Programa que promove inovação leva estudantes a desenvolver protótipos

Programa que promove inovação leva estudantes a desenvolver protótipos

Seleção foi encerrada nas Escolas do Futuro de Goiás com 29 aprovados 

O Inove Mais já deu boas-vindas aos classificados no primeiro ciclo do programa neste ano. Assim, tiveram início as atividades que vão apoiar estudantes vinculados às Escolas do Futuro de Goiás na idealização ou no desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos ou serviços e proporcionar o acesso às atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e outros serviços técnicos especializados.

Regulamentado pelo Edital 01/2024, o Programa Inove Mais terá duração de cinco meses, sendo aplicado nas unidades das escolas na capital e no interior. Cada estabelecimento recebe grupos de estudantes interessados no estudo e desenvolvimento de protótipos, nos laboratórios e ambientes de inovação, denominados de Inove Lab.  

As inscrições registraram 61 interessados, e 29 jovens foram selecionados. De acordo com os critérios do edital, cada proposta selecionada receberá apoio financeiro de até R$2.500,00 ao longo de cinco meses, distribuídos em bolsas de residência, com um valor mensal de R$500,00 por proposta.

O Laboratório Inove Lab é um espaço dentro das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) voltado para atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e prestação de serviços acadêmicos e empresariais à comunidade em geral. Esse espaço tem como objetivo fomentar a construção de uma articulação e interação das demandas da Indústria 4.0 com as da Educação Profissional e Tecnológica contemporânea.

O desenvolvimento de protótipos é uma prática essencial no ciclo de vida da engenharia de produtos, construindo um modelo inicial ou uma versão preliminar de um produto antes de sua produção em massa. Seu uso é altamente considerável para validar ideias, uma vez que oferece uma visualização simplificada do produto ou mecanismo que se quer testar, com custos muito menores do que a criação de um produto finalizado.

O Inove Mais será desenvolvido nas unidades das Escolas do Futuro, sediadas em Aparecida de Goiânia, Mineiros, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso