Notícias do CETT/UFG

CETT-UFG entrega à população de Cidade de Goiás sede própria do Colégio Tecnológico
Com investimentos de 10 milhões de reais, a unidade Goiandira Ayres do Couto amplia capacidade de atendimento e passa a oferecer mais de 1900 vagas anuais em cursos profissionalizantes
O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), ligado à Universidade Federal de Goiás, entrega, para a população de Cidade de Goiás e região do Rio Vermelho, sede própria do Colégio Tecnológico de Goiás. Com a nova estrutura, a unidade Goiandira Ayres do Couto passa a oferecer mais de 1900 vagas anualmente, o que representa um aumento de 200% na capacidade de atendimento com cursos profissionalizantes. Além da ampliação no número de pessoas assistidas pela rede de ensino, a unidade passa a contar com espaços que foram planejados a partir das necessidades dos cursos que serão oferecidos, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem seja adequado e eficiente.
Com 2.800 m², a sede conta com dez Laboratórios com infraestrutura completa para os cursos das áreas de culinária, beleza, moda, informática, saúde e bem-estar. Além desses espaços especializados, os estudantes vão ser atendidos com oito salas de aula, sala multididática, biblioteca, auditório, sala de atendimento individual, salas da administração, estacionamento, vestiários e pátio de convivência.
“Todo o projeto do Cotec em Goiás foi pensado para incluir, da melhor maneira, os estudantes que buscam se profissionalizar e empreender. Seguindo esse parâmetro, desenvolvemos a sala multididática para acolher as mulheres e as mães, por exemplo. Enquanto elas participam das aulas nos cursos de capacitação e qualificação, elas vão contar com esse espaço para deixar seus filhos e filhas”, explica o diretor do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Moisés Cunha.
Para a conclusão do projeto da nova sede do Cotec Goiandira Ayres do Couto, foram investidos R$10 milhões através do convênio firmado entre a Secretaria da Retomada, Fundação RTVE e o CETT. “Em um curto prazo de tempo, estamos entregando para a Cidade de Goiás e região mais do que uma estrutura física, estamos contribuindo para a realização de sonhos. Essa obra simboliza nosso compromisso social com a educação e a profissionalização dos goianos”, conclui Moisés Cunha.
Equipe da Diretoria do CETT-UFG, liderada pelo diretor geral, Moisés Cunha (à esquerda), prestigia a entrega do Cotec à população de Cidade de Goiás (Foto: Ana Luiza Reis)
Com uma estrutura moderna e equipada com instrumentos e aparelhos de última geração, a unidade de Cidade de Goiás, além de ampliar os cursos ofertados, vai proporcionar aos estudantes conhecimento alinhado com a demanda atual do mercado, como argumenta a diretora do Cotec Goiandira Ayres do Couto, Adriana Bezerra: “Com a nova sede, conseguiremos oferecer à nossa cidade e às outras vizinhas, que fazem parte da microrregião do Rio Vermelho, cursos de qualidade, e inclusive, construídos para atender à demanda do mercado. A expectativa é oferecer novos cursos técnicos, como os de Saúde Bucal, Gastronomia, Vestuário e Enfermagem, além de outros em nível de capacitação e qualificação”.
Diretora do Cotec Goiandira Ayres do Couto, Adriana Bezerra, reitera a importância da nova estrutura para a formação profissional de qualidade e gratuita na Cidade de Goiás (Foto: Ana Luiza Reis)
De acordo com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que participou da inauguração do Cotec, a entrega da nova sede simboliza a interiorização do ensino profissionalizante no estado, possibilitando que mais pessoas possam ter acesso a cursos profissionalizantes de qualidade e, assim, mudar as vidas delas.
“Nós estamos construindo no estado todo, para dar aos cidadãos a melhor qualidade para poder educar seus filhos fora da capital. É um trabalho de um governo que voltou os olhos para o interior, que voltou os olhos para as regiões mais distantes e mais carentes. Esta obra está sendo entregue com uma estrutura para oferecer cursos de qualificação às pessoas, com todo o material necessário e também com todos os professores qualificados”, ressalta Ronaldo Caiado.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reconhece a importância estratégica da sede do Cotec Goiandira Ayres do Couto para a formação profissional na região de Cidade de Goiás (Foto: Ana Luiza Reis)
De forma semelhante, a entrega do novo Cotec é avaliada positivamente pelo secretário da Retomada, César Moura: “Essa unidade é símbolo de um Estado que olha para o futuro, que capacita o cidadão para transformar sua realidade e que valoriza a educação como ferramenta de emancipação econômica e social. A partir da gestão dos Cotec realizada pelo CETT-UFG, alcançamos resultados positivos, o número de estudantes ingressantes e formados aumentou significativamente, além dos cursos que passaram a ter qualidade, que é a marca da Universidade Federal de Goiás”, reforça o secretário.
Cotec
Os Colégios Tecnológicos de Goiás são uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás, sob a gestão do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Atualmente existem 17 unidades fixas, em 16 municípios no estado, além de 90 unidades descentralizadas (UDEPIs) que atuam na capacitação e qualificação profissional com cursos gratuitos e de qualidade, com foco na inclusão social e na geração de emprego e renda para os estudantes assistidos pela rede de ensino. Somente na Cidade de Goiás, desde 2021, mais de seis mil estudantes concluíram cursos profissionalizantes ofertados pela unidade.
Secretário da Retomada, César Moura, diretora do Cotec, Adriana Bezerra, coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, inauguram sede do Cotec Goiandira Ayres do Couto (Foto: Ana Luiza Reis)