Notícias do CETT/UFG
Cursos técnicos impulsionam educação
A formação aumenta chances de carreira e abre possibilidades de reconhecimento público e científico de estudantes
Ocupando lugar de destaque na lista de modalidades de formação educacional e profissional, o ensino técnico já se consolidou como uma opção atrativa aos jovens que buscam construir uma carreira consistente e promissora. Com eles, milhares de estudantes brasileiros têm alcançado condições socioeconômicas diferenciadas, quando se fala no valor, importância e resultados advindos desta formação escolar.
Flávia Roberta Ignácio de Paula é um exemplo. Ela se formou em 2023 no curso técnico de Marketing e Mídias Sociais e, de imediato, deixou de atuar como vendedora, passando a promotora de eventos e analista de SEO em sites, além de desempenhar a função de Social Media.
No caso de Flávia Roberta, o curso técnico da Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia/GO, foi um divisor de águas, rendendo a ela uma formação específica e rápida, uma opção positiva a quem busca capacitação e maturidade profissional. “Aprendi estratégias inovadoras que transformaram minha abordagem profissional. Aprendi como criar campanhas impactantes e envolventes, o que impulsionou o alcance e interação nas redes que administro”, reconhece.
De acordo com ela, o curso ainda propiciou aumento de sua autoconfiança e maior assertividade nos processos que executa no ambiente digital. “Conquistei resultados surpreendentes, e, sem dúvida, o curso agregou um valor inestimável para minha carreira”, diz, entusiasmada com a nova fase profissional.
Com a chegada de novas ocupações ou condições de trabalho, sobretudo após a digitalização, a educação profissional é uma etapa da formação do jovem, por isso a necessidade de facilitar e incentivar o acesso a cursos técnicos e atividades promotoras de habilidades e inteligências. “Mesmo saindo apto a trabalhar ou empreender depois da formação técnica, o discente pode continuar estudando em níveis superiores, pesquisando e aprimorando experiências”, comenta o professor Jafter Raphael de Brito, orientador de Flávia Roberta Ignácio, na Escola do Futuro Luiz Rassi.
O êxito de Flávia com a formação técnica, não apenas a posicionou assertivamente no mercado, mas rendeu-lhe um convite para publicar o Trabalho de Conclusão de Curso - "SEO revelando métodos e estratégias para dominar as ferramentas de busca online" - na revista científica Foco/Qualis B2.
O professor lembra que os cursos técnicos oferecem uma formação prática e específica, preparando os alunos para as necessidades reais do mercado de trabalho. “Através de um currículo focado em habilidades técnicas e comportamentais, os estudantes desenvolvem as competências necessárias para atuar de forma eficiente e competitiva em suas áreas de interesse”, enfatiza Jafter de Brito.
Seja por meio da formação técnica ou não, o certo é que o jovem deve sair preparado para a vida e para iniciar uma atividade laboral, “e a escola é o lugar para tal objetivo e direito do cidadão”, ressalta o professor.
Em 2023, as Escolas do Futuro do Estado de Goiás, administradas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), ofereceram 31 cursos técnicos, compondo 56 turmas de estudantes.