UFG realiza semana de Capacitação de Lideranças EPTs em parceria com o Governo de Goiás 

Entre os dias 03 a 05 de setembro, a Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia – CETT/UFG, realizou a Semana de Capacitação de Lideranças EPTs do Governo do Estado de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Cerimônia de abertura da Semana de Capacitação de Lideranças EPTS do Governo de Goiás | Foto: Marcos Lima

Na ocasião estiveram presentes o representantes do Governo de Goiás, da Secretaria de Estado da Retomada, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, o Superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, o Gerente Executivo Interino da FUNAPE, a Diretora da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – RTVE, o Diretor Geral do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG, além de outras autoridades.  

O evento marcou o início das atividades pedagógicas e administrativas com a capacitação dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos dos Colégios Tecnológicos (Cotec) e Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG). O público presente ainda pôde desfrutar da apresentação musical do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que está vinculado à Escola do Futuro em Artes Basileu França.

Apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás | Foto: Marcos Lima

Durante a apresentação do projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional, o Diretor Geral do CETT/UFG, Moisés Ferreira Cunha, destacou a importância da parceria firmada entre a Secretaria do Estado da Retomada (SER) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (SEDI). “O Projeto CETT foi idealizado com o objetivo de operacionalizar essa parceria, esse convênio, com as duas secretarias e principalmente reescrever a história da educação profissional e tecnológica juntamente com o Governo do Estado de Goiás. Eu tenho certeza que a gente vai alcançar essa meta”, afirmou o diretor.

As oficinas da Semana de Capacitação de EPTs foram realizadas nos dias 04 e 05/09 no período integral. No sábado (04) foram ofertados os minicursos: Comunicação Verbal e Não Verbal e Oficina de Gestão na Prática. O tema comunicação verbal e não verbal foi um dos assuntos mais debatidos na exposição dos Workshops.

Já no domingo foram disponibilizados os cursos: Avaliação e Oficina de Liderança. Ao longo dos três dias de convenção foram distribuídos kits para todos os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos dos Cotecs e EFGs presentes no evento. Cada kit entregue teve uma sacola personalizada de acordo com a instituição vinculada, contendo um copo, crachá, uma pasta e uma apostila com informações e diretrizes do novo projeto do CETT/UFG.

Em vários momentos do encontro os palestrantes instigaram os participantes com dinâmica em grupo, com pouco tempo de duração, diálogos rápidos e com simulação de problemas enfrentados na gestão educacional atual. Nesse momento vários membros pedagógicos revelaram as adversidades enfrentadas em suas respectivas regiões. Devido a pandemia do Covid-19, o evento respeitou todas as normas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

 Fernando Demarchi, especialista em comportamento e moda, fala sobre o uso da imagem | Foto: Marcos Lima

Para a coordenadora pedagógica, Cleicia Lima da Silva, do Cotec Maria Sebastiana da Silva, a principal e mais importante novidade do novo plano educacional gerido pelo CETT/UFG, é a unificação das diretrizes. “Acho que a fala da professora Maíra hoje foi muito ao encontro do anseio que nós dos Colégios Tecnológicos almejamos. Haja vista que eu estou na unidade desde 2014 e é um sonho, um desejo muito antigo de que os Cotecs se tornassem unidos, numa mesma diretriz. E não cada um caminhando para um lado”, citou a gestora.

 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso