Notícias do CETT/UFG
CETT-UFG realiza Encontro de Gestão das Escolas do Futuro de Goiás
Nos dias 12 e 13 de dezembro o CETT-UFG realizou o Encontro de Gestão das Escolas do Futuro de Goiás 2024, no auditório da Funape. No primeiro dia, os diretores das seis escolas se reuniram com a diretoria do CETT para fazer a avaliação anual e estabecer as metas para o ano de 2025. “Nesses encontros que nós aprendemos a disponibilizar as melhores ferramentas para que o trabalho de vocês seja facilitado, para buscarmos juntos soluções para os desafios de gestão”, pontuou o diretor-geral do CETT, Moisés Cunha.
“Nós tivemos dois anos muito difíceis, que foi 2021, que foi a implantação da gestão do CETT, e 2024, que foi a implantação do Jornada para o Futuro”, destacou a diretora de Ensino, Daiana Pimenta Daiana. “Mas, graças a vocês, nós conseguimos encontrar caminhos para buscar alternativas para resolver os desafios que surgiram”, complementou.
Tal fato foi confirmado pelos diretores das cinco Escolas do Futuro ligadas ao ensino de Tecnologia. “Nós atendíamos apenas alunos acima de 16 anos, e, com a parceria com a Seduc no Jornada para o Futuro, nós passamos a receber uma equipe da Seduc e alunos acima de 13 anos, então, isso nos trouxe passamos a lidar com questões que não lidávamos antes, foi muito desafiador, mas com muita perseverança, muito trabalho, com a equipe unida nós conseguimos vencer os desafios”, afirmou a diretora da Escola Paulo Renato de Souza, Alcione Martins de Moraes.
“Tivemos um ano muito desafiador, mas todo desafio traz um pouco de aprendizagem. Ressalto a parceria com a Seduc no projeto Jornada para o Futuro, que foi formidável, muitas lições aprendidas e muitas contribuições sociais com os alunos da rede de ensino do Estado de Goiás”, contrapôs o diretor da Escola Sarah Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery.
O diretor da Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, Vinícius Seabra, disse que vivenciou os mesmos desafios, mas que há também muito a comemorar. “O ano de 2024 foi um ano no qual conseguimos desenvolver muitas das ações previstas no cronograma. Muitos alunos tiveram a perspectiva de mercado transformada, chegamos no final do ano com quase dois mil alunos vinculados à Escola”, celebrou.
A Escola do Futuro em Artes Basileu França, em Goiânia, também tem muitas razões para celebrar, segundo sua diretora, Lóide Magalhães. “O Basileu teve um ano muito produtivo. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás foi destaque no Young Euro Classic, principal festival europeu para orquestras jovens internacionais, que aconteceu em Berlim, tendo sido a única, entre 19 orquestras, a ter o concerto exibido ao vivo pelo canal alemão Art TV. Em seguida, fez turnê em outros três países: República Tcheca, Áustria e Hungria. Alunos de Dança de Rua foram convidados para dançar no Festival Internacional de Hip-Hop em Phoenix, nos Estados Unidos. Alunos de dança receberam 24 prêmios das maiores seletivas mundiais, sendo que o principal prêmio de balé do mundo, o Prix de Lausanne, foi nosso. O balé também fez turnê na Turquia.
Temos recebido muitos alunos de inclusão, o que significa que é um processo que está dando certo. E o Programa Levemente tem apresentado bons resultados”, listou.
Para a diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Cruz, produtividade também foi a palavra do ano nas Escolas do Futuro: “Este foi um ano muito produtivo dentro dos Stais, o que é resultado do trabalho que foi desenvolvido nos anos de 2021 a 2023 e que se consolidou no ano de 2024. Para nós, o que foi mais desafiador foi o processo de inclusão dos menores, garotos de 14, 15 anos quiseram participar, e a gente não tinha essa dinâmica antes, então, tivemos que nos organizar para atender essa demanda. Mas nós tivemos uma troca muito melhor, vocês nos acessaram, esclareceram dúvidas, trouxeram sugestões, então, tivemos uma escuta ativa, e isso faz com que vá melhorando nossos processos, vá ajustando, para que a gente possa seguir para uma etapa melhor.”
O encontro foi, ainda, o momento para dar boas-vindas a dois novos gestores, a diretora da Escola Raul Brandão de Castro, em Mineiros, Vera Lúcia Vilela, e o diretor da Escola José Luiz Bittencourt, em Goiânia, Elton Ferreira Santana. “Foi um ano de muitas conquistas. O maior desafio era trazer o aluno para dentro da escola e nós conseguimos esse feito, por meio da mostra Inov Tec, por exemplo, quando passaram pela escola mais de 800 alunos. Esse foi um evento que marcou muito para a nossa escola e levou muitos alunos a procurarem os nossos cursos”, destacou Vera Lúcia. “Estou há apenas dois meses e meio à frente da escola, mas está sendo uma experiência muito boa, é um projeto que vejo com bons olhos, com algumas dificuldades, porque é um desafio fazer com que os adolescentes em situação de vulnerabilidade continuem os estudos, mas, justamente por isso, representa uma possibilidade de transformação de vida para eles e de realização para nós”, ressaltou.
No segundo dia do encontro, a especialista em Liderança Alessandra Bortolanza ministrou a palestra “Pessoas, Processos & Desempenho” e, em seguida, conduziu dinâmicas práticas no intuito de ensinar boas práticas de governança aos gestores das Escolas do Futuro.