O que a pré-incubação faz pelas ideias

O que a pré-incubação faz pelas ideias

Além da tecnologia, artesanato também tem espaço nas capacitações rumo ao mercado de negócios profissionais 

Quem pensa que pré-incubação é espaço somente para tecnologia digital pode se surpreender. A amplitude das capacitações atende diversas atividades extramundo das startups como costumam ser conhecidas. A finalidade para todos é uma só: auxiliar no planejamento de negócios, por meio de um conjunto de atividades que visa estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócio. É nesta fase que ocorre a validação de uma ideia, ou seja, ela ganha vida e estrutura para chegar ao mercado consumidor com foco, organização e planejamento.

Cumpridor fiel das atividades da pré-incubação, o assistente operacional José Carlos Neves conta que se deslocava oito quilômetros, uma vez por semana, para chegar à unidade da Escola do Futuro, José Luiz Bittencourt, na região noroeste de Goiânia, onde participou das capacitações.

A ideia de José Carlos Neves nasceu durante uma fase de desemprego quando procurava uma ocupação. Ele já tinha o artesanato como hobby, e isso o despertou para a criação. Ele produz vasos de concreto para plantas de pequeno porte, como suculentas. Hoje, ele personaliza os vasos com adesivos, empregando frases, logomarcas, imagens comemorativas, de acordo com a vontade do comprador. “É um souvenir que valoriza o concreto e se traduz numa peça de decoração para casa ou ambiente de trabalho”.  

Com os incentivos e elogios recebidos, Neves foi aprimorando sua ideia e, na pré-incubação, fez o protótipo da fôrma quadrada em impressora 3D, que permitiu dar mais detalhes e acabamento refinado ao vaso produzido em casa. O grande aprendizado, ao participar do projeto da Escola do Futuro “foi tirar da mente uma ideia e colocar em prática, ou seja, dar vida àquilo que veio à mente, e também a oportunidade de ter uma visão mais profissional do produto”.  Persistente, ele almeja levar o produto ao mercado. “Já estou levantando opiniões, por meio de questionário eletrônico, para saber o que o consumidor pensa do produto; se compraria, quais estampas gostaria, quanto pagaria”. As respostas servirão de norte para Neves dar um passo adiante: abrir uma loja física e fazer da proposta sua fonte de renda principal. “Trabalhar num sonho é ter liberdade, ver o que somos capazes de realizar”, define.  

Avançado na criação e com planos iniciais para participar de feiras, exposições e outros eventos comercializando o vaso personalizado, José Carlos Neves acredita que sem as instruções e experimentos da pré-incubação não teria chegado ao nível de desenvolvimento que se encontra. “Foi rápido, estou seguro e com pensamentos mais sólidos para seguir pelo caminho certo.” 

Atualmente, a NatuArte conta com uma página no instagram (@natuartemanual) e já apresenta inovações com minivasos personalizados.

Benefícios da Pré-Incubação: 

  • Oficinas, seminários e palestras 
  • Orientações sobre patentes, registro de marcas e propriedade intelectual 
  • Orientação para elaboração do modelo de negócios e Pitch 
  • Assessoria e mentoria
  • Experimentação e prototipação

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso