Programa Levemente recebe homenagem na Alego
Levemente: uma ação dedicada à saúde mental e bem-estar dos estudantes das Escolas do Futuro de Goiás

Programa Levemente recebe homenagem na Alego

Iniciativa do CETT-UFG atua na promoção da saúde mental, na redução da violência e no bem-estar psicológico dos estudantes das Escolas do Futuro 

Durante reunião pública sobre a saúde mental em Goiás, coordenada pelo deputado Mauro Rubem, no Auditório Francisco Gedda, da Assembleia Legislativa de Goiás, o Programa Levemente recebeu uma homenagem pela notória contribuição e resultados relevantes para a saúde mental, redução da violência e bem-estar psicológico dos estudantes das Escolas do Futuro do estado.

A iniciativa, lançada em 2023 pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), foi desenhada em conjunto com a coordenação do curso de Psicologia da universidade para apoiar os alunos que têm problemas emocionais e capacitar os profissionais das unidades escolares nesse tipo de cuidado. O Levemente conta ainda com metodologia Pre-Texts, desenvolvida pela professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard, para a construção de um ambiente acolhedor para os alunos, além de instrumentalizar formas de detectar e prevenir possíveis casos de violência no ambiente escolar.

A Prof. Dra. Marilucia Lago, Margareth Pupak, Geovana Neves, Francisco Neto, Igor Mendonça e Luana Montes representaram o CETT-UFG na solenidade e receberam o certificado de reconhecimento a instituições e profissionais atuantes na defesa e na valorização da vida, auxiliando e amparando as pessoas que necessitam de atenção e cuidados em saúde mental.

O Levemente é aplicado nas unidades da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek), em Goiânia (EFGs  José Luiz Bittencourt e Basileu França), em Valparaíso (EFG Paulo Renato de Souza), em Mineiros (EFG Raul Brandão de Castro), e em Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi).  

A audiência na casa pública, realizada no dia 02 de setembro, se justificou pela importância de trazer à luz da opinião púbica os desafios e perspectivas de lidar com o tema da saúde mental e da prevenção contra o suicídio, bem como da necessidade de se fortalecer a rede de atendimento em saúde mental, garantindo que as demandas da população sejam atendidas de maneira eficaz, com a participação de governos, profissionais da saúde, sociedade e usuários.

Por: Célia Oliveira
Secom/CETT-UFG

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso