Under Pressure tem trabalho aprovado para a Mostra Nacional de Robótica na Bahia

Under Pressure tem trabalho aprovado para a Mostra Nacional de Robótica na Bahia

 Evento acontece de 07 a 12 de outubro próximo  

Estudantes e integrantes do Grupo de Robótica Under Pressure, da Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, de Goiânia, se preparam para apresentar artigo aprovado na Mostra Nacional de Robótica (MNR)2023, que acontece de 07 a 12 de outubro, em Salvador/BA.  O artigo “Thunder Robô de Competição FRC (First Robotics Competition)”, foi orientado pelo professor Jefferson Lorençoni de Morais, e aprovado pela comissão do evento na categoria Artigo Superior/Multimídia. 

Participante da FIRST Robotics Competition (FRC), a equipe se juntou para construir um robô industrial capaz de deslocar cubos e cones de forma remota e autônoma, além de superar obstáculos, como subir uma rampa. Para desenvolver o robô Thunder, a equipe utilizou a metodologia STEAM, que combina Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Para alcançar o propósito, a equipe se dividiu em departamentos como Projetos, Montagem, Programação e Testes. Nestas áreas, os 14 integrantes do Under Pressure aplicaram conhecimentos e se ajudaram mutuamente, visando, assim, o ingresso em competições para demonstrar as habilidades do robô, soluções e ganhos do trabalho em equipe. 

O artigo aprovado para a MNR expõe os materiais e métodos empregados na construção do Thunder, que visa um aprimoramento contínuo, por meio de testes, simulações, refinamento para que o robô seja altamente competitivo para os campeonatos nacionais. 

Para Welpister Douglas Farias, desenvolver o artigo e participar do maior evento de robótica da América Latina é uma imensa satisfação.  “Todos os integrantes do grupo estão ansiosos para chegar na MNR e mostrar o trabalho, pois, o artigo fala exatamente sobre como foi construído nosso maior projeto robótico até o momento, que é o “Thunder””. 

robo01O grupo de robótica Under Pressure é composto pelos estudantes Célio Gabriel P. Thomé; Eduardo Garcia Chaveiro; Eduardo de Oliveira Xavier; Gabriel de Souza Oliveira; Gabriel dos Santos; Gabriela Agnes A. Borges; Grazielle Alins A. Borges; Gustavo Augusto A. Borges; Gustavo da Silva Caíres; Lucas Felipe de Oliveira; Patrick de Farias Cabral; Samuel Filipe O. Silva; Samuel Teixeira Lima; Victoria Beatriz Z. de Sousa e Welpister Douglas de S.Farias. 

Marcos Dias, mentor do grupo e gerente de Projetos do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), diz que esta iniciativa é prova de que o centro, por meio das Escolas do Futuro, vem revolucionando o ensino profissional e tecnológico no estado. “Os times de robótica, como o Under Pressure, vem posicionando Goiás nos principais rankings regionais, nacionais e internacionais na área de tecnologia”.

O evento - A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica articulada por instituições públicas de ensino e pesquisa e é realizada anualmente como forma de estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica por alunos do ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.

Conheça mais sobre o grupo no instagram - @under_pressure.oficial

Leia o artigo do grupo clicando aqui.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso