Notícias do CETT/UFG
Por mais eficiência na gestão e nas relações com a comunidade
CETT-UFG opera com o novo Sistema de Gestão de Cursos. A ferramenta com abordagem digital e sistêmica gera benefícios internos e externos nos processos de captação de novas inscrições para os cursos oferecidos
O Sistema de Gestão de Cursos (SGC), um software para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as Escolas do Futuro, os Colégios Tecnológicos de Goiás e seus públicos, além de organizar a gestão interna, já está em operação.
Desenvolvido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), instituição gestora da rede pública de ensino profissionalizante, a ferramenta tecnológica fará todo o processo de planejamento de oferta de cursos, a divulgação deles, a gestão de inscrições e a geração da lista de inscrições homologadas e, consequentemente, das matrículas.
O analista de Soluções Tecnológicas do CETT-UFG, Prof. Dr. Arnaldo Alves Ferreira Júnior, explica que o novo SGC é um sistema robusto. “Tem uma capacidade imensa para responder às demandas das escolas e colégios, e também de outras instituições, otimizando processos e atividades”.
Cada vez mais adotados por organizações e segmentos socioprodutivos, como o escolar, os sistemas de gestão digitais são plataformas inteligentes que automatizam operações e se interligam a outras ferramentas ou aplicativos para uma gestão eficiente. “O Sistema de Gestão Cursos do CETT-UFG, por exemplo, conta com um chatbot no whatsapp estabelecendo uma comunicação direta com os usuários, permitindo uma integração com o site da instituição”, assinala.
Ao dinamizar as atividades, o sistema favorecerá maior padronização e acesso a dados tanto para atender à comunidade escolar quanto para "a tomada de decisões, adoção de uma abordagem sistêmica de gestão interna e melhorar a eficiência”.
Para o professor, desenvolver mais uma ferramenta para o CETT-UFG é dar condições modernas para uma instituição, que, no seu trabalho, tem por foco a oferta da educação tecnológica. “Com a ferramenta, os processos rodarão do início ao fim com fluidez e segurança, sem falhas e/ou ruídos”, diz Arnaldo Júnior, ao evidenciar que os usuários terão maior agilidade naquilo que desejam ou necessitam.
Por: Célia Oliveira
Secom/CETT-UFG