Notícias do CETT/UFG
CETT-UFG: uma gestão de qualidade e de resultados em ascensão
O panorama da gestão 2022/2023 mostra crescimento geral das atividades e do perfil das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás
Com dois anos de uma atuação permeada pelo fazer pedagógico focado na oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e na gestão da rede de ensino público formada pelas Escolas do Futuro e pelo Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) apresenta, desde sua concepção em dezembro de 2021, resultados administrativos promissores.
Sintonizado com os pilares inerentes ao ensino, à pesquisa e à atividade prática, o CETT-UFG segue à risca a missão assumida de operacionalizar a rede de ensino. Todo o trabalho tem um só objetivo: transformar vidas por meio da educação profissionalizante, estimulando as pessoas a conquistarem novos espaços.
Os números apresentados pela administração 2022/2023 consistem em um importante instrumento de gestão e prestação de contas, que têm por objetivo entregar à sociedade e aos órgãos de controle informações acerca das metas e objetivos alcançados.
Dos atuais 238 professores das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), 85% deles têm nível superior, quadro que eleva a qualidade do ensino teórico e prático das seis instituições situadas na capital e interior. A cada ano, é crescente o número de educandos. Em 2022 eles eram 8.482, já em 2023 somavam 10.459, significando aumento de 23,30% neste universo. Igualmente, as matrículas registraram crescimento percentual de 19,73%, quando passaram de 13.124 para 15.714, no mesmo período da gestão.
Com a finalidade de preparar o cidadão para o exercício de profissões tecnológicas, as Escolas do Futuro ofertam capacitação, qualificação profissional e cursos técnicos de nível médio. A rede das escolas teve incremento de 17,12% na abertura de cursos, passando de 508 em 2022 para 598 em 2023. Igualmente, houve ampliação no número de turmas atendidas pelas escolas. Enquanto 596 grupos foram fechados em 2022, no ano sequente foram 681 novas turmas, um acréscimo de 14,26%.
Contando com uma infraestrutura moderna e capaz de formar pessoas para as atuais demandas de mercado, as escolas ainda contam com os Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAIs), onde são desenvolvidas atividades de pesquisa aplicada, pré-incubação, acesso à inovação e oportunidades de empreendedorismo. Na gestão 2022/2023, o CETT-UFG registrou desdobramento de mais de 200% nas atividades dos STAIs.
Com o firme propósito de contribuir com a melhoria de vida social, por meio da educação, disseminando conhecimento e oportunidades, o CETT-UFG promoveu 74 eventos no seio social, no período em questão.
Também sob gestão do CETT-UFG, os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs) estão vocacionados à promoção da educação profissional nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão, visando à mobilização social para a retomada do emprego, do empreendedorismo, da escolaridade e de investimentos que reorganizem o desenvolvimento socioeconômico e humano.
São 17 unidades sediadas em 16 municípios do estado, contando com 434 professores, e, dentre estes, 81% detêm nível superior. No mesmo tempo da gestão, os colégios registraram 33,23% a mais de matrículas: 56.392 no ano de 2022, enquanto em 2023 foram 75.132. O percentual de alunos cresceu 13,86% no comparativo do período, sendo 38.162 (2022) e 43.451 (2023).
Houve também um acréscimo de 27,63% no número de turmas, quando passou de 1.976 para 2.522, no mesmo intervalo de ano. Em relação à oferta de cursos dos colégios, o incremento bateu em 26,81% (de 1.686 para 2.138).
As ações de extensão dos Cotecs configuram-se numa articulação entre os colégios e a sociedade onde estão localizados ou com as cidades circunvizinhas, por meio de diversas ações educativas e de divulgação/promoção do portfólio de cursos oferecidos. Estas ações estendem o colégio para além de suas sedes e salas de aula, interagindo com a comunidade. Neste âmbito, a gestão 2022/2023 apurou elevação de 47% de ações realizadas. De 218 saltou para 321 iniciativas. Os eventos voltados para as finalidades dos colégios totalizaram 109 atividades, com 16.038 inscrições, cobrindo 59 cidades.