Quem somos

saiba mais sobre o CETT-UFG


Onde atuamos

conheça nossas atuações


Como atuamos

nosso meio para transformar vidas


Publicações

esteja por dentro


Institucional

nossa marca, nosso time


Vice-reitor participa do lançamento de projeto de qualificação profissional

Universidade é uma das parceiras do Estado por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão CETT.

O vice-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jesiel Freitas Carvalho, participou, na terça-feira (10/5), do evento de divulgação do projeto “2022: O Ano da Qualificação em Goiás”, promovido pela Secretaria da Retomada. A solenidade foi realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O projeto tem a finalidade incentivar a qualificação no Estado de Goiás e estimular a contratação de trabalhadores no mercado formal e, durante a cerimônia de lançamento, foram apresentadas as instituições que serão parceiras do Estado na qualificação, divulgação e captação de vagas de emprego, com ações durante todo o ano de 2022.

A iniciativa está sendo executada em parceria com a UFG, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG) -  com os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) e as Escolas do Futuro de Goiás (EFG) - com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae/GO), Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Sesc/Senac) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

Design sem nome 15

Altethéia Cruz, Jesiel Freitas, Flávia Cruvinel e Daiana Pimenta - Foto reprodução: Pablo Lisboa

O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destacou a participação da Instituição no projeto: "A UFG é uma Universidade que tem um papel importante na formação de recursos humanos para o Estado de Goiás. Recentemente, o governador Ronaldo Caiado procurou a UFG e propôs que pudéssemos, junto com o Governo do Estado, abraçar uma formação para além da formação universitária. Hoje, atuamos, através do CETT, na formação das Escolas do Futuro e dos Cotecs, objetivando a geração de mais emprego e renda".

Estiveram presentes ao evento as seguintes representantes do CETT: a diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Ferreira da Cruz; a diretora de Artes e Cultura, Flavia Maria Cruvinel; e a diretora de Ensino, Daiana Paula Pimenta. 

Fonte: SECOM/UFG

Atuação de agentes públicos durante o período eleitoral é tema de palestras promovidas pelo CETT/UFG

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) promoverá, durante a primeira semana de maio, palestras online com o tema "Agentes públicos nas eleições 2022 - legislação eleitoral".

A ação tem, como foco, os colaboradores dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) e das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs).

Na terça-feira, 03/05, a palestra será transmitida via canal no YouTube dos Cotecs, enquanto na quinta-feira, 05/05, será transmitida via canal das EFGs, ambas a partir das 19h.

O prof. Wandir Allan, especialista em Direito Público e presidente da Comissão de Direito Político Eleitoral da OAB-GO, será o responsável por ministrar ambas as palestras. A pauta das palestras incluirá informações básicas acerca dos direitos políticos e das normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos colaboradores durante o período eleitoral.

Ainda que a data da eleição pareça distante, é essencial que os trabalhadores que atuam em espaços públicos tenham ciência das regras de conduta existentes, evitando, assim, a prática de ações vedadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os colaboradores participantes terão direito a certificado de horas. Para realizar a inscrição e garantir o certificado, basta acessar o site: 

Cotec: https://www.even3.com.br/legislacaoeleitoral2022/

EFG: https://www.even3.com.br/escolasdofuturo_legislacaoeleitoral/

EFG recebe profissionais focados no sucesso do aluno

Novos colaboradores foram capacitados em treinamento de Customer Success, ofertado pelo CETT e devem ajudar a garantir a conversão e permanência nas escolas 

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), realizou na tarde desta quinta (07/04), em sua sede, um treinamento de Customer Success para os colaboradores que executarão essa função nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG).

WhatsApp Image 2022 04 07 at 17.57.33

Foto reprodução: SECOM-CETT/UFG

Na primeira parte do evento foram discutidos assuntos relacionados ao perfil do cliente como a definição de cliente ideal para a empresa, o custo de cada oportunidade perdida na insatisfação do usuário, as dificuldades de recepção do consumidor e o próprio conceito do que é Customer Success (CS). 

No contexto das Escolas do Futuro, o cliente é o estudante, e o seu sucesso é a inscrição, matrícula, permanência, conclusão e aplicação do curso em sua realidade, em forma de trabalho. Para isso, parte do treinamento se deu na construção de um plano de comunicação baseado na possível jornada do usuário desde o momento de entrada na escola até a finalização do curso com o encerramento da trajetória educacional.  

O palestrante José Leonardo, CTO da empresa Buzzlead e Head de Customer Success, destacou a importância de se manter o cliente satisfeito independente do segmento de atuação da empresa e como isso ajuda no crescimento da base de novos alunos/clientes. “O pessoal do CETT/UFG é bastante participativo, trazendo dúvidas e adequando o conteúdo para a sua realidade. Cada indústria utiliza o CS de maneira diferente", diz. 

WhatsApp Image 2022 04 07 at 17.55.54

Participantes do Treinamento de Customer Success das Escolas do Futuro de Goiás 

Antes da finalização do evento, os representantes de diferentes áreas internas das Escolas do Futuro e do CETT/UFG puderam expressar a sua opinião sobre a relevância do aprendizado do Customer Success. Jafter Raphael, Agente de Comunicação da EFG Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia), ressaltou a utilidade do treinamento para entender as experiências educacionais dos alunos e também dos colaboradores da sua unidade escolar.  

Já a participante Daniela Albo, recém empossada no cargo de Customer Success, enfatizou a necessidade de alinhamento entre todos os colaboradores das unidades EFGs em prol de um bom atendimento ao cliente. “O palestrante trouxe exatamente as atividades que a gente vai executar, como é o perfil ideal para o cargo de CS. Foi muito construtivo e muito válido”.  

CETT/UFG realiza Treinamento Customer Success para as EFGs

Na próxima quinta (07/04), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), realiza em sua sede, no Auditório do Centro de Aulas D da UFG, um Treinamento Customer Success para os colaboradores que executarão essa função nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG).

O evento tem como pauta a gestão de alunos, acompanhamento da jornada escolar do discente do início a conclusão do curso, estratégias de permanência, controle de evasão, captação e integração de novos alunos, mapeamento de recursos escolares e criação de equipes Customer Success no âmbito educacional. 

O workshop será iniciado às 8h da manhã e finalizado às 18h. Além disso, o evento contará com a presença de representantes da Coordenação Pedagógica, Secretaria Escolar, Agentes de Comunicação, Customer Success e dos Diretores do CETT.     

O treinamento visa capacitar os colaboradores internos para terem uma boa experiência com o público das escolas através de feedbacks e análise de satisfação e, assim, garantir o sucesso e satisfação dos alunos. 

Confira a programação geral 

08h15 - Abertura do evento
08h30 - Experiência do Cliente e História do CS
10h - Intervalo para Coffee Break
10h30 - Definição de sucesso e jornada do cliente
11h00 - Customer Journey (atividade prática)
12h ás 14h - Almoço
14h - Health Score e Níveis de Contato
15h - Plano de Interações e Métricas do Customer Success
16h - Intervalo para Coffee Break
16h30 - Estruturando um departamento de CS
17h45 - Encerramento

CETT/UFG realiza treinamento de comunicação para Cotecs e EFGs

Nos dias 04 e 05 de março de 2022, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) realizou o primeiro Treinamento de Comunicação (TREINACOM) para diretores, vice-diretores e agentes de comunicação das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs). 

O evento foi realizado no auditório do Centro de Aulas D, no setor Leste Universitário, com o objetivo de capacitar os dirigentes para realizar uma comunicação mais assertiva, objetiva e integrada.  

Na abertura da cerimônia, a diretoria do CETT/UFG reforçou aos participantes sobre a sua missão, os valores e os objetivos da nova gestão educacional, que gere o ensino técnico e profissionalizante do Estado de Goiás desde o final do ano de 2021. Além disso, os gestores ressaltaram a importância de se ter uma comunicação de excelência entre os dois modelos educacionais geridos pelo centro.

Diretoria do CETT/UFG fala na abertura do Treinacom 2022

O Diretor Geral do CETT/UFG, Prof. Dr. Moisés Ferreira Cunha, destacou a relevância do treinamento feito com os Agentes de Comunicação com a finalidade de se adequar aos novos métodos de informação/comunicação, principalmente das redes sociais. “Esse treinamento de media training foi pensado com o objetivo de dar subsídios a eles e também prepará-los. Hoje, nós temos certeza que o mundo está conectado. A informação é rápida, a comunicação precisa chegar amistosa, bem acolhida e, no final, captar o aluno”, concluiu o gestor.   

   Vinícius Pontes (Gerente de Comunicação) e Letícia Côrtes (Coordenadora de Comunicação) 

Já a Secretaria de Comunicação do CETT/UFG explicou com detalhes o planejamento dos novos processos da área, os pontos de melhorias, a padronização das redes sociais e dos sites, a função dos Agentes de Comunicação como um todo e a importância do profissional para alcance das metas de captação de alunos. A iniciativa visa incentivar e fortalecer todo o ecossistema de inovação do Estado de Goiás, além de promover a integração entre Governos, Mercados e Instituições Educacionais.

Elizeth Araújo (em pé), ao lado do repórter do Jornal O Popular, Ítalo Yuri

Durante o Workshop de Media Training, a jornalista Elizeth Araújo, frisou a necessidade de ter uma boa comunicação sobretudo em momentos de crise. “Quando você fala com um veículo de comunicação, você está falando com a população, com o público. O media training ajuda no incentivo da melhoria da comunicação, seja em espaços de divulgação, quanto para respostas como em caso de crises”, diz a comunicadora.  

Treinamento de Media Training com os Agente de Comunicação das EFGs e Cotecs

No final do encontro, os participantes puderam falar um pouco dos momentos do treinamento e do aprendizado adquirido. O professor de teatro, Marcos Augusto Marcarnei, do Cotec Labibe  Faiad de Catalão, reforçou a valia de ver teoria e prática durante o evento. “Trabalhar em relação a nossa fala, a nossa postura e ter entendimento do nosso papel dentro de cada colégio, ser essa ponte de informação é de suma importância”, afirmou o docente.

Participantes do Treinacom 2022 no CETT/UFG

A integrante Aglaciane Brandão, Vice-diretora do Cotec de Cristalina, enfatizou o aprendizado em produzir materiais que possam ajudar na divulgação de cursos e captação de novos alunos pelos colégios.   

Subcategorias