Curso técnico em saúde, administrado pelo CETT-UFG, leva profissionais ao mercado de trabalho
Com o curso técnico em Enfermagem no Cotec, Eliane Neves conquistou dois empregos

Curso técnico em saúde, administrado pelo CETT-UFG, leva profissionais ao mercado de trabalho

Os Colégios Tecnológicos já formaram 29 turmas de técnico em enfermagem, e muitos já saem empregados melhorando as condições profissionais e salariais. Em julho próximo, novos editais serão abertos para seleção em diversos cursos 

 

“Finalizei o curso, e de imediato comecei a atuar, e hoje é possível eu desenvolver minha profissão em dois postos de trabalho”.  A declaração de Eliane Neves mostra o benefício direto e subsequente de um curso técnico em enfermagem ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pelo Colégio Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec). 

Ela é um dos exemplos de uma experiência transformadora de vida, por meio de qualificação pleiteada por vários segmentos produtivos e de serviços da sociedade, incluindo o ramo da saúde. Cada vez mais, esse mercado demanda mão de obra qualificada, e não somente para os setores de tecnologia e ciência, mas de profissionais aptos a dar atenção e cobertura à vida de forma abrangente em diversos ambientes da saúde.

De acordo com Alex Vieira, gerente de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), 29 turmas de técnico em enfermagem já foram concluídas nos colégios. “O curso, oferecido gratuitamente, tem carga horária de 1800 horas, das quais 600 horas são destinadas para o estágio supervisionado obrigatório. Essa fase amplia a qualificação dos profissionais ao focar a prática, fazendo o curso ser bem aceito e buscado pela comunidade. “São diversos os retornos que recebemos desta formação, e vão desde a alta empregabilidade dos egressos até os diversificados campos de atuação, e isso nos motiva a investir esforços em todo os nossos cursos técnicos voltados à saúde ou para outras esferas”, afirma. 

Na fase do estágio obrigatório, Sirlene Lourenço reconhece os ganhos alcançados com a formação. “O curso só me ajudou a aperfeiçoar os cuidados da enfermagem com os pacientes, e as aulas práticas trazem muita sabedoria”, observa a estudante. 

Para Samara Franco, coordenadora de estágio do curso no Cotec em Piranhas, a formação assegura uma diversidade de oportunidades de trabalho. “O profissional pode atuar em consultórios, casas de repouso, centros de reabilitação, hospitais, serviços de emergência e urgência, e mesmo prestar serviços como autônomo, cuidando de pessoas”, explica.  

Durante todo o período do curso, Delvair Ferreira, 48 anos, se deslocava cerca de 60 quilômetros, de sua residência em Bom Jardim ao Cotec em Piranhas, para estudar. Ao declarar que o curso providenciou sua entrada no mercado de trabalho, ele se sente realizado e grato pelo aprendizado. “Hoje trabalho no hospital municipal da minha cidade, Bom Jardim”, enfatiza. “O curso foi muito bom”, completa.

Para a coordenadora de estágio, Samara Franco, seu maior orgulho é formar pessoas para essa área e ver os alunos conquistando, praticamente de imediato, uma posição ocupacional. “Fico orgulhosa em ajudar pessoas a evoluir e, sobretudo, conquistar a liberdade econômica”.

Situadas no âmbito da assistência à saúde da população, as competências do técnico em enfermagem são adquiridas com práticas laboratoriais e em campo-escola, alinhando ações teórico-práticas, como requer a Educação Profissional e Tecnológica. “O curso é uma opção rápida para atuar no ramo da saúde, iniciar a construção e consolidação do currículo profissional, conquistando independência financeira”, afirma o gerente de Ensino do CETT-UFG, Alex Vieira.

Segundo ele, os Colégios Tecnológicos (Cotecs) são estruturados de forma a possibilitar o estudante a praticar atividades sob supervisão, e não somente no campo da saúde, mas em todas as formações oferecidas. “Isso proporciona a consolidação do aprendizado. Ademais, parcerias são feitas junto a hospitais e instituições de saúde locais para viabilizar o exercício da prática profissional em campo, relativas ao técnico em enfermagem”, observa Vieira.

Novos editais 

A partir de julho próximo, os colégios divulgarão novos editais de seleção para os cursos técnicos oferecidos em diferentes áreas. Os cursos envolvem Capacitação, Qualificação Profissional e Nível Médio, na modalidade presencial.

Os editais estarão disponíveis no www.cotec.org.br a partir da segunda quinzena de julho/2024. 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso