CETT-UFG e Secretaria da Retomada abrem novas vagas de capacitação nos Cotecs
Novas vagas vêm atender demanda por cursos de capacitação nos Colégios Tecnológicos

CETT-UFG e Secretaria da Retomada abrem novas vagas de capacitação nos Cotecs

 A ampliação da oferta atende à grande demanda pelos cursos, e a Secretaria de Estado da Retomada e o CETT-UFG, instituição gestora dos colégios, fazem novo remanejamento para abrir oportunidades de formação

A capacitação é um dos meios para que as pessoas desenvolvam uma carreira de sucesso, sendo um diferencial importante, ao considerar que o mercado está cada vez mais competitivo. E esse cenário é visível nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec).

Tendo alcançado em agosto de 2024 a totalidade das metas de cursos de capacitação na modalidade presencial previstas para o corrente ano, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição gestora dos Cotecs, recebeu permissão junto à Secretaria de Estado da Retomada (SER), para programar novas vagas aos cursos de capacitação oferecidos pelas 17 unidades dos colégios espalhadas pelo estado.

“Há uma demanda existente por parte das pessoas por capacitação, pois os cursos são rápidos e oportunizam tanto a aquisição quanto a ampliação de conhecimentos, a melhoria de habilidades profissionais e o enriquecimento do currículo”, aponta o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha.  
 
De acordo com ele, os cursos são os mesmos constantes no portfólio do Cotec. “Somente novas vagas foram abertas com o propósito de expandir o acesso à formação e o direito à educação, e dessa maneira capacitar e inserir a população no mercado de trabalho formal ou autônomo”.   
 
De janeiro a agosto/24 já são 40.133 matrículas, 27.380 estudantes, 1.384 turmas e 1.182 cursos ofertados. “Isto, contudo, abrange as capacitações e qualificações profissionais”, salienta Moisés Cunha, ao detalhar que “as capacitações representam 93.25% das matrículas, portanto, temos aqui 37.426 matrículas em capacitações”.

Na linha de capacitação, os cursos são distribuídos em diversas áreas como informática, moda/vestuário, beleza, culinária/gastronomia, saúde e segurança do trabalho, etc. “Estes cursos de curta duração possibilitam uma formação mais imediata, por isso a demanda tem sido maior”, esclarece o diretor.

A capacitação visa ampliar as competências e habilidades de um profissional nas funções que ele já realiza. Além disso, garante autonomia na realização de certas tarefas. “Os cursos de capacitação são uma forma também de nutrir o aspecto competitivo das pessoas diante do mercado de trabalho”, acrescenta Moisés Cunha. Além disso, há outros benefícios, como: criação de networking, empregabilidade, atualização constante na área de atuação no mercado de trabalho, incentivo à construção de um pensamento crítico e maior capacidade para ver novos rumos ou soluções.

Por: Célia Oliveira
Secom CETT-UFG

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso