Diretoria de Ensino do CETT-UFG desenvolve projeto beneficente com estudantes dos Colégios Tecnológicos de Goiás

Diretoria de Ensino do CETT-UFG desenvolve projeto beneficente com estudantes dos Colégios Tecnológicos de Goiás

Projeto Confecção de Moletons foi implementado em turmas do curso de Corte e Costura em 11 cidades de Goiás. Ao todo, 290 estudantes produziram mais de 1500 conjuntos para crianças de zero a 12 anos  

A diretoria de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia desenvolveu, entre os meses de junho e julho, projeto Confecção de Moletons para serem doados para famílias em situação de vulnerabilidade. As peças de frio foram produzidas, ao longo de 20 dias, por 290 estudantes das turmas do curso de Corte e Costura da rede de ensino, em Goiás. O ponto alto do projeto aconteceu na última semana, com a entrega de 1525 conjuntos de agasalhos infantis para entidades filantrópicas e unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão ligado às gestões municipais. Parte da produção foi entregue, ainda, à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para distribuição em Goiânia.

O projeto Confecção de Moletons foi planejado a partir da demanda dos próprios estudantes e professores dos diversos cursos de moda oferecidos pelo Cotec. Motivada ainda por notícias sobre a chegada de frentes frias em Goiás, a equipe de ensino decidiu colocar o projeto solidário em prática, como explica o gerente de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), Alex Vieira. 

“Com a chegada do período de inverno, encontramos a oportunidade perfeita para tirar o projeto do papel. Assim, fizemos a alteração dos insumos que já são disponibilizados para a execução dos cursos de Corte e Costura, trocando os tecidos de algodão cru por moletom. Sem custos adicionais, a ação permitiu alinhar o ensino e a prática dos estudantes a uma demanda das comunidades locais”, afirma.

Imagem do WhatsApp de 2025 07 30 às 01.53.38 60269bda

Gerente de Ensino do CETT-UFG, Alex Vieira, coordenou a implatação do projeto nas unidades do Cotec (Foto: Wéber Félix)

A iniciativa, além de proporcionar a formação técnica e profissional dos estudantes, cumpre um importante papel social, um dos pilares dos Colégios Tecnológicos de Goiás. Apesar de algumas unidades já terem promovido ações semelhantes, como a produção de brindes têxteis, camisetas e blusas, essas iniciativas foram pontuais. Esta é a primeira vez que várias unidades se unem para desenvolver uma ação em rede. O projeto envolveu turmas de Catalão, Campo Alegre de Goiás, Cidade de Goiás, Faina, Cabeceiras, Goianésia, Jaraguá, Trindade, Uruana, Itapuranga e Santa Terezinha de Goiás.

“Já tivemos ações pontuais em algumas unidades, mas nenhuma teve a dimensão desta. Esta é a primeira ação desenvolvida em rede, e foi muito bem aceita. Gestores, professores e estudantes abraçaram a ideia e a desenvolveram com muito sucesso. Neste momento, chegamos ao ponto alto do trabalho em equipe. A motivação é poder atender as crianças dessas comunidades”, ressalta o gerente de Ensino do CETT, ao tratar da importância da iniciativa.

O diretor do Cotec Padre Antônio Vermey, de Palmeiras de Goiás, Rafael Godoi, celebra a iniciativa que une a qualificação profissional e a prestação de serviço às populações das cidades onde os cursos foram ofertados. “Vai completar três anos que estamos rodando cursos aqui em Trindade, desde modelagem até costura avançada. E agora, é a primeira vez que ofertamos um curso específico para Confecção de Moletom. Estivemos todos, muito, envolvidos com esse projeto, no qual desenvolvemos as habilidades dos estudantes, os preparando para o mercado de trabalho, e ainda podermos ajudar outras pessoas com as peças que produzimos durante as aulas. É muito gratificante fazer parte deste projeto”, reforça o diretor. 

 foto1

Diretor do Cotec Padre Antônio Vermey, Rafael Godoi, acompanha as últimas aulas do curso de Corte e Costura na UDEPI Trindade (Foto: Wéber Félix)

Os Colégios Tecnológicos de Goiás são uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás, sob a gestão do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Com cursos voltados para a capacitação profissional e técnica, o COTEC promove a geração de emprego, renda e empreendedorismo em todo o estado. Atualmente, a rede é formada por 17 unidades, presentes em 16 cidades goianas, além de polos que oferecem aulas presenciais e a distância, incluindo as Unidades Descentralizadas de Educação Profissional e Inovação (UDEPIs), que também disponibilizam cursos nas duas modalidades.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso