Uma gestão que atende, forma e gera resultados para todos

A administração dos Colégios Tecnológicos, pelo CETT-UFG, recebe avaliações positivas, que atestam o valor da educação inclusiva para todas as idades 

“Já fiz três cursos aqui, e de zero a dez, minha nota é 11 para o Cotec”. A espontânea e objetiva declaração de Túlio Parreira, 33 anos, pode ser considerada pequena, mas demonstra a eficiência da gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec), sob responsabilidade do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). Os colégios atendem, capacitam e qualificam pessoas de diversas faixas etárias, conforme a legislação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Cotec é destinado a cidadãos que procuram uma formação de qualidade, transformadora de realidades, e buscam a aproximação com o mercado de trabalho.

O jovem Túlio estuda no Cotec Luiz Humberto de Menezes, em Santa Helena de Goiás, e emitiu sua opinião durante presença na oficina Adubação Orgânica, uma ação educativa e inclusiva realizada dentro da Jornada das Profissões, ocorrida na mesma cidade entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Com ampla programação, que envolveu apresentações e minicursos com abordagens interativas, a jornada ofereceu uma nova visão sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, quebrando a barreira de acesso a uma educação de qualidade focada na transformação de vidas.

“A Jornada das Profissões é uma ponte com o setor produtivo, para mostrar as possibilidades de formação e qualificação que temos dentro dos Colégios Tecnológicos”, ressalta a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Aletheia Cruz.

De acordo com a diretora, a gestão idealizada pelo centro, ao oferecer acesso gratuito à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aproxima o jovem do mercado de trabalho, “e a opinião do estudante revela a gestão como fator determinante para um resultado na aprendizagem e no desenvolvimento socioprofissional”, comenta Aletheia Cruz, acrescentando que o CETT-UFG como gestor vai além da administração, do ponto de vista pedagógico, financeiro, de infraestrutura e de pessoas. “Atuamos de forma a estimular o protagonismo da comunidade escolar, o que resulta em maior engajamento de alunos dentro e fora da sala de aula”. 

A Jornada das Profissões teve mais de 230 inscrições e nasceu de uma demanda recorrente do empresariado local. Segundo a diretora do Cotec de Santa Helena, Mônica Lourenço, muitos dizem ter uma vaga de emprego disponível, mas encontram dificuldades de identificar um profissional capacitado: “A jornada foi pensada para o público empresarial com o intuito de apresentar nosso portfólio de cursos e incentivá-los a promover a capacitação do corpo de colaboradores, de forma gratuita”.

A abertura da Jornada das Profissões foi marcada pela palestra “Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes”, conduzida pelo Sebrae. O consultor Daniel Otávio destacou a necessidade da relação de confiança, desejo de satisfação entre cliente e empresa e dicas para alavancar esses propósitos, que, segundo o palestrante, devem ser percebidos como cruciais para que haja sucesso na conquista e construção de uma carteira de clientes.

Na programação, 16 oficinas formaram o Espaço das Profissões, onde o público acessou conhecimentos práticos em diversas profissões. Com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ações que oportunizam a inclusão, os Colégios Tecnológicos de Goiás impactam positivamente na vida daqueles que, por diferentes razões, ainda não tiveram a chance de se qualificar profissionalmente.  

Outros depoimentos durante a Jornada das Profissões:

  • “Estou me preparando para trabalhar numa cooperativa de costureiras em Acreúna, e todo conhecimento é sempre bom”. Geraldina de Jesus, 63 anos/oficina Ajuste e Reformas de Vestuário.
  • “Gostei de modelar e decorar, e vi que sou capaz de fazer”.  Ana Júlia Silva, 14 anos/oficina Nails Designer Criativo.
  • “Vim aprender maneiras de adubação para ajudar na plantação de roseiras, e o Cotec traz um conhecimento relevante e gratuito, fica fácil pra gente aprender”. Paula Camila/oficina Adubação Orgânica.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso