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CETT-UFG promove treinamento para diretores e vice-diretores do Cotec
O evento ocorreu nos dias 03 e 04 de dezembro, no Coletivo Centopeia e no auditório da Funape, em Goiânia
A diretoria do CETT-UFG realizou um treinamento com diretores e vice-diretores das 17 unidades do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), nos dias 03 e 04 de dezembro, no Coletivo Centopeia e no auditório da Funape, em Goiânia. O evento teve o objetivo de promover o desenvolvimento de autoconsciência, autoliderança e contribuir para um melhor desempenho emocional dos gestores, visando atitudes propositivas na liderança e planejamento estratégico, para aprimorar a tomada de decisão e a condução de equipes no ambiente educacional.
Na manhã do dia 03 de dezembro, os gestores participaram da palestra Autoconsciência e Saúde Mental, com Xandra Andreola, terapeuta holística, especialista em Reiki, que, em seguida, promoveu uma dinâmica com diversas atividades, com o objetivo de despertar o conhecimento de si mesmo, buscar o autoperdão, o equilíbrio e despertar o potencial de cada um.
À tarde, sob a condução do diretor geral Moisés Cunha, com a participação da diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Cruz, da diretora de Ensino, Daiana Pimenta, e do diretor financeiro Jonathan Clímaco, os gestores debaterem problemas e soluções comuns a todas as unidades. Em um clima descontraído, eles avaliaram o ano de 2024, apontando ações bem-sucedidas, relatando problemas e discutindo possíveis soluções, como destacou o diretor do Cotec Padre Antônio Vermey, em Palmeiras de Goiás, Rafael Godoi Porto, falando sobre a dificuldade de adesão a cursos online em cidades menores, citando o caso de Palmeiras e de cursos divulgados em cidades adjacentes.
“O que nós queremos é ajudar vocês, que estão na ponta da linha, que executam tudo. Então, se tem algo que não conseguimos resolver, se tem algo que precisa de ajuste, nos procure para que possamos encontrar juntos a solução. Desde 2021 que eu digo: ‘Não adianta nada termos uma equipe de cem colaboradores no CETT se vocês, na ponta, não tiverem suporte, as melhores condições possíveis para fazer o trabalho de vocês’”, reiterou o diretor-geral do CETT-UFG.
Foram selecionados alguns depoimentos dos gestores participantes do treinamento sobre o processo de trabalho dentro dos Cotecs. Confira:
“Sempre foi um dilema conciliar a gestão de pessoas, com os eventos, com os cursos, com as demandas administrativas e as demandas da fundação. Com a vinda da Isabela (nova diretora), com um olhar novo, com a experiência com outra equipe, ela ajudou a gente a equilibrar os pratos”, declarou a vice-diretora do Cotec Sebastião de Siqueira, em Goiânia, Dieneffer Caroline dos Santos.
“Quando se une tudo fica melhor. Quando o CETT percebe que, sozinha, a equipe do Sebastião de Siqueira não vai conseguir atender, e nos auxilia nos eventos, nos cursos, isso dá um fôlego maior.” Isabela Pires, diretora do Sebastião de Siqueira, em Goiânia.
“Depois da reforma, nosso colégio ficou maravilhoso, dá gosto. Inclusive, um fiscal da Secretaria da Retomada esteve lá e falou o quanto tudo melhorou depois que a UFG assumiu.” Marilene Barbosa Nunes Duarte, vice-diretora do Cotec Fernando Cunha Júnior, em Piranhas.
“A gestão de pessoas é sempre um desafio, mas nada é tão difícil que a gente não consiga superar. A questão dos insumos, que antes era um problema, agora está 100%, melhorou demais, não tenho nada a reclamar.” Karolyne Stephany Leite, vice-diretora do Cotec Governador Onofre Quinan, em Anápolis.
“Quando entrei no Cotec eu estava vindo de um episódio depressivo causado por assédio moral que sofri no meu antigo serviço, e eu ter conseguido superar isso eu devo muito ao bom ambiente de trabalho que encontrei no Cotec, tanto no relacionamento com meus colegas, quanto no relacionamento com o CETT, com a fundação e com a Retomada.” Geovani Corcino dos Santos, diretor do Cotec Luiz Humberto de Menezes, em Santa Helena.
“Quando o colaborador é aprovado, ele pensa: ‘Ah, é funcionalismo público, vou sentar em cima do cargo e...’. Então, a gente tem aquela dificuldade de mobilizar a equipe, para que essas pessoas compreendam que não é um cargo para elas se acomodarem, para que elas sejam mais aguerridas, para que tenham mais iniciativa. Mas eu tenho a grata satisfação de chegar ao quarto ano tendo treinado uma equipe especialmente envolvida com todos os projetos.” Bob Nogueira, diretor do Colégio Tecnológico Irtes Alves de Castro Ribeiro, em Jaraguá