Flavia Maria Cruvinel encerra participação no Conselho Diretor da ISME
Flavia Maria Cruvinel, "integrar o conselho diretor da ISME foi gratificante e uma experiência ímpar".

Flavia Maria Cruvinel encerra participação no Conselho Diretor da ISME

A professora e diretora de Artes e Cultura do CETT-UFG deixa de integrar a direção da principal organização internacional de educação musical 

Depois de cumprir dois mandatos como membro do conselho diretor da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME - International Society for Music Education), a Profa. Dra. Flavia Maria Cruvinel deixou a instituição, neste mês de agosto/24. O anúncio foi feito durante a 36ª Conferência Mundial da ISME, realizada no período de 27 de julho a 02 de agosto do corrente ano, na cidade de Helsínquia, na Finlândia.

Ela também é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora de Artes e Cultura do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição gestora da rede de ensino pública composta pelas Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos de Goiás.

Flavia Maria Cruvinel foi eleita em 2020 e reeleita em 2022 para compor o Conselho da ISME por dois biênios, sendo a única brasileira eleita no período. A Sociedade Internacional para Educação Musical foi criada pela Unesco em 1953, com sede na Austrália, e é a principal organização internacional de educação musical. A entidade tem presença em 80 países e é filiada ao Conselho Internacional de Música da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. A entidade é responsável por pensar políticas, estimular pesquisas e mapear necessidades para a educação musical e tem como missão articular uma rede mundial de cooperação entre educadores musicais de todas as culturas, a partir da defesa da educação musical para todas as pessoas e ao longo da vida.

Dedicada ao ensino musical, ela reconhece que no Brasil poderia haver mais políticas públicas para a área da educação e cultura e um olhar extra para a formação musical dos brasileiros. “A música tem papel importante na formação humana, desde a infância, somos um povo reconhecido pela musicalidade”.

Em seu primeiro mandato, a professora Flavia Maria Cruvinel foi a única representante da América Latina na diretoria da instituição e participou como líder do grupo focal latino-americano para novas diretrizes - Visões para a Educação do Futuro, "Aprendendo a se tornar", junto à Unesco.

“Integrar o conselho diretor da ISME foi gratificante e uma experiência ímpar de poder conhecer e compartilhar experiências com representantes do mundo ao estabelecer diálogo entre cultura e povos que buscam, por meio da música, o respeito às diferenças e efetivo direito à educação e cultura”, finaliza.

Por: Célia Oliveira 
Secom/CETT-UFG 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso