Encontro docente destaca a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial (IA)
Equipe de professores das Escolas do Futuro faz imersão em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Encontro docente destaca a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial (IA)

Equipe de professores das Escolas do Futuro faz imersão no uso eficaz das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem em prol da educação pública de qualidade 

Com intuito de aumentar a bagagem de conhecimentos dos professores das Escolas do Futuro do Estado de Goiás sobre o uso da ciência de dados e Inteligência Artificial (IA) na educação, foi realizada, no período de 02 a 04 de agosto, uma imersão, com orientações e conteúdos específicos, apresentados pela equipe do CETT-UFG e pela Fundação Telefônica Vivo. A formação foi viável por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tendo o Cento de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), como executor. 

A ciência de dados e a IA têm relevante impacto na formação de professores. Com elas, os docentes podem ampliar percepções e compreensões do desempenho dos estudantes, adaptando estratégias mais eficazes para o ensino.  

Durantes os três dias de imersão, os professores das Escolas do Futuro, rede de ensino pública focada na educação profissional e tecnológica, aprofundaram conhecimentos para planejar intervenções específicas no ensino, e viram como a ciência de dados e a IA podem ajudar a monitorar o progresso dos alunos, identificando lacunas e avanços. Aprenderam, ainda, sobre os meios de implementar a ciência de dados e a IA na educação para ter acesso a um sistema de coleta e análise de dados eficientes, de modo a torná-los em informações adequadas para tomada de decisões educacionais.  

"Sentar e aprender para poder ensinar é melhorar a cada dia o processo educativo”, assinala o professor e diretor da Escola do Futuro Luiz Rassi, Vinícius Seabra. Para ele, os três dias de concentração no assunto foram valiosos para aprimorar ferramentas de estudo/ensino e práticas pedagógicas. 

O Encontro Docente em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da Escola do Futuro foi aplicado em dois grupos ou eixos. A exposição da Fundação Telefônica Vivo, ficou centralizada no grupo Informação e Comunicação. No grupo Gestão e Negócios, a formação abordou a Inteligência Artificial, sendo esta conduzida pela equipe de Ensino do CETT-UFG.  

“A formação continuada de docentes é um alicerce indispensável para orientar o cotidiano desses profissionais”, ressalta a diretora de Ensino do CETT-UFG, Profa. Dra. Daiana Pimenta, ao enfatizar os diversos cursos e treinamentos para qualificar os educadores, sobretudo “no desenvolvimento de competências gestoras, digitais e práticas pedagógicas inovadoras”.  

De acordo com a diretora, toda a atenção voltada ao aprimoramento docente é meio de garantir que os estudantes das Escolas do Futuro recebam uma formação que os prepare para o mercado de trabalho e para um mundo em constante transformação pela presença das tecnologias digitais.

Por: Célia Oliveira
Secom/CETT-UFG

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso