As novas economias, as oportunidades de trabalho para o jovem e a EPT
Estudantes das Escolas do Futuro têm, desde cedo, acesso a conhecimentos das profissões do futuro

As novas economias, as oportunidades de trabalho para o jovem e a EPT

O impacto das economias emergentes apresenta boas possibilidades de inclusão produtiva dos jovens, e na pauta está a necessidade de um relacionamento estreito da educação profissionalizante com os espaços reais de ocupação profissional 

O que as economias emergentes apresentam de possibilidades de carreira e trabalho para os jovens brasileiros? O que elas revelam ou escondem de implicações para o futuro não muito distante? É fato que um cenário de incertezas, altas taxas de desocupação e baixos salários envolvem a realidade dessa significativa parcela da população que está entre os 15 e 29 anos de idade.

Por fim, as rápidas alterações no mercado de trabalho, somadas às crises econômicas, produzem e vão trazer inúmeros desafios para a vida da juventude. Em busca de respostas, a dinâmica social aponta tendências para o mundo laboral e estampa a juventude nesse contexto, identificando as oportunidades para a inclusão produtiva e traçando sugestões para esferas estratégicas da sociedade, com foco na formação profissional e tecnológica.

De acordo com instituições pesquisadoras do assunto, as novas economias ou economias emergentes representam boas chances de inclusão dos jovens, desde que o Brasil se esforce em atualizar os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) existentes no país. Ainda, deixá-los em sintonia com as vagas existentes no mercado e com as reais demandas do setor produtivo/industrial, tornando conhecida dos jovens as carreiras do futuro.

“Acelerar este processo, expandir e democratizar mais a formação para o trabalho da população juvenil se faz urgente”, argumenta a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG),  Alethéia Cruz.  Ela lembra que, em 2023, em Goiânia, durante o Congresso de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás, diversos atores, inclusive do circuito nacional, estiveram reunidos nesse debate. “Foi um momento ímpar de análise, apresentação de estudos e discussão de tendências no âmbito da EPT, bem como do mundo do trabalho”, diz.

Conforme o estudo “Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes", (2023), as vagas de emprego para os jovens brasileiros nos próximos anos estarão nas chamadas novas economias, agrupadas em cinco tipos: digital, verde, prateada, criativa e do cuidado.

Dos cerca de 1.7 milhões de jovens entre 15-29 anos, viventes em Goiás, 12,3% estão desocupados. O dado é do Itaú Educação e Trabalho, um dos organismos palestrantes no congresso organizado pelo CETT-UFG, que administra as Escolas do Futuro e os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás.

De acordo com Alethéia, as novas economias e a melhor estruturação da educação profissionalizante podem aliviar outras questões educacionais como a evasão escolar, a crise laboral e uma lacuna digital existente entre os jovens brasileiros. “A estruturação da Política Nacional da EPT, sancionada em 02 de agosto/2023 (Lei 14.645), pode ser a solução aos gargalos da expansão e democratização desta modalidade formativa”, comenta, ao destacar que o prazo para o governo federal elaborar a política é de dois anos, a contar da data da promulgação da lei. “De agosto do ano passado até o momento nenhuma ação foi tomada”. 

O alinhamento da formação juvenil por meio da EPT às economias emergentes se converte no apoio aos jovens em sua trajetória para o futuro promissor. “Devemos pensar na educação profissionalizante de modo a deixar o jovem sintonizado com as estas novas economias que estão despontando e com outras que porventura possam aflorar no país e no mundo”, ressalta Alethéia Cruz.

Economias Emergentes representam maior potencial de oportunidades nos próximos anos:  

Digital: Integra recursos digitais incorporadas a diferentes cadeias de produção. É formada pelos profissionais de tecnologia e recursos digitais incorporados a diferentes cadeias de produção, como educação, saúde e marketing. Atuam na área engenheiros mecânicos, técnicos em manutenção robótica, prestadores de serviços para instalação, cientista de dados, desenvolvedor de big data, programador web, programador de jogos digitais e engenheiro de software.

Verde: Engloba carreiras de produção, transformação e gestão de recursos naturais. Contribui para o bem-estar das sociedades combatendo os efeitos nocivos do processo de mudanças climáticas. Traz oportunidades em campos como energias limpas, turismo sustentável e agricultura. Nesta área, serão necessários especialistas em recursos hídricos, ecodesigners (que desenvolvem e produzem produtos sustentáveis), engenheiro de automação agrícola, cientista de dados agrícola, entre outros.

Criativa: Compreende atividades artísticas e culturais, com potencial para criação de trabalho e riqueza por meio da geração e exploração de propriedade intelectual e aspectos criativos. Também chamada de economia laranja, engloba atividades artísticas e culturais com potencial para criação de trabalho e riqueza. Oferece oportunidades no campo das artes, turismo e audiovisual. As profissões da área abrangem, por exemplo, streamers de jogos, técnicos de som, pesquisadores de mercado e chefs de cozinha.

Do cuidado: Abarca aqueles tipos de carreiras vinculados ao envelhecimento populacional na esfera do cuidado. Compreende as atividades de cuidado direto e indireto, em uma grande diversidade de serviços e profissionais como enfermeiros, cuidadores de idosos, empregados domésticos e babás. Também compreende a área da saúde, incluindo médicos, psicólogos, nutricionistas e instrutores físicos, e estética, como cabeleireiras e manicures.

Prateada: Incorpora as atividades econômicas que têm como público consumidor as pessoas com 50 anos ou mais. Tem oportunidades em áreas como serviços, cuidados pessoais e saúde. A área tem profissionais como cuidadores de idosos.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso