promovam orientação e qualificação profissional. 

Conhecimento compartilhado 
O autor da proposta, deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), explica que oferecer essas mentorias permite que jovens em capacitação ou desempregados usufruam de conhecimentos compartilhados por profissionais mais experientes.

Essas mentorias, exemplifica Abramo, ajudam a "desenvolver redes de contatos, habilidades de comunicação e estratégias para construção de um plano de carreira".

Acesso ao Sine 
“Outro ponto muito importante para as políticas de formação e qualificação profissional é a proximidade ou facilidade de acesso dos centros de treinamento e de educação profissional”, ressalta o deputado. 

Por isso, o projeto de lei determina que os Sine sejam instalados em regiões de fácil acesso para a clientela a que se destina. 

Tramitação 
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.   

Fonte: Com informações da Agência Câmara de Notícias

Obras do novo Colégio Tecnológico na cidade de Goiás avançam

Com 60% da construção construída e prevista para ser entregue até o final deste ano, a unidade do Cotec recebeu a visita do governador Ronaldo Caiado 

 

 Distante 148 quilômetros da capital Goiânia, a Cidade de Goiás receberá novo edifício do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), um projeto do governo estadual, administrado pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Na última semana de março o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez uma visita às obras da nova unidade.

Com recursos oriundos da administração pública, por meio da Secretaria de Estado da Retomada (SER), a obra totaliza um espaço de 2.800 m2, e 60% dela já está edificada. Até o momento, mais de R$ 8 milhões já foram investidos na nova sede do Cotec Goiandira Ayres do Couto, que atualmente funciona em um prédio alugado. Com previsão de entrega para o final do segundo semestre deste ano, a unidade será a primeira a contar com uma sala multididática, além de 10 laboratórios (culinária, beleza, informática, prática de enfermagem), e 7 salas de aula.

“A sala multididática será dedicada às mães em condições de vulnerabilidade, propiciando conforto e segurança para que elas possam deixar seus filhos no local enquanto fazem seus cursos de capacitação ou qualificação profissional”, explica o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha.

Há pouco mais de dois anos fazendo a gestão da rede dos Colégios Tecnológicos, que somam 17 unidades em Goiás, o diretor do CETT-UFG ratifica que esta nova sede vai contribuir na qualificação profissional dos cidadãos. “Isto é um grande marco para o CETT-UFG", pontua Cunha.

De acordo com o diretor, a unidade do Cotec na Cidade de Goiás efetuou 3.300 matrículas em 2023, e os cinco cursos mais demandados, por ordem decrescente, foram Bolos e Tortas, Corte e Costura, Enfermagem em procedimentos de baixa, média e alta complexidade, Enfermagem no atendimento a áreas hospitalares específicas e Alongamento de unhas. “A nova obra ampliará a capacidade de atendimento à população local”, destaca Cunha.

Em visita à obra situada no Bairro João Francisco o governador Ronaldo Caiado assinalou o arrojo e excelência do projeto, que, sob gerência da equipe de engenharia do CETT-UFG, conta com três blocos. “Espero que até o final do ano já possa entregar esse benefício à população. Vamos formar jovens que vão atender a demanda por serviços aqui na cidade, pessoas que querem ter uma profissionalização e uma renda a mais”, disse Caiado.

Além do empreendimento na Cidade de Goiás, o governo do estado, por meio da gestão do CETT-UFG, está também com as obras do novo Cotec em Cristalina, na região Leste do estado. No ano passado, mais de 4.600 vagas foram ofertadas no colégio, sendo os cinco cursos mais procurados por ordem decrescente, o de Alongamento de unhas, Informática básica, Design de sobrancelhas, Confeiteiro de bolos e tortas, e Maquiagem profissional.

Gestores e professores conduzem e ensinam, mas também necessitam de capacitação

Pilares das escolas, estes profissionais têm do CETT-UFG atenção especial por meio do processo de Formação Continuada 

Com o início do ano letivo de 2024 nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos começaram, também, as formações continuadas aplicadas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) às equipes pedagógicas e de gestão, dessa rede de ensino pública, focada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

A busca por melhorias na rotina desses profissionais torna-se um processo profissionalizante, com destaque para o professor, tendo em vista o aperfeiçoamento dos saberes indispensáveis para a sala de aula e no relacionamento comunitário.  “As capacitações reafirmam o compromisso do CETT-UFG com um ensino de qualidade, ao incentivar professores e gestores a se adaptarem com as novas demandas, adquirir conhecimentos para dar soluções e respostas ao trabalho dentro e fora da sala de aula”, atesta a diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Cruz.

Nas seis unidades das escolas, a Formação Continuada somou 584 horas de treinamento e desenvolvimento para as equipes de gestão e corpo docente, em 2023. Para este ano, 32 novas capacitações estão planejadas.

"Há todo um cuidado e atenção no planejamento das ações de formação, pois é considerada a contextualização temática com as realidades ou necessidades das equipes”, observa o coordenador de Treinamento e Desenvolvimento do CETT-UFG, Wenderson Vieira, ao explicar que o objetivo é melhorar as práticas pedagógicas e aumentar a motivação das equipes, e “fazer dos profissionais agentes de transformação atualizados e capazes de dialogar com a comunidade”.

Pós-graduação incrementa a capacitação 

Manter-se atualizado é requisito para o profissional contemporâneo, independente do ramo de atuação. Tendo em vista que o professor é um dos principais suportes da educação, a formação continuada confere recursos e informações para melhorar o ensino e assistência aos alunos e aos gestores de ferramentas, que tornam o exercício alinhado com o cenário em constante mudança.

Nesse contexto, as equipes dos 17 Colégios Tecnológicos (Cotecs), participam das formações e desenvolvem melhorias técnicas e estratégias para lidar com as diversidades e oferecer um melhor processo para a aprendizagem.

Diretora do Cotec Luiz Humberto de Menezes, em Santa Helena de Goiás, Mônica Lourenço sabe da necessidade de aperfeiçoamento constante e dos frutos gerados. “Como resultados das formações oferecidas pelo CETT-UFG observamos a potencialização do processo de ensino-aprendizagem e a qualidade profissional dos alunos".

Acrescenta-se às 218 horas de formação continuada, voltadas às equipes dos colégios no ano passado, um incremento desse processo com a disponibilização de dois cursos de pós-graduação, para 2024.  Um na área de Gestão de Instituições Públicas de Ensino Profissional e Tecnológico; outro, em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, numa parceria entre o CETT-UFG, governo de Goiás e o Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás.

Com início previsto para o mês de maio/24, as duas especializações têm o único objetivo de transmitir conhecimentos e capacitar as equipes dos colégios, que atualmente somam 887 colaboradores, sendo 434 professores e, destes 81% têm nível superior.

De acordo com o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha, as especializações darão arrojo na atuação das equipes. “Qualificados, estarão ainda mais preparados para inovar na gestão e refinar o processo de ensino-aprendizagem. Estas especializações são espaços de conexões e construções de saberes, que ao final, refletirão nos processos dos alunos dos Cotecs, e nos relacionamentos com as comunidades locais e circunvizinhas”, pontua.

Inscrita na pós-graduação do Cotec, a diretora Mônica Lourenço recebe com entusiasmo a proposta. “Esse modo de pensar o fazer pedagógico e vivenciar novas experiências, novas pesquisas e estudos, novas formas de ver e pensar o colégio, seguem tecendo oportunidades para a educação em Goiás”.

Trabalhos de professores obtêm destaques em premiação

Dois projetos, um do Colégio Tecnológico outro da Escola do Futuro, ganharam o Prêmio Educador Transformador, um dos maiores eventos de educação e tecnologia da América Latina 

Os trabalhos desenvolvidos por dois professores da rede pública de ensino voltado para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pertencente ao governo de Goiás e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), foram reconhecidos com o primeiro e terceiros lugares no Prêmio Educador Transformador, concedido pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.  

Os docentes atuam na Escola do Futuro e no Colégio Tecnológico, ambos do Estado de Goiás, em projetos que utilizam a tecnologia para incentivar a aprendizagem de jovens e adultos.

O docente Bruno Rogério Ferreira, do Colégio Tecnológico Jerônimo Carlos Prado, em Goiatuba, conquistou o 1º lugar na categoria Educação Profissional, e vai concorrer à etapa nacional do prêmio. Ele apresentou o projeto Adotando um Micro-organismo: uma interação com a tecnologia, que consiste em um método de ensino ativo, aplicado no curso técnico de Enfermagem.

Ele conta que o objetivo foi propor a metodologia baseada em projetos de ensino de microbiologia, tornando-o mais dinâmico e interativo. “O projeto foi desenvolvido em três etapas: a primeira, foi a divisão das duplas e adoção do micro-organismo. Na segunda, os estudantes ficaram responsáveis pela pesquisa do seu tema e desafios proposto pelo professor. Na terceira etapa, os estudantes gravaram vídeos sobre seus respectivos micro-organismos adotados e postaram nas suas redes sociais”, detalha o professor.

Bruno foi agraciado com uma viagem, com todas as despesas pagas, para a Bett Brasil 2024, um evento focado em Ensino Superior e Profissional, que será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 23 a 26 de abril. 

Já o professor da Escola do Futuro Luiz Rassi, Murillo Folha de Jesus, especialista em Inovação em Mídias Interativas, atuante nos eixos de Tecnologia da Informação e de Comunicação da escola, em Aparecida de Goiânia, ocupou a 3ª colocação do Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação Profissional da etapa estadual. “Sinto-me agraciado e serei embaixador dos educadores transformadores de Goiás”, ressalta Murillo.

Concorrendo com professores de diferentes regiões do Brasil, Murillo Folha conta que o projeto Jogos Eletrônicos como Ferramenta de Conscientização e Inclusão: Explorando o Potencial dos Games na Educação nasceu de um grupo de pesquisa e inovação da escola com o propósito de discutir, conscientizar e incluir pessoas com transtorno do espectro autista. “Além das atividades voltadas para a criação de jogos, a escola já realizou diversos eventos, torneios de e-Sports, extensões e grupos de pesquisa envolvendo a comunidade e os alunos”.

Em sua segunda edição, o Prêmio Educador Transformador é realizado em todo o país, e destaca projetos educacionais que levam ao desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade.

Grupos de Pesquisas das Escolas do Futuro levam Goiás para o mundo

Coordenador do grupo Lab Cultura apresenta resultados de pesquisa na Argentina 

O professor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação (GPI) Lab Cultura, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, Pablo Lopes participou de 11 a 15/03, do VII Congresso de Antropologia da América Latina, realizado de 11 a 15/03, em Rosário, na Argentina.

Workshop sobre soft skills reúne corpo gestor das Escolas do Futuro

Iniciativa quer desenvolver habilidades mais humanizadas para a direção das escolas

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) reuniram, nos dias 14 e 15/03, as equipes de gestão das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, no I Workshop em Soft Skills. O evento contou com a participação da diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, a superintendente da fundação, Kamila Rabelo, e a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia Cruz.

Cursos técnicos impulsionam educação

A formação aumenta chances de carreira e abre possibilidades de reconhecimento público e científico de estudantes  

Ocupando lugar de destaque na lista de modalidades de formação educacional e profissional, o ensino técnico já se consolidou como uma opção atrativa aos jovens que buscam construir uma carreira consistente e promissora. Com eles, milhares de estudantes brasileiros têm alcançado condições socioeconômicas diferenciadas, quando se fala no valor, importância e resultados advindos desta formação escolar.

CETT-UFG: uma gestão de qualidade e de resultados em ascensão

O panorama da gestão 2022/2023 mostra crescimento geral das atividades e do perfil das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás 

Com dois anos de uma atuação permeada pelo fazer pedagógico focado na oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e na gestão da rede de ensino público formada pelas Escolas do Futuro e pelo Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) apresenta, desde sua concepção em dezembro de 2021, resultados administrativos promissores.

Aplicativo de vagas de empregos desenvolvido pelo CETT-UFG facilita conexão entre empresas e pessoas

Com quatro meses de operação, Minha Vaga! já ofertou mais de 10 mil oportunidades de trabalho 

Lançado em novembro de 2023, a ferramenta desenvolvida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) atendeu a uma demanda da Secretaria de Estado da Retomada (SER) e tem se mostrado eficiente para a oferta de vagas de trabalho e colocação de pessoas no mercado de trabalho.

Número de matrículas na educação profissional cresce 12,1% no Brasil

Censo Escolar 2023 revela que a modalidade teve o maior crescimento na educação básica, chegando a 2,4 milhões de matrículas 

Os dados levantados pelo Censo Escolar 2023 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e mostram que a educação profissional e tecnológica (EPT) foi a modalidade de ensino que mais cresceu na educação básica no último ano no Brasil.

Programa que promove inovação leva estudantes a desenvolver protótipos

Seleção foi encerrada nas Escolas do Futuro de Goiás com 29 aprovados 

O Inove Mais já deu boas-vindas aos classificados no primeiro ciclo do programa neste ano. Assim, tiveram início as atividades que vão apoiar estudantes vinculados às Escolas do Futuro de Goiás na idealização ou no desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos ou serviços e proporcionar o acesso às atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e outros serviços técnicos especializados.

Programa de pré-incubação tem mais de 60 projetos selecionados

As atividades do primeiro ciclo 2024 iniciam no mês de março em cinco unidades da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) 

As cinco unidades das Escolas do Futuro do Estado de Goiás focadas no ensino tecnológico iniciam as atividades do Programa de Pré-Incubação a partir de março, quando recebem os autores de empreendimentos e propostas de empreendimentos para as capacitações, consultorias e mentorias nos ambientes de inovação.

Uma gestão que atende, forma e gera resultados para todos

A administração dos Colégios Tecnológicos, pelo CETT-UFG, recebe avaliações positivas, que atestam o valor da educação inclusiva para todas as idades 

“Já fiz três cursos aqui, e de zero a dez, minha nota é 11 para o Cotec”. A espontânea e objetiva declaração de Túlio Parreira, 33 anos, pode ser considerada pequena, mas demonstra a eficiência da gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec), sob responsabilidade do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Os colégios atendem, capacitam e qualificam pessoas de diversas faixas etárias, conforme a legislação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Cotec é destinado a cidadãos que procuram uma formação de qualidade, transformadora de realidades, e buscam a aproximação com o mercado de trabalho.

O que a pré-incubação faz pelas ideias

Além da tecnologia, artesanato também tem espaço nas capacitações rumo ao mercado de negócios profissionais 

Quem pensa que pré-incubação é espaço somente para tecnologia digital pode se surpreender. A amplitude das capacitações atende diversas atividades extramundo das startups como costumam ser conhecidas. A finalidade para todos é uma só: auxiliar no planejamento de negócios, por meio de um conjunto de atividades que visa estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócio. É nesta fase que ocorre a validação de uma ideia, ou seja, ela ganha vida e estrutura para chegar ao mercado consumidor com foco, organização e planejamento.

O Governo de Goiás, em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG) e com Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), publica editais dos cursos para qualificação de gestores e docentes do Cotec

A equipe pedagógica e de gestão das 17 unidades dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) poderão de especializar nas áreas de Gestão de Instituições Públicas de Ensino Profissional e Tecnológicos e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. São oferecidas 60 vagas em cada área.

Diretora de Artes do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG) recebe Prêmio da Fapeg

Flavia Maria Cruvinel, doutora em Educação, foi uma das três finalistas do Prêmio na categoria Pesquisador Inovador no Setor Público

Flavia Maria Cruvinel, diretora de Artes do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), recebeu, na manhã do dia 01º de fevereiro, “Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação - Edição 2023" - etapa estadual, do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), prêmio Johanna Döbereiner, na categoria Pesquisador Inovador no setor público. A cerimônia aconteceu no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Hub Goiás) e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo Angelita Pereira de Lima, Reitora da UFG, Adriano da Rocha Lima, Secretário-Geral de Governo do Estado de Goiás, José Frederico Lyra Netto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti), Odir Antônio Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e Marcos Fernando Arriel, presidente da Fapeg.

O treinamento, realizado na cidade Anápolis, trouxe novos projetos para 2024 e debateu a educação inclusiva na Educação profissional eTecnológica

Nos dias 19 a 21 de janeiro, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia promoveu o II Workshop de Educação Profissional e Encontro dos Docentes das Escolas do Futuro, com o intuito de capacitar, informar e promover a interação entre os docentes das Escolas do Futuro de Goiás. Com o tema Caminhos que Conectam: Diversidade e Inclusão - Planejamento pedagógico para a diversidade: ampliando acessos e eliminando barreiras na EPT, o encontro, que aconteceu em Anápolis (GO), contou com a presença de diretores, coordenadores e professores das Escolas do Futuro de Goiás.

Número de matrículas da rede de ensino gerida CETT-UFG passou de 100 mil em 2023

O Centro capacitou e qualificou na educação profissionalizante novo contingente de jovens e adultos 

Com o propósito de transformar vidas por meio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) tem tomado medidas para ampliar o acesso a essa modalidade de formação, o que fez com que, no ano passado, contabilizasse um quantitativo de 120 mil matrículas. Esse universo abrange todo o portfólio de cursos técnicos, de capacitação e qualificação profissional oferecidos nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, ambos administrados pelo CETT-UFG, sob convênio com a Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Secretaria de Estado da Retomada (SER), respectivamente.

Programa Inove Mais está com inscrições abertas

Iniciativa que visa selecionar grupos para desenvolvimento de projetos ou protótipos nos ambientes das Escolas do Futuro está com inscrições abertas. Os grupos classificados contarão com apoio financeiro ao longo do programa 

Até o próximo dia 26 de janeiro seguem abertas as inscrições ao Programa Inove Mais, que tem como objetivos apoiar estudantes vinculados às Escolas do Futuro de Goiás que estejam desenvolvendo ou idealizando soluções inovadoras em produtos ou serviços e proporcionar o acesso às atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e outros serviços técnicos especializados.

Programa de pré-incubação traz novidades para 2024

Iniciativa gerida pelo CETT-UFG está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro. Dez  projetos aprovados vão contar com apoio financeiro no decorrer do programa 

Em 2023, depois de receber a inscrição de mais de 100 projetos empreendedores e/ou de inovação em dois ciclos de assessoria e orientações específicas para o desenvolvimento de negócios, o Programa de Pré-Incubação, gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) e conduzido pelo Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI), dentro das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, anuncia novidades para 2024.

Educação a Distância garante novas perspectivas de vida

Centro de Educação, Tecnologia e Trabalho (CETT-UFG) registra aumento de 210% no número de matrículas em 2023 nos cursos ofertados pelas Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos, na modalidade EaD. Em Mineiros, estudante abre CNPJ e se profissionaliza estudando a distância 

Sem limites geográficos e requisitando do estudante a organização de tempo aos estudos, e alguns aparatos tecnológicos, o Ensino a Distância (EaD) cresceu de forma considerável no País na última década, ganhando destaque no período da pandemia do Covid-19. A modalidade tem demonstrado força e comporta motivos que levam os estudantes a optar por um curso nesse formato, composto pela tríade educação, metodologia e tecnologia.

Metodologia de ensino de robótica desenvolvida pelo CETT-UFG leva estudantes para campeonato mundial

Os alunos da Escola do Futuro de Aparecida de Goiânia vão competir no RoboWorld Cup FIRA, um dos maiores campeonatos de robótica do mundo, que está agendado para este ano no Brasil 

Eles são jovens, com idades entre 15 e 19 anos, e integram o grupo Rassilianos, nome que homenageia a Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, onde estudam robótica. Acumulando prêmios em campeonatos regionais e nacionais, o grupo, formado por cinco estudantes, garantiu vaga para o RoboWorld Cup FIRA 2024, torneio mundial de robótica, que será realizado de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, no Maranhão.

CETT-UFG reúne colaboradores em busca do tesouro

Atividade interativa teve foco no desenvolvimento da equipe e no resgate de conexões interpessoais

“Todas as atividades levaram ao resgate de um propósito simples, que é o trabalho executado pela equipe, e na oportunidade cada um pôde se autoconhecer melhor e também ao outro”, resumiu o facilitador do treinamento “Busca ao Tesouro”, Jean Paiva.

Projeto de Pré-Incubação leva empresário a desenvolver dispositivos para fabricação de óculos

A capacitação é gerida pelo CETT-UFG, por meio dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI) das Escolas do Futuro 

Com três anos de atuação no ramo da produção de óculos, a Praditto Eyewear é resultado da ideia e visão do designer Edinardo Prado, que, em 2020, fundou, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia, a pequena indústria de óculos de acetato. Com uma equipe de três colaboradores, Edi, como é conhecido, implementou um modelo de produção que reduz em 70% o uso de matéria-prima na fabricação de cada acessório, o que resulta em um produto refinado a um preço justo. 

CETT-UFG abre Processo seletivo para Assistente de Inovação

Prazo para inscrição termina terça-feira (05/12)

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), está com processo seletivo aberto para duas (02) vagas de Assistente de Inovação e Tecnologia. As vagas se destinam à equipe do centro, situado no Setor Leste Universitário.

As inscrições seguem abertas até o dia 05/12, conforme condições e especificações no edital de nº 52/2023, sob coordenação da Funape. Os interessados podem se candidatar gratuitamente à seleção, acessando o edital disponível no site da Funape.

Confira o edital aqui.

Por mais valor à educação profissional

Por mais valor à educação profissional

Presidente da SBPC defende a modalidade educacional e diz que o Brasil tem muito a fazer neste campo 

“A Educação Profissional e Tecnológica não pode ser entendida como a prima pobre, como alternativa para pobres terem menos crescimento do que os mais ricos que fazem faculdade”. A declaração é de Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor da USP e ex-ministro da Educação.

Minha Vaga!: pela inserção no mercado de trabalho

Minha Vaga!: pela inserção no mercado de trabalho

CETT-UFG entrega à SER aplicativo que amplia acesso ao emprego. Ferramenta que atenderá também os estudantes dos Colégios Tecnológicos foi lançada oficialmente, disponibilizando mais de 4 mil vagas 

Atendendo à Secretaria de Estado da Retomada (SER), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) desenvolveu e entregou ao governo do estado o aplicativo para celular Minha Vaga! O principal objetivo é intermediar a busca e oferta de vagas de trabalho, levando aos municípios goianos um serviço inovador, gratuito, de simples navegação e totalmente online.

Governo de Goiás e CETT-UFG fortalecem a Educação em Tecnologia com o lançamento de programas inovadores

Governo de Goiás e CETT-UFG fortalecem a Educação em Tecnologia com o lançamento de programas inovadores

Em parceria com a iniciativa privada, o governo e o CETT-UFG lançaram os programas Jornada para o Futuro e o Pense Grande Tech, com o objetivo de preparar os jovens para os desafios digitais, através do acesso à educação tecnológica de qualidade e gratuita 

O governo de Goiás e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) lançaram dois programas destinados a fortalecer a qualidade e a disponibilidade de cursos técnicos na área de tecnologia em Goiás: o Jornada para o Futuro e o Pense Grande Tech. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o CETT-UFG, responsáveis pelas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), e entre a  Secti e a Secretaria de Educação (Seduc), entidade que supervisiona os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). Além disso, os Institutos Telles e Sonho Grande são parceiros essenciais desses programas.

Alunos de Educação Profissional e Tecnológica da rede de escolas administradas pelo CETT-UFG acreditam que os cursos ajudam a conquistar emprego

Os índices de credibilidade nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos batem os 80% e 95%, respectivamente. Pesquisa de egressos mostra alta empregabilidade e aumento de renda entre os estudantes

O cenário do desemprego é uma preocupante social em todo o país, porém, mesmo diante desta realidade, mais de 80% dos estudantes de cursos técnicos e de qualificação da rede de escolas geridas pelo Centro de Educação, Tecnologia e Trabalho (CETT-UFG) mudam suas vidas e conquistam uma colocação no mercado de trabalho.

Formação de talentos em tecnologia

Para um resultado seguro e satisfatório diante das mudanças mercadológicas, a formação de recursos humanos para a área requer decisões e parcerias entre o setor educacional, empresas e sociedade 

Os rumos econômicos, a sociedade e o cenário das relações políticas mundiais apresentam mudanças constantes e trazem situações geradoras de desafios para as mais diversas áreas profissionais. No âmbito da tecnologia é preciso uma atenção ainda maior.  Nos últimos anos, a formação de talentos em tecnologia tem sido um dos principais assuntos no meio social e empresarial. O motivo primeiro de tamanha discussão está na ameaça de um apagão de profissionais qualificados na área, frente à elevada demanda calculada por recursos humanos, aptos a ocupar postos de trabalho e produzir soluções digitais.

Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) teve mais de 1,3 mil inscritos

Com paineis e personalidades relevantes dos circuitos regional e nacional, o evento foi pioneiro em Goiás e manteve ampla programação para as comunidades docente, estudantil e social 

Com o objetivo de discutir as realidades, tendências e questões relacionadas ao ensino técnico e profissionalizante, o CETT-UFG e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação reuniram, em Goiânia, de 08 a 10/11, na primeira edição do Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Estado de Goiás, mais de 1,3 mil inscrições e 110 trabalhos apresentados.

Congresso de EPT tem presenças marcantes de instituições de ensino nacionais

Organização do evento receberá Ministério da Educação, Itaú, Centro Paula Souza, Senac, Senai, além das secretarias de estado Secti e SER.  Na Feira de Oportunidades, empresas poderão contratar recursos humanos especializados. O evento cria um espaço de múltiplas atividades em torno da EPT para o setor educacional e comunidade

Seleção de monitores voluntários

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) publica edital para seleção de monitores voluntários para o 1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que será realizado em Goiânia, de 08 a 10 de novembro próximo, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Campus Samambaia/UFG.

Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vai contar com feirão de empregos

Evento vai conectar setor de educação e empresas em torno de uma agenda pública para a modalidade educacional, gerar oportunidades de trabalho, contratação imediata e premiar iniciativas estudantis  

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tornou-se a aposta para este século e para o futuro. Ela proporciona aos estudantes a aquisição de competências profissionais para inserção rápida no mundo do trabalho, aliando o ensino e a prática. Para o setor produtivo, o meio de preencher lacunas de mão de obra e carências de recursos humanos habilitados para novas e constantes demandas. Atualmente, é um dos assuntos de destaque no meio educacional, e fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país.  

CETT-UFG entrega obras de reformas das Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos

A modernização dos espaços inclui recursos de acessibilidade e reorganização dos laboratórios 

Em 2023, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) já entregou quatro obras de reforma em unidades das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos no Estado de Goiás. O projeto faz parte dos objetivos de gestão por parte do centro, que responde pela administração da rede de ensino focada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

Congresso organizado pelo CETT-UFG discutirá a Educação Profissional e Tecnológica

Evento vai divulgar e ampliar conhecimento público sobre essa modalidade educacional transformadora de vidas e geradora de oportunidades de trabalho. Além disso, vai premiar iniciativas estudantis para a área

Sob a temática “Educação Profissional e Tecnológica como caminho para a inovação social e transformação social”, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) reunirá, de 08 a 10 de novembro, em Goiânia, docentes, estudantes e empresários em discussões, estudos e análises sobre políticas voltadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seus avanços no Estado de Goiás. As inscrições para participar do evento seguem abertas até 1º de novembro no site efg.org.br.

Grupos de robótica das Escolas do Futuro projetam o Estado em campeonatos e torneios locais, nacionais e da América Latina

As equipes são exemplos da qualidade da educação profissional e tecnológica administrada pelo CETT-UFG. Os grupos colecionam premiações, e neste mês, o Under Pressure apresenta artigo científico aprovado na MNR, na Bahia. Já o Rassilianos vai para a etapa nacional do Fira, no Ceará, em novembro 

Mais um passo para o avanço da EPT

Lei que cria a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) reconhece o potencial desta modalidade de ensino e representa um novo marco para a juventude brasileira 

Foi sancionada pelo governo federal e publicada oficialmente em agosto último, a Lei nº 14.645/2023, que determina a criação de uma Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em colaboração com os estados e o Distrito Federal, alinhada, também, com o Plano Nacional de Educação (PNE).  

Resultado da Seleção de Bolsista para o Cotec

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), torna público o resultado final do processo seletivo para bolsista à vaga ofertada na área de Agronomia. O candidato aprovado, Luiz Fernando C. Campos vai integrar a equipe de pesquisa dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), gerido pelo centro.

O processo simplificado foi regido por edital e constou de análise curricular. O resultado foi divulgado no dia 25 de setembro/23.

Confira aqui o resultado final é aqui o edital do processo seletivo.

Under Pressure tem trabalho aprovado para a Mostra Nacional de Robótica na Bahia

 Evento acontece de 07 a 12 de outubro próximo  

Estudantes e integrantes do Grupo de Robótica Under Pressure, da Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, de Goiânia, se preparam para apresentar artigo aprovado na Mostra Nacional de Robótica (MNR)2023, que acontece de 07 a 12 de outubro, em Salvador/BA.  O artigo “Thunder Robô de Competição FRC (First Robotics Competition)”, foi orientado pelo professor Jefferson Lorençoni de Morais, e aprovado pela comissão do evento na categoria Artigo Superior/Multimídia. 

Seleção de empreendedores da área de alimentação

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) publica edital de chamamento público para o credenciamento e seleção de empreendedores para a praça de alimentação do 1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (EPT), que será realizado em Goiânia, de 08 a 10 de novembro próximo.

Lei garantirá a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil

Após quatro anos de tramitação nas casas parlamentares, o Projeto de Lei 6.494/19 agora é uma norma. Sancionada e já publicada oficialmente neste segundo semestre, a Lei nº 14.645/2023, determina a criação, nos próximos dois anos, de uma Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em colaboração com os estados e o Distrito Federal, alinhada, também, com o Plano Nacional de Educação (PNE). 

Processo seletivo simplificado para bolsista

A seleção é dirigida para graduados em agronomia

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), está com processo seletivo aberto para um (01) bolsista da área de Agronomia, ou áreas afins, com Doutorado. A vaga se destina à equipe de pesquisa dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), gerido pelo centro.

As inscrições seguem abertas até o dia 22/09, conforme condições e especificações no edital. Os interessados podem se candidatar gratuitamente à seleção, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O bolsista aprovado cumprirá carga horária de 20h/semana, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h. O valor da bolsa é de R$ 3 mil. O processo simplificado consta de análise curricular, e o resultado será divulgado no dia 25 de setembro/23.

Confira o edital aqui.

 

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