Gestores e professores conduzem e ensinam, mas também necessitam de capacitação
Equipe em treinamento: Formação Continuada tem temáticas contextualizadas

Gestores e professores conduzem e ensinam, mas também necessitam de capacitação

Pilares das escolas, estes profissionais têm do CETT-UFG atenção especial por meio do processo de Formação Continuada 

Com o início do ano letivo de 2024 nas Escolas do Futuro e nos Colégios Tecnológicos começaram, também, as formações continuadas aplicadas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) às equipes pedagógicas e de gestão, dessa rede de ensino pública, focada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

A busca por melhorias na rotina desses profissionais torna-se um processo profissionalizante, com destaque para o professor, tendo em vista o aperfeiçoamento dos saberes indispensáveis para a sala de aula e no relacionamento comunitário.  “As capacitações reafirmam o compromisso do CETT-UFG com um ensino de qualidade, ao incentivar professores e gestores a se adaptarem com as novas demandas, adquirir conhecimentos para dar soluções e respostas ao trabalho dentro e fora da sala de aula”, atesta a diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Cruz.

Nas seis unidades das escolas, a Formação Continuada somou 584 horas de treinamento e desenvolvimento para as equipes de gestão e corpo docente, em 2023. Para este ano, 32 novas capacitações estão planejadas.

"Há todo um cuidado e atenção no planejamento das ações de formação, pois é considerada a contextualização temática com as realidades ou necessidades das equipes”, observa o coordenador de Treinamento e Desenvolvimento do CETT-UFG, Wenderson Vieira, ao explicar que o objetivo é melhorar as práticas pedagógicas e aumentar a motivação das equipes, e “fazer dos profissionais agentes de transformação atualizados e capazes de dialogar com a comunidade”.

Pós-graduação incrementa a capacitação 

Manter-se atualizado é requisito para o profissional contemporâneo, independente do ramo de atuação. Tendo em vista que o professor é um dos principais suportes da educação, a formação continuada confere recursos e informações para melhorar o ensino e assistência aos alunos e aos gestores de ferramentas, que tornam o exercício alinhado com o cenário em constante mudança.

Nesse contexto, as equipes dos 17 Colégios Tecnológicos (Cotecs), participam das formações e desenvolvem melhorias técnicas e estratégias para lidar com as diversidades e oferecer um melhor processo para a aprendizagem.

Diretora do Cotec Luiz Humberto de Menezes, em Santa Helena de Goiás, Mônica Lourenço sabe da necessidade de aperfeiçoamento constante e dos frutos gerados. “Como resultados das formações oferecidas pelo CETT-UFG observamos a potencialização do processo de ensino-aprendizagem e a qualidade profissional dos alunos".

Acrescenta-se às 218 horas de formação continuada, voltadas às equipes dos colégios no ano passado, um incremento desse processo com a disponibilização de dois cursos de pós-graduação, para 2024.  Um na área de Gestão de Instituições Públicas de Ensino Profissional e Tecnológico; outro, em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, numa parceria entre o CETT-UFG, governo de Goiás e o Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás.

Com início previsto para o mês de maio/24, as duas especializações têm o único objetivo de transmitir conhecimentos e capacitar as equipes dos colégios, que atualmente somam 887 colaboradores, sendo 434 professores e, destes 81% têm nível superior.

De acordo com o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha, as especializações darão arrojo na atuação das equipes. “Qualificados, estarão ainda mais preparados para inovar na gestão e refinar o processo de ensino-aprendizagem. Estas especializações são espaços de conexões e construções de saberes, que ao final, refletirão nos processos dos alunos dos Cotecs, e nos relacionamentos com as comunidades locais e circunvizinhas”, pontua.

Inscrita na pós-graduação do Cotec, a diretora Mônica Lourenço recebe com entusiasmo a proposta. “Esse modo de pensar o fazer pedagógico e vivenciar novas experiências, novas pesquisas e estudos, novas formas de ver e pensar o colégio, seguem tecendo oportunidades para a educação em Goiás”.

 

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