CETT-UFG e Lab. Eita se unem para o desenvolvimento de tecnologias assistivas

Projeto da UFG que busca dar mais autonomia a pacientes com limitação motora, agora conta com parceria do CETT 

O Centro de Educação Trabalho e Tecnologia, ligado à Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), e o Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas (Lab. Eita), também da UFG, captaram recursos no Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação (MCTI) para capacitar alunos da Escola do Futuro de Goiás para que possam desenvolver equipamentos com tecnologias assistivas junto com o Lab. Eita. 

O Lab Eita é um projeto de um Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Tecnologias Assistivas, que envolve alunos e professores da UFG, criado no ano de 2024, que constrói órteses e próteses de membros superiores e inferiores, andadores adaptados à altura, engrossador de talheres adaptado, adaptador de chaves, adaptador multifuncional de copo, escrita e talher, mini-cadeira de rodas, com o objetivo de auxiliar pessoas com limitações motoras.

“Juntos, estamos transformando desafios em oportunidades, a fim de tornar o mundo, um lugar mais acessível para todos”, afirma o coordenador do grupo, o arquiteto e professor da UFG, Pedro Gonçalves. “É importante destacar que as tecnologias assistivas não são apenas ferramentas, são facilitadores de igualdade de oportunidades. Elas abrem portas para que todos possam participar plenamente da sociedade, seja no trabalho, na educação, no lazer e em todas as áreas da vida”, complementa. 

Além de auxiliar as pessoas, o grupo tem publicado artigos científicos e recebido prêmios por seus produtos, como ocorreu no último Congresso de Pesquisa e Extensão (Conpeex) da UFG, quando a egressa Laura Duarte Santana, do curso de Design de Produtos, recebeu o 1º lugar no 8º Prêmio UFG Empreendedorismo ,na categoria de Soluções Socioambientais a partir de Contextos diversos, com um trabalho que é fruto das pesquisas desenvolvidas no Lab. Eita, tendo como foco a produção de próteses de membro superior com impressão 3D. 

 

No intuito de tornar a tecnologia assistiva mais acessível e eficiente para todos, o Lab. Eita convida pessoas que queiram testar os produtos. Para tal, basta entrar em contato no direct https://www.instagram.com/lab.eita/ ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso