Trabalhos de professores obtêm destaques em premiação

Trabalhos de professores obtêm destaques em premiação

Dois projetos, um do Colégio Tecnológico outro da Escola do Futuro, ganharam o Prêmio Educador Transformador, um dos maiores eventos de educação e tecnologia da América Latina 

Os trabalhos desenvolvidos por dois professores da rede pública de ensino voltado para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pertencente ao governo de Goiás e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), foram reconhecidos com o primeiro e terceiros lugares no Prêmio Educador Transformador, concedido pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.  

Os docentes atuam na Escola do Futuro e no Colégio Tecnológico, ambos do Estado de Goiás, em projetos que utilizam a tecnologia para incentivar a aprendizagem de jovens e adultos.

O docente Bruno Rogério Ferreira, do Colégio Tecnológico Jerônimo Carlos Prado, em Goiatuba, conquistou o 1º lugar na categoria Educação Profissional, e vai concorrer à etapa nacional do prêmio. Ele apresentou o projeto Adotando um Micro-organismo: uma interação com a tecnologia, que consiste em um método de ensino ativo, aplicado no curso técnico de Enfermagem.

Ele conta que o objetivo foi propor a metodologia baseada em projetos de ensino de microbiologia, tornando-o mais dinâmico e interativo. “O projeto foi desenvolvido em três etapas: a primeira, foi a divisão das duplas e adoção do micro-organismo. Na segunda, os estudantes ficaram responsáveis pela pesquisa do seu tema e desafios proposto pelo professor. Na terceira etapa, os estudantes gravaram vídeos sobre seus respectivos micro-organismos adotados e postaram nas suas redes sociais”, detalha o professor.

Bruno foi agraciado com uma viagem, com todas as despesas pagas, para a Bett Brasil 2024, um evento focado em Ensino Superior e Profissional, que será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 23 a 26 de abril. 

Já o professor da Escola do Futuro Luiz Rassi, Murillo Folha de Jesus, especialista em Inovação em Mídias Interativas, atuante nos eixos de Tecnologia da Informação e de Comunicação da escola, em Aparecida de Goiânia, ocupou a 3ª colocação do Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação Profissional da etapa estadual. “Sinto-me agraciado e serei embaixador dos educadores transformadores de Goiás”, ressalta Murillo.

Concorrendo com professores de diferentes regiões do Brasil, Murillo Folha conta que o projeto Jogos Eletrônicos como Ferramenta de Conscientização e Inclusão: Explorando o Potencial dos Games na Educação nasceu de um grupo de pesquisa e inovação da escola com o propósito de discutir, conscientizar e incluir pessoas com transtorno do espectro autista. “Além das atividades voltadas para a criação de jogos, a escola já realizou diversos eventos, torneios de e-Sports, extensões e grupos de pesquisa envolvendo a comunidade e os alunos”.

Em sua segunda edição, o Prêmio Educador Transformador é realizado em todo o país, e destaca projetos educacionais que levam ao desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso