Qualifica Goiás expande educação profissional para a prática em áreas específicas
Qualifica Goiás atenderá 16 municípios com cursos de curta duração focados em demandas do setor produtivo

Qualifica Goiás expande educação profissional para a prática em áreas específicas

A partir de outubro, programa administrado pelo CETT-UFG, formará mais de 1,2 jovens em 16 municípios do estado 

Em outubro, um total de 1.250 jovens que moram em Goiás e que têm entre 16 e 29 anos de idade, iniciarão cursos de qualificação profissional, por meio do Qualifica Goiás. As aulas serão ministradas em 16 municípios - Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Uruana e Valparaíso de Goiás.

Os cursos de qualificação têm carga horária de 200 horas e serão oferecidos nos turnos matutino, vespertino e noturno, de forma presencial, exigindo do candidato o ensino fundamental completo, o médio completo ou em processo de conclusão. Têm prioridade no programa os jovens cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no CadÚnico.

“Programas como este, de educação profissional são instrumentos através dos quais os cidadãos jovens podem adquirir novos conhecimentos com aplicações práticas em ocupações específicas”, avalia a diretora de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Daiana Pimenta. 

De acordo com ela, o Qualifica Goiás representa uma janela de oportunidades para jovens. “Todos os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho com foco em ocupações demandadas pelos setores produtivos locais ou relacionadas à vocação econômica das regiões, com impactos positivos na redução da vulnerabilidade socioeconômica”, explica.

A expansão da educação profissional, com programas dessa vertente, abrangendo todo o país, vem contribuir de maneira positiva tanto com a juventude quanto com os setores produtivos. “De um lado, os jovens alcançam melhores condições de vida oferecidas por resultados mais favoráveis de emprego e renda, de outro, as empresas são favorecidas por recursos humanos mais capacitados”, afirma a diretora Daiana Pimenta. “A conclusão de um curso de qualificação profissional aumenta a probabilidade do jovem se empregar e de fazer renda”, acrescenta.

Com duração de aproximadamente três meses, os cursos oferecerão conhecimentos específicos para o desempenho laboral em áreas determinadas, como saúde, beleza, tecnologia da informação, agricultura, moda, gastronomia, corte/costura e modelagem.

Atendendo a requisitos do Qualifica Goiás, o CETT-UFG utilizará as estruturas das Escolas do Futuro (EFG) e dos Colégios Tecnológicos (Cotec), sediados nas localidades mencionadas. “O objetivo é contribuir com a formação geral, com o acesso e permanência das pessoas nos cursos, visando a chegada ao mercado de trabalho, garantindo, assim, a geração de renda, inclusão e redução de desigualdades", lembra a diretora.

O Qualifica Goiás é uma ação do Governo Federal em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG). A iniciativa está no âmbito do Programa Brasileiro Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. 

Por: Célia Oliveira
Secom CETT-UFG

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso