Coworking do projeto Goianas SA

Escolas do Futuro conectam pessoas ao universo da inovação e do empreendedorismo por meio do STAI

Mais de 400 projetos foram aprovados para desenvolvimento nos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI), dentro de três programas realizados em 2024

 

Ao longo de 2024, os Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI), instalados nas Escolas do Futuro de Goiás, aprovaram 430 projetos, que receberam consultorias para saírem do papel.  Participar do STAI é uma excelente oportunidade para profissionais e estudantes adentrarem o mundo da inovação e do empreendedorismo.

Por meio de editais de seleção, o STAI coordena e assiste à execução de projetos que exploram a tecnologia e impulsionam a inovação, por meio de programa especiais como a Pré-Incubação, o Inove Mais e o Goianas S/A.  “Foram seis ciclos, que prepararam jovens e potenciais empreendedores para modelos de negócios envolvendo a criação ou melhorias de produtos e serviços”, destaca a coordenadora do STAI, Ranielly Mendes.

Segundo ela, essa prática ajuda as pessoas a enfrentarem/conhecerem os desafios de suas ideias, a construírem soluções e a darem vida às ideias, adequando-as à realidade mercadológica. “Os participantes aproveitam, gratuitamente, dos ambientes de inovação para moldar suas visões, executar as jornadas de aprendizagem (teoria, prática, prototipagem etc.), criar ou melhorar seus negócios já existentes ou em intenção de desenvolvimento”.

A Escola do Futuro é uma rede de ensino ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

CETT-UFG realiza Encontro de Gestão das Escolas do Futuro de Goiás

Nos dias 12 e 13 de dezembro o CETT-UFG realizou o Encontro de Gestão das Escolas do Futuro de Goiás 2024, no auditório da Funape. No primeiro dia, os diretores das seis escolas se reuniram com a diretoria do CETT para fazer a avaliação anual e estabecer as metas para o ano de 2025. “Nesses encontros que nós aprendemos a disponibilizar as melhores ferramentas para que o trabalho de vocês seja facilitado, para buscarmos juntos soluções para os desafios de gestão”, pontuou o diretor-geral do CETT, Moisés Cunha.

“Nós tivemos dois anos muito difíceis, que foi 2021, que foi a implantação da gestão do CETT, e 2024, que foi a implantação do Jornada para o Futuro”, destacou a diretora de Ensino, Daiana Pimenta Daiana. “Mas, graças a vocês, nós conseguimos encontrar caminhos para buscar alternativas para resolver os desafios que surgiram”, complementou.

Tal fato foi confirmado pelos diretores das cinco Escolas do Futuro ligadas ao ensino de Tecnologia. “Nós atendíamos apenas alunos acima de 16 anos, e, com a parceria com a Seduc no Jornada para o Futuro, nós passamos a receber uma equipe da Seduc e alunos acima de 13 anos, então, isso nos trouxe passamos a lidar com questões que não lidávamos antes, foi muito desafiador, mas com muita perseverança, muito trabalho, com a equipe unida nós conseguimos vencer os desafios”, afirmou a diretora da Escola Paulo Renato de Souza, Alcione Martins de Moraes.

“Tivemos um ano muito desafiador, mas todo desafio traz um pouco de aprendizagem. Ressalto a parceria com a Seduc no projeto Jornada para o Futuro, que foi formidável, muitas lições aprendidas e muitas contribuições sociais com os alunos da rede de ensino do Estado de Goiás”, contrapôs o diretor da Escola Sarah Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery.

O diretor da Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, Vinícius Seabra, disse que vivenciou os mesmos desafios, mas que há também muito a comemorar. “O ano de 2024 foi um ano no qual conseguimos desenvolver muitas das ações previstas no cronograma. Muitos alunos tiveram a perspectiva de mercado transformada, chegamos no final do ano com quase dois mil alunos vinculados à Escola”, celebrou.

A Escola do Futuro em Artes Basileu França, em Goiânia, também tem muitas razões para celebrar, segundo sua diretora, Lóide Magalhães. “O Basileu teve um ano muito produtivo. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás foi destaque no Young Euro Classic, principal festival europeu para orquestras jovens internacionais, que aconteceu em Berlim, tendo sido a única, entre 19 orquestras, a ter o concerto exibido ao vivo pelo canal alemão Art TV. Em seguida, fez turnê em outros três países: República Tcheca, Áustria e Hungria. Alunos de Dança de Rua foram convidados para dançar no Festival Internacional de Hip-Hop em Phoenix, nos Estados Unidos. Alunos de dança receberam 24 prêmios das maiores seletivas mundiais, sendo que o principal prêmio de balé do mundo, o Prix de Lausanne, foi nosso. O balé também fez turnê na Turquia.

Temos recebido muitos alunos de inclusão, o que significa que é um processo que está dando certo. E o Programa Levemente tem apresentado bons resultados”, listou.

Para a diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Cruz, produtividade também foi a palavra do ano nas Escolas do Futuro: “Este foi um ano muito produtivo dentro dos Stais, o que é resultado do trabalho que foi desenvolvido nos anos de 2021 a 2023 e que se consolidou no ano de 2024. Para nós, o que foi mais desafiador foi o processo de inclusão dos menores, garotos de 14, 15 anos quiseram participar, e a gente não tinha essa dinâmica antes, então, tivemos que nos organizar para atender essa demanda. Mas nós tivemos uma troca muito melhor, vocês nos acessaram, esclareceram dúvidas, trouxeram sugestões, então, tivemos uma escuta ativa, e isso faz com que vá melhorando nossos processos, vá ajustando, para que a gente possa seguir para uma etapa melhor.”

O encontro foi, ainda, o momento para dar boas-vindas a dois novos gestores, a diretora da Escola Raul Brandão de Castro, em Mineiros, Vera Lúcia Vilela, e o diretor da Escola José Luiz Bittencourt, em Goiânia, Elton Ferreira Santana. “Foi um ano de muitas conquistas. O maior desafio era trazer o aluno para dentro da escola e nós conseguimos esse feito, por meio da mostra Inov Tec, por exemplo, quando passaram pela escola mais de 800 alunos. Esse foi um evento que marcou muito para a nossa escola e levou muitos alunos a procurarem os nossos cursos”, destacou Vera Lúcia. “Estou há apenas dois meses e meio à frente da escola, mas está sendo uma experiência muito boa, é um projeto que vejo com bons olhos, com algumas dificuldades, porque é um desafio fazer com que os adolescentes em situação de vulnerabilidade continuem os estudos, mas, justamente por isso, representa uma possibilidade de transformação de vida para eles e de realização para nós”, ressaltou.

No segundo dia do encontro, a especialista em Liderança Alessandra Bortolanza ministrou a palestra “Pessoas, Processos & Desempenho” e, em seguida, conduziu dinâmicas práticas no intuito de ensinar boas práticas de governança aos gestores das Escolas do Futuro.

 

CETT-UFG promove treinamento para diretores e vice-diretores do Cotec

O evento ocorreu nos dias 03 e 04 de dezembro, no Coletivo Centopeia e no auditório da Funape, em Goiânia

A diretoria do CETT-UFG realizou um treinamento com diretores e vice-diretores das 17 unidades do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), nos dias 03 e 04 de dezembro, no Coletivo Centopeia e no auditório da Funape, em Goiânia. O evento teve o objetivo de promover o desenvolvimento de autoconsciência, autoliderança e contribuir para um melhor desempenho emocional dos gestores, visando atitudes propositivas na liderança e planejamento estratégico, para aprimorar a tomada de decisão e a condução de equipes no ambiente educacional.

Grupo de Trabalho que discute Política Nacional de EPT apresenta relatório

Após quatro meses de trabalho, grupo coordenado pelo MEC concluiu as atividades e votou documento. Relatório vai nortear a construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica 

Sob coordenação do Ministério da Educação (MEC), foi formado um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para debater os princípios que nortearão a construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Pnept). Nesta quinta-feira, 7 de novembro, o GTI realizou a última reunião do pleno, apresentou o relatório final de atividades e aprovou por unanimidade o documento. O grupo foi instalado em reunião híbrida no dia 4 de julho. 

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, o documento produzido vai induzir a implementação e fortalecer essa modalidade de ensino. “Temos aqui um bom material, um grande referencial para que a gente tome atitudes em termos de políticas, programas e ações assertivas”, destacou.  

Em nome do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, Bregagnoli ressaltou o compromisso dos membros do GTI com a educação profissional e tecnológica (EPT). Além disso, destacou a articulação entre as diferentes instituições que compõem o colegiado, com representantes do governo federal, do Sistema S, dos trabalhadores, do setor produtivo e de conselhos profissionais. “Agradeço o comprometimento de vocês com a EPT. O fruto desse trabalho é o relatório. Essa articulação foi essencial para chegarmos neste momento com um documento que vai balizar um decreto e portarias que vão efetivar tudo que foi conduzido aqui e agendado”, disse. Segundo ele, o documento será apresentado ao ministro e aos demais secretários do MEC ainda este mês. 

O relatório contém cerca de 500 páginas. A diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Patrícia Barcelos, explicou que o documento se inicia com um histórico e com a base conceitual da EPT, que detalha o arco de oferta da qualificação à pós-graduação. Também faz uma análise do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente e do projeto que foi encaminhado ao Congresso Nacional, além de refletir sobre a educação profissional no contexto das transformações do mundo do trabalho.  

A diretora detalhou, ainda, que o relatório aborda os observatórios de demanda de EPT com diferentes experiências. Além disso, traz um diagnóstico completo com vários dados, tanto dos Censos da Educação Básica e da Educação Superior quanto do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), bem como de outras fontes. O documento contempla a possibilidade de acompanhamento dos egressos e apresenta uma proposição sobre avaliação qualitativa da EPT. 

O relatório é encerrado com uma análise acerca do estabelecimento de uma instância tripartite de governança da Política Nacional de EPT e de suas ações, com representação paritária dos gestores da educação, das instituições formadoras e do setor produtivo. Essa medida está prevista na Lei nº 14.645/2023. “Com os subsídios do relatório, vamos dar concretude para a Pnept com ações e desdobramentos, pensando no desenvolvimento da educação profissional à luz dos subsídios que foram construídos pelo GTI”, concluiu a diretora.  

 GTI  O colegiado é formado por diversas instituições, como órgãos do governo federal, entidades representativas das redes de ensino e instituições da sociedade civil que atuam com a temática. O objetivo do grupo é apresentar um diagnóstico sobre a situação da EPT no Brasil, propor metodologias para identificar e atualizar a demanda pela modalidade e elaborar subsídios para a definição de metas, estratégias e ações. A instituição do GTI está prevista no Decreto nº 11.985/2024.    

O GTI é formado pelo pleno e por cinco câmaras setoriais, que abordam os seguintes eixos temáticos: itinerários formativos; avaliação e indicadores; observatório de demandas; diagnóstico; e articulação e intersetorialidade das redes de EPT.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE) e da Setec 

Juventude e Sustentabilidade foi tema de debate do G20 Social na Escola do Futuro de Goiás

O encontro, realizado na Escola do Futuro de Goiás Sarah Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto, discutiu o protagonismo juvenil e o desenvolvimento econômico sustentável, reforçando a cooperação entre educação, inovação e setor público para transformar a região do Entorno  

 A Escola do Futuro de Goiás Sarah Kubitschek, localizada em Santo Antônio do Descoberto, recebeu, no último dia 16/10, um evento organizado pelo G20 Social, fórum que reúne as maiores economias do mundo. Intitulado “Inova Mais: Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”, o encontro promoveu duas rodas de conversa focadas no protagonismo juvenil e no desenvolvimento econômico sustentável. A realização foi fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio das Secretarias do Entorno (SEDF-GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Aplicativos para tratamento capilar e de estudos são desenvolvidos na Pré-Incubação

Os dois softwares foram os destaques dos estudos e aplicações experimentais no primeiro ciclo de 2024 do programa, desenvolvido nas Escolas do Futuro de Goiás. Em novembro, novos editais para seleção de propostas inovadoras serão abertos 

O desejo é ajudar milhares de pessoas a encontrar soluções eficazes e personalizadas para problemas capilares. Em 2024, ao ser selecionada para o primeiro ciclo do Programa de Pré-Incubação oferecido pelas Escolas do Futuro, gratuitamente, a estudantes e comunidade empreendedora, Marilia Camila de Souza desenvolveu o FolicUp, um aplicativo focado no tratamento capilar. 

Governo do estado sanciona leis que beneficiam alunos das Escolas do Futuro de Goiás

Serão investidos mais de R$ 20 milhões na criação dos programas Crédito Social Tech e Bolsa Profissionalizante para os alunos dos cursos de tecnologia e na expansão do programa Bolsa Artista para os alunos do Basileu França 

O governador Ronaldo Caiado sancionou o pacote de leis intitulado de Tech é Social, que vai beneficiar os alunos das Escolas do Futuro de Goiás, e que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. As leis foram publicadas no Diário Oficial do Estado em suplemento na segunda-feira (7/10) e criam os programas Crédito Social Tech e Bolsa Profissionalizante para os alunos dos cursos de tecnologia, além de expandir o programa Bolsa Artista para os alunos do Basileu França. Os três programas serão executados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dentro do Goiás Social.

Mulheres são maioria nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Cotec

A presença feminina passa de 80% na rede dos Colégios Tecnológicos que integram a política pública educacional mantida pelo governo de Goiás 

Levantamento realizado pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) revela a presença marcante de mulheres nos cursos gratuitos de educação profissionalizante oferecidos pelo Governo de Goiás e ministrados pelos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec), unidades da Secretaria de Estado da Retomada (SER), gerenciados pela UFG, via CETT. Os Cotecs têm estruturas em 16 municípios do estado e marcam presença em diversos outros por meio do projeto Cotec Itinerante.

Alunos das Escolas do Futuro gostam dos cursos escolhidos

Eles também acreditam que os conhecimentos adquiridos os levarão ao mercado de trabalho 

O índice de estudantes que se matriculam nas Escolas do Futuro de Goiás por gostar da área do curso é de 57,1%.  É o que indica levantamento realizado pelo Centro de Estudos, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), com dados de 2023. Isso significa que os discentes têm um motivador especial para realizar a matrícula. Além de gostar do que estudam, associam a escola a um caminho para um amanhã melhor, e sabem que a educação traz oportunidades promissoras de mudanças na vida.

MEC reforça recursos para ensino médio articulado com curso técnico

Redes que pactuarem matrículas na educação profissional de nível médio articulada com tempo integral vão receber recursos adicionais do Pronatec, além dos valores do Programa Escola em Tempo Integral 

O Ministério da Educação (MEC) vai complementar os recursos repassados às secretarias estaduais de educação que pactuarem matrículas na educação profissional e tecnológica (EPT) articulada com o ensino médio em tempo integral. Os estados são elegíveis a receber, além dos recursos do fomento do Programa Escola em Tempo Integral referentes ao Ciclo 2024-2025, valores adicionais estabelecidos na Lei nº 12.513/2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A formação de talentos em tecnologia foi tema de palestra do CETT-UFG no HUB Goiás

O assunto reuniu instituições de ensino e empresas ligadas ao setor explorando suas experiências educacionais e formativas 

A formação de talentos em tecnologia tem sido, nos últimos tempos, um dos principais assuntos no meio social e empresarial. O motivo primeiro de tamanha discussão está na ameaça de um apagão de profissionais qualificados na área, frente à elevada demanda por recursos humanos, aptos a ocupar postos de trabalho e a produzir soluções digitais.

O que os estados brasileiros podem fazer para expandir a EPT com qualidade?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico sugere dez pontos de atenção 

Um relatório produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresenta uma série de recomendações para o Brasil expandir com qualidade a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e torná-la mais relevante para o setor produtivo, beneficiando jovens de diversos perfis.

Inep cria diretoria de avaliação da EPT

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, teve sua estrutura reformulada por meio de decreto, que cria também o Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), passa a contar com uma Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica e com um Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados. O Instituto teve sua estrutura regimental reformulada pelo Decreto nº 12.158/2024, publicado na terça-feira, 3 de setembro. O documento altera trechos do Decreto nº 11.204/2022 (que trata dessa organização), assim como remaneja e transforma o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança da autarquia.

Qualifica Goiás expande educação profissional para a prática em áreas específicas

A partir de outubro, programa administrado pelo CETT-UFG, formará mais de 1,2 jovens em 16 municípios do estado 

Em outubro, um total de 1.250 jovens que moram em Goiás e que têm entre 16 e 29 anos de idade, iniciarão cursos de qualificação profissional, por meio do Qualifica Goiás. As aulas serão ministradas em 16 municípios - Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Uruana e Valparaíso de Goiás.

Chatbots incrementam comunicação com estudantes e comunidade

Mais de 5 mil atendimentos foram registrados em dois meses de operação dos assistentes virtuais no WhatsApp nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos de Goiás 

Lançados em julho/24, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), os chatbots, assistentes virtuais no WhatsApp das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos de Goiás, representam uma evolução significativa na comunicação das instituições com seus estudantes e comunidade em geral.

CETT-UFG e Secretaria da Retomada abrem novas vagas de capacitação nos Cotecs

 A ampliação da oferta atende à grande demanda pelos cursos, e a Secretaria de Estado da Retomada e o CETT-UFG, instituição gestora dos colégios, fazem novo remanejamento para abrir oportunidades de formação

A capacitação é um dos meios para que as pessoas desenvolvam uma carreira de sucesso, sendo um diferencial importante, ao considerar que o mercado está cada vez mais competitivo. E esse cenário é visível nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec).

Tendo alcançado em agosto de 2024 a totalidade das metas de cursos de capacitação na modalidade presencial previstas para o corrente ano, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição gestora dos Cotecs, recebeu permissão junto à Secretaria de Estado da Retomada (SER), para programar novas vagas aos cursos de capacitação oferecidos pelas 17 unidades dos colégios espalhadas pelo estado.

Programa Levemente recebe homenagem na Alego

Iniciativa do CETT-UFG atua na promoção da saúde mental, na redução da violência e no bem-estar psicológico dos estudantes das Escolas do Futuro 

Durante reunião pública sobre a saúde mental em Goiás, coordenada pelo deputado Mauro Rubem, no Auditório Francisco Gedda, da Assembleia Legislativa de Goiás, o Programa Levemente recebeu uma homenagem pela notória contribuição e resultados relevantes para a saúde mental, redução da violência e bem-estar psicológico dos estudantes das Escolas do Futuro do estado.

CETT-UFG ressalta inovação e educação tecnológica ao participar do 1º Encontro Funape

No último dia 29 de agosto, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG) marcou presença na 1ª edição do Enconf - Encontro Funape: Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás, foi um marco no calendário científico e tecnológico do estado, reunindo gestores e pesquisadores para compartilhar experiências bem-sucedidas e discutir novas propostas de desenvolvimento.

CETT-UFG e Governo Federal lançam Programa Qualifica Goiás com 1250 vagas em cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 29 anos

Os cursos estão com as inscrições abertas até 15 de setembro no site do CETT-UFG e vão ser ministrados nos Colégios Tecnológicos e nas Escolas do Futuro, redes de ensino do Estado de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), em parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Emprego, lançou o programa Qualifica Goiás, no âmbito do Programa Brasileiro Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional - Qualifica Brasil, com a oferta de 1250 vagas em cursos profissionalizantes relacionados às principais ocupações do mercado de trabalho de Goiás.

CETT participa de Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação organizado pela Funape

O evento irá reunir os gestores e pesquisadores dos órgãos que compõem a Fundação, no intuito de relatar as experiências bem-sucedidas e debater novas propostas de desenvolvimento

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) realiza, em 29 de agosto (quinta-feira), a 1ª edição do Enconf - Encontro Funape: Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia.

Flavia Maria Cruvinel encerra participação no Conselho Diretor da ISME

A professora e diretora de Artes e Cultura do CETT-UFG deixa de integrar a direção da principal organização internacional de educação musical 

Depois de cumprir dois mandatos como membro do conselho diretor da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME - International Society for Music Education), a Profa. Dra. Flavia Maria Cruvinel deixou a instituição, neste mês de agosto/24. O anúncio foi feito durante a 36ª Conferência Mundial da ISME, realizada no período de 27 de julho a 02 de agosto do corrente ano, na cidade de Helsínquia, na Finlândia.

Encontro docente destaca a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial (IA)

Equipe de professores das Escolas do Futuro faz imersão no uso eficaz das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem em prol da educação pública de qualidade 

Com intuito de aumentar a bagagem de conhecimentos dos professores das Escolas do Futuro do Estado de Goiás sobre o uso da ciência de dados e Inteligência Artificial (IA) na educação, foi realizada, no período de 02 a 04 de agosto, uma imersão, com orientações e conteúdos específicos, apresentados pela equipe do CETT-UFG e pela Fundação Telefônica Vivo. A formação foi viável por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tendo o Cento de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), como executor. 

Por mais eficiência na gestão e nas relações com a comunidade

CETT-UFG opera com o novo Sistema de Gestão de Cursos. A ferramenta com abordagem digital e sistêmica gera benefícios internos e externos nos processos de captação de novas inscrições para os cursos oferecidos 

O Sistema de Gestão de Cursos (SGC), um software para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as Escolas do Futuro, os Colégios Tecnológicos de Goiás e seus públicos, além de organizar a gestão interna, já está em operação.  

GPI E STAI: Conhecimentos e esforços geram soluções a pequenos negócios

Estudantes, pesquisadores e consultores desenvolvem soluções para gestão e produtividade de pessoas e microempresas 

Neste segundo semestre/2024, nove Grupos de Pesquisa e Inovação (GPI) das Escolas do Futuro de Goiás encerraram seus projetos e apresentaram os resultados das soluções especializadas que visam contribuir com as EFGs e sociedade. Os trabalhos contaram com a contribuição dos Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI) e de consultores.

CETT-UFG lança ‘chatbot´ no WhatsApp para as Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos de Goiás

Os canais virtuais ampliam a comunicação com os usuários, e a interação é gratuita, bastar salvar os números e enviar mensagens 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição administradora das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos de Goiás lança dois assistentes virtuais no WhatsApp ampliando a comunicação com a comunidade. Os canais prestam atendimentos para tirar dúvidas sobre os processos de acesso às unidades escolares, bem como meios de inscrições, matrículas, requisitos, modalidades de ensino.

MEC inicia formulação da Política Nacional da EPT

Grupo de Trabalho Interinstitucional realizou primeira reunião visando à produção de subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) 

O Ministério da Educação (MEC) coordenará o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que tem a finalidade de produzir subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT). O grupo foi instalado em reunião híbrida realizada no último 4 de julho.

CETT-UFG oferece soluções para a gestão escolar

O ferramental tecnológico desenvolvido pela instituição traz diversos benefícios para a eficiência das rotinas administrativas escolares e relações com a comunidade 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), especializado em ensino tecnológico, aplica seu know-how na administração das Escolas do Futuro do Estado de Goiás e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás para desenvolver aplicativos, sistemas e ferramentas digitais que facilitam a gestão escolar. As soluções são criadas pelo próprio CETT-UFG com o objetivo de organizar a rotina das escolas e colégios. “Esse cotidiano da gestão escolar vai desde a relação com a comunidade, com a divulgação dos editais de seleção, até a formatura dos estudantes”, explica o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha.

Grupo imobiliário contrata estudantes da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto

A FBZ se impressiona com o que a escola oferece e admite jovens para o projeto Cidade Inteligente, para as áreas de marketing digital e vendas 

A Construtora FBZ encontrou na Escola do Futuro Sarah Luísa Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto, o principal insumo para seus negócios, que estão em operação no município, localizado a 53 quilômetros da capital federal. O grupo contratou 14 estudantes da escola para atuar no projeto Cidade Inteligente. Mesmo durante o processo de formação, esses jovens tiveram a oportunidade de exercer os conhecimentos adquiridos, principalmente nas áreas digital e tecnológica, ao serem contratados pela organização, que tem sede em Caldas Novas. 

Mais de 2 mil estudantes da rede estadual têm primeiro contato com as profissões mais solicitadas pelo mercado, nas Escolas do Futuro

Eles integram uma turma especial formada pela parceria entre a Seduc e Secti, em conjunto com as escolas. A iniciativa criou o Jornada para o Futuro, que oportuniza conhecimentos tecnológicos que estão em evolução no mundo 

Cinco unidades das Escolas do Futuro de Goiás e 14 Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs), em diferentes municípios do estado, conduzem a formação especial e focada em cursos tecnológicos e técnicos de 2.271 estudantes do Nível Médio da rede de ensino pública.  Oriundos dos Cepis, eles estão também matriculados nas Escolas do Futuro, e compõem as 83 turmas participantes dos cursos de qualificação profissional como o de Desenvolvedor Front-End, e o curso Técnico de Nível Médio em Desenvolvimento Web e Cibersegurança.

A educação profissional e tecnológica no contexto da formação da juventude

A inserção dos jovens no mercado laboral é um investimento no futuro da sociedade, e a EPT é possibilidade real de educação que aproxima o cidadão das carreiras que estão porvir 

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil já tem avanços significativos, a exemplo da Lei nº 14.645/2023, portanto, há inúmeros desafios e, dentre eles, o de expandir essa modalidade educacional, torná-la mais conhecida entre a juventude e sociedade em geral, e comunicar.

Curso técnico em saúde, administrado pelo CETT-UFG, leva profissionais ao mercado de trabalho

Os Colégios Tecnológicos já formaram 29 turmas de técnico em enfermagem, e muitos já saem empregados melhorando as condições profissionais e salariais. Em julho próximo, novos editais serão abertos para seleção em diversos cursos 

“Finalizei o curso, e de imediato comecei a atuar, e hoje é possível eu desenvolver minha profissão em dois postos de trabalho”.  A declaração de Eliane Neves mostra o benefício direto e subsequente de um curso técnico em enfermagem ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pelo Colégio Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec). 

As novas economias, as oportunidades de trabalho para o jovem e a EPT

O impacto das economias emergentes apresenta boas possibilidades de inclusão produtiva dos jovens, e na pauta está a necessidade de um relacionamento estreito da educação profissionalizante com os espaços reais de ocupação profissional 

O que as economias emergentes apresentam de possibilidades de carreira e trabalho para os jovens brasileiros? O que elas revelam ou escondem de implicações para o futuro não muito distante? É fato que um cenário de incertezas, altas taxas de desocupação e baixos salários envolvem a realidade dessa significativa parcela da população que está entre os 15 e 29 anos de idade.

Por que fazer um curso técnico?

Ponto forte na educação, a formação técnica, por seus aspectos positivos, é bem aceita no mercado profissional e aprovada pela população. Nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos, a modalidade é destacável na formação de jovens e adultos 

Preparar melhor para o mundo do trabalho, qualidade, foco, prática, oferta de conhecimento específico, desenvolvimento de habilidades, ajuda no começo da carreira, menor investimento e tempo, gratuidade, inserção mais rápida numa profissão e salários bons estão entre as principais vantagens da formação técnica de nível médio.  E tudo isso, é o que explica a boa aceitação e aprovação dessa formação entre os brasileiros.  

A EPT nos níveis médio e superior pode constituir uma trilha de formação ao longo da vida

A Educação Profissional e Tecnológica visa à formação integral preparando o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Dezoito princípios legais norteiam esta modalidade educativa 

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do trabalho e as exigências da formação profissional nos diferentes níveis de desenvolvimento, observadas as leis e normas vigentes.

Há mais de um século, a EPT gera oportunidades imediatas de trabalho ao brasileiro

Veja como nasceu e evoluiu o sistema de educação profissional que representa hoje uma das principais possibilidades para o jovem iniciar e continuar a sua formação

Você sabe como nasceu a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil? Das primeiras Escolas de Aprendizes Artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, esse sistema educacional completa 115 anos, neste 2024. Atualmente, é uma das principais possibilidades para jovens de diferentes regiões do Brasil iniciar e dar continuidade a sua formação profissional.

MEC reúne fórum de gestores de EPT dos estados e apresenta diagnóstico da modalidade

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, promoveu no dia 25/04/24, a segunda reunião do Fórum de Gestores de EPT dos estados. Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da modalidade de ensino nas unidades federativas que preencheram o formulário encaminhado pelo MEC.

Formação técnica por meio do Ensino a Distância amplia a conquista de emprego

A oferta de cursos EaD mantém crescimento no país e, somada ao ensino técnico, gera condição socioprofissional que agrada à população. Em julho deste ano, o Colégio Tecnológico de Goiás abrirá dois novos editais de seleção na modalidade ofertando cursos técnicos

A extensa lista de benefícios do Ensino a Distância (EaD) e sua tendência de expressivo crescimento impulsionaram a oferta do curso Técnico em Guia de Turismo nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec). A novidade é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Retomada (SER), com gestão do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). A formação ocorre nos municípios de Jaraguá, Formosa e Santa Helena, que juntos somaram 837 inscrições ao curso. “A alta procura mostra o potencial destas localidades e indica a boa aceitação da proposta, uma vez que preencherá uma lacuna de profissionais nas regiões, no segmento de turismo”, comenta o gerente de Ensino a Distância do Cotec, Juliano Lima.

Economia do Conhecimento move atividades tecnológicas e de inovação

 Os ambientes e laboratórios de pesquisa e experimentação das Escolas do Futuro foram movimentados com mais de 30 mil horas de laboração. Estudantes e empreendedores desenvolvem ideias, criam relações e se preparam para produzir e gerar valor em um mundo interconectado 

Cores, mobiliário especial, equipamentos e tecnologia à disposição, espaços amplos e um visual incrementado, que remete a um cenário lúdico. Mas são recintos de estudos, são os ambientes de inovação, que reúnem estudantes, empresas e potenciais empreendedores para uma aprendizagem guiada pela criação, pesquisa, planejamento, experimentação e prototipagem. 

MEC coordenará GTI para implementar Política Nacional de EPT

Decreto n. 11.985/2024 foi publicado no Diário Oficial da União. Política Nacional de EPT será elaborada em articulação com PNE 

O Ministério Educação (MEC) instituiu, no dia 10/04, por meio do Decreto n. 11.985/2024, publicado no Diário Oficial da União, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que produzirá subsídios para a formulação e a implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em articulação com o Plano Nacional de Educação (PNE). 

Ações de extensão promovidas pelo CETT-UFG crescem 47% em um ano

Os projetos e programas elaboradoras pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia levam os Colégios Tecnológicos para mais perto da sociedade 

Jornadas, feirões, oficinas, workshops e prestação de serviços. Dentro de cada evento diversas ações de extensão levam ao público em geral, nos 16 municípios goianos que contam com unidades dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), o portfólio de cursos dessas instituições de ensino focadas na educação profissionalizante. As atividades extensionistas, administradas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), gestor dos colégios, têm beneficiado diretamente a população, pois, além de apresentar e disseminar a atuação dos Cotecs, prestam um atendimento especializado a quem, por muitas vezes, busca oportunidade de aprendizagem/formação para o mundo do trabalho ou carece de informações diversas para melhorar a qualidade de vida.

Laboratórios tecnológicos são recursos didáticos nesta nova era

Necessários para o ensino-aprendizagem, esses espaços dão dinamismo às aulas. Num período de um ano o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) aumentou em 66% o número de laboratórios nas Escolas do Futuro 

Inovar no processo de ensino, empregar a tecnologia e implantar laboratórios nas escolas têm sido práticas essenciais para tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas e atrair a atenção dos estudantes. Isso encontra explicação nas rápidas transformações tecnológicas que estão redefinindo, há algum tempo, a natureza do trabalho, das habilidades exigidas dos atuais e futuros profissionais e os recursos para novas aprendizagens. 

Projeto de Lei quer incluir mentoria em cursos de Educação Profissional e Tecnológica

Em análise na Câmara dos Deputados, medida altera a LDB e o Sine na intenção de ajudar os estudantes a enfrentarem desafios do mercado de trabalho 

O Projeto de Lei 5.962/23 determina que os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofereçam mentoria como parte do currículo, para apoiar a empregabilidade futura dos estudantes. 

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).  A proposta altera ainda a lei que trata do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para determinar que o sistema também inclua ações de mentoria profissional, para construir um plano de carreira sustentável. 

Obras do novo Colégio Tecnológico na cidade de Goiás avançam

Com 60% da construção construída e prevista para ser entregue até o final deste ano, a unidade do Cotec recebeu a visita do governador Ronaldo Caiado 

Distante 148 quilômetros da capital Goiânia, a Cidade de Goiás receberá novo edifício do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), um projeto do governo estadual, administrado pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Na última semana de março o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez uma visita às obras da nova unidade.

Gestores e professores conduzem e ensinam, mas também necessitam de capacitação

Pilares das escolas, estes profissionais têm do CETT-UFG atenção especial por meio do processo de Formação Continuada 

Com o início do ano letivo de 2024 nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos começaram, também, as formações continuadas aplicadas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) às equipes pedagógicas e de gestão, dessa rede de ensino pública, focada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

Trabalhos de professores obtêm destaques em premiação

Dois projetos, um do Colégio Tecnológico outro da Escola do Futuro, ganharam o Prêmio Educador Transformador, um dos maiores eventos de educação e tecnologia da América Latina 

Os trabalhos desenvolvidos por dois professores da rede pública de ensino voltado para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pertencente ao governo de Goiás e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), foram reconhecidos com o primeiro e terceiros lugares no Prêmio Educador Transformador, concedido pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.  

Grupos de Pesquisas das Escolas do Futuro levam Goiás para o mundo

Coordenador do grupo Lab Cultura apresenta resultados de pesquisa na Argentina 

O professor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação (GPI) Lab Cultura, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, Pablo Lopes participou de 11 a 15/03, do VII Congresso de Antropologia da América Latina, realizado de 11 a 15/03, em Rosário, na Argentina.

Workshop sobre soft skills reúne corpo gestor das Escolas do Futuro

Iniciativa quer desenvolver habilidades mais humanizadas para a direção das escolas

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) reuniram, nos dias 14 e 15/03, as equipes de gestão das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, no I Workshop em Soft Skills. O evento contou com a participação da diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, a superintendente da fundação, Kamila Rabelo, e a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia Cruz.

Cursos técnicos impulsionam educação

A formação aumenta chances de carreira e abre possibilidades de reconhecimento público e científico de estudantes  

Ocupando lugar de destaque na lista de modalidades de formação educacional e profissional, o ensino técnico já se consolidou como uma opção atrativa aos jovens que buscam construir uma carreira consistente e promissora. Com eles, milhares de estudantes brasileiros têm alcançado condições socioeconômicas diferenciadas, quando se fala no valor, importância e resultados advindos desta formação escolar.

 

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