Notícias do CETT/UFG
Lab. EITA leva experiência com tecnologias assistivas para eventos científicos e de gestão pública
Durante os eventos, o público pôde conhecer como projetos em Tecnologia e Inovação auxiliam para o bem-estar social e à um custo baixo. A experiência foi vista por centenas de pessoas em Goiânia e Brasília.
O Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas (Lab. EITA), da Universidade Federal de Goiás, que conta com o apoio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), integrou, neste mês de outubro, a programação de eventos voltados à discussão sobre Tecnologia e Inovação. Nos eventos participantes, a equipe pôde compartilhar a experiência e os resultados alcançados em dois anos de projeto no atendimento a pessoas com deficiência e na produção de itens assistivos.
“Nossa participação nesses dois eventos vem celebrar o sucesso alcançado por esse projeto voltado às crianças, jovens e adultos com deficiência, e que dificilmente teriam acesso facilitado a equipamentos que garantem autonomia e uma qualidade de vida melhor. Em apenas dois anos de trabalho conjunto, nossa equipe contribuiu para o bem-estar social de muitas famílias de Goiânia, do Brasil e até do exterior”, destaca o professor idealizador e coordenador do Lab. EITA, Pedro Goncalves.
Conecta SGI
O primeiro encontro com o público ocorreu na primeira edição do "Conecta SGI”, realizado no HUB Goiás no dia 15, em Goiânia, evento realizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) do Governo de Goiás com o objetivo de discutir os processos de inovação dentro da administração pública. De acordo com a gerente de Modernização Institucional e Processos da pasta, Carolina Camilo, o convite ao Lab. EITA é uma proposta de que a equipe administrativa percebesse como a tecnologia pode ser uma importante ferramenta de humanização em uma gestão, contribuindo para os resultados almejados no serviço de atendimento ao público.

Coordenador do Lab. EITA, Pedro Gonçalves, participa de programação da primeira edição do Conecta SGI, em Goiânia (Foto: Wéber Felix)
“Esse evento surgiu a partir da necessidade da transformação da gestão pública, a partir dos ideários trazidos pela tecnologia e inovação. Ao trazermos o projeto Lab. EITA para o Conecta SGI, buscamos provocar uma reflexão com nossos colaboradores para uma maior abertura às novas ferramentas sem que houvesse a perda do olhar para o público, de forma humanizada. A experiência de atendimento do projeto nos mostrou como podemos conjugar tecnologia e atendimento de qualidade, e a um baixo custo”, argumenta a gerente Carolina Camilo.
Semana Nacional de Ciência & Tecnologia
Entre os dias 21 e 26 de outubro, a equipe do Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas da UFG representou o estado na “22ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia”, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, em Brasília. O evento que reúne, anualmente, instituições de ensino e de pesquisa, além de diversas outras entidades, tem o objetivo de popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento sobre ciência e tecnologia. Na edição deste ano, o Lab. EITA foi convidado a integrar a programação da Feira de Ciência e Tecnologia, que compõe o evento nacional. No Pavilhão de Exposições, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, os visitantes puderam conhecer de perto o projeto e o trabalho executado pela equipe no desenvolvimento de peças assistivas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e também para animais com limitações físicas.
Lab. EITA participa da 22ª Semana de Ciência & Tecnologia, em Brasília-DF (Foto: Divulgação)
O professor da UFG destaca que a participação no evento vai além da prestação de contas, e contribui para que a ação seja ampliada. “Enxergamos que esta participação é uma excelente oportunidade para ampliarmos o nosso projeto e, assim, fazendo com que ele chegue a mais pessoas, nosso propósito maior”, complementa ele.
Criado em 2024, o Lab.Eita reúne professores e alunos da UFG em um grupo multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de soluções que ampliam a autonomia de pessoas com limitações motoras. Entre os resultados já alcançados estão órteses e próteses de membros, andadores adaptados, engrossadores de talheres, adaptadores de chaves e mini-cadeiras de rodas, equipamentos que transformam a rotina de crianças e adultos.
O projeto, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal e apoio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), busca, através do ensino, pesquisa e extensão, estimular a criação de novas tecnologias assistivas acessíveis e de baixo custo, tanto para uso direto de pessoas com deficiência quanto para a demonstração pública de soluções inovadoras no campo da acessibilidade.

Lab. EITA conta com apoio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), que foi representado em Brasília pelo diretor administrativo e financeiro do órgão, Jonathan Clímaco (Foto: Divulgação)


