CETT/UFG participa de lançamento do curso de capacitação De.Co.Lab

Objetivo é ensinar como buscar recursos públicos para aplicação em editais de projetos de instituições de todo o país 

Na última terça-feira (13/09), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) participou do lançamento de um curso específico de elaboração de projetos e captação de recursos e, ainda, uma plataforma para que empreendedores e pesquisadores possam monitorar editais abertos das principais instituições brasileiras.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e realizado no auditório do 1º andar do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia.  

Na solenidade de abertura estiveram presentes pela Sedi, o secretário Marcio Cesar Pereira, a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Oliveira Pires, o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica, José Teodoro Coelho e a gerente de Gestão das Escolas do Futuro, Mychelly Ferreira Carlos Simões. Já pelo CETT/UFG compareceram o diretor geral, Moisés Ferreira da Cunha, a diretora de Artes e Culturas, Flavia Maria Cruvinel, e a diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia Ferreira da Cruz. O público também foi formado por pesquisadores e empreendedores do Estado de Goiás. 

Auditório do Edifício Goiás Cooperativo recebe Oficina para captação de recursos de editais para empreendedores - Foto reprodução: Secom-CETT / UFG 

O curso, intitulado De.Co.Lab, será ministrado pelas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) na modalidade on-line, no turno noturno, e terá duração máxima de 40 horas, sendo 28 delas teóricas e 12 práticas. Os interessados podem se inscrever no site efg.org.br.

Segundo o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi, José Teodoro Coelho, a proposta do Estado tem como público-alvo empreendedores, professores dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior que possuem vínculos profissionais em Goiás. 

Diretoria do CETT/UFG participa do lançamento do curso De.Co.Lab - Foto reprodução: Secom-CETT/UFG  

 

Plataforma

No lançamento do curso, foi apresentada uma plataforma interativa que está inserida no site da Sedi, chamada Radar de Editais, que lista as principais instituições do Brasil que apoiam projetos de ciência, tecnologia e inovação.

Atualmente alguns agentes de fomento como Finep, CNPq, Embrapii, Sebrae e Senai possuem chamadas públicas voltadas para uma gama de temas, como inteligência artificial, sustentabilidade, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Todas essas informações poderão ser acessadas por meio do Radar de Editais.  

De acordo com a Sedi, a procura por estes tipos de editais é baixa, principalmente pela falta de informação da existência dos órgãos que financiam a pesquisa e inovação no país. Atualmente estão disponíveis, para Goiás, recursos na casa de R$ 2,9 bilhões de reais para editais públicos federais de empreendedorismo. Por essa razão, o Governo de Goiás, em parceria com o CETT/UFG, planeja capacitar e incentivar os empreendedores a buscar recursos públicos para fomentar seus projetos e desenvolver a economia do Estado.   

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso