Texto: Wéber Félix 

Foto: Yan Oliveira 

 

A Comissão de Captação de Oportunidades de Projetos nasce para dar suporte estratégico às ações desenvolvidas pelo órgão 

Para fortalecer a missão de promover e ofertar educação profissional e tecnológica de excelência, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), da Universidade Federal de Goiás, contará, a partir deste ano, com mais uma frente de trabalho que se dedicará a prospectar novos projetos. A Comissão de Captação de Oportunidades de Projetos (CCO), constituída por oito membros, ficará responsável por monitorar, avaliar e indicar programas e oportunidades institucionais que estejam alinhadas com o propósito do CETT-UFG. A nova comissão será coordenada pelo gerente de Tecnologias, Arnaldo Ferreira Júnior, e pela assessora Jurídica, Jade Colherinhas. 

A comissão surge atenta às necessidades da sociedade e com vistas a ampliar o alcance de políticas públicas voltadas à profissionalização, como descreve o diretor geral do CETT-UFG, Moisés Cunha. “Nosso maior objetivo, neste momento, é fazer com que mais pessoas possam ser assistidas por programas de capacitação e qualificação profissional, fazendo com que elas consigam acessar e se manter no mercado de trabalho, mas também empreender e, assim, alcançar uma melhor qualidade de vida. Esta comissão nasce para viabilizar esse suporte, conectando instituições, empresas e pessoas”, argumenta. 

Com essa frente de trabalho, o CETT-UFG conseguirá ampliar a atuação para além dos limites de Goiás e proporcionar a profissionalização em todo o território brasileiro. “Estamos completando cinco anos de trabalho árduo no processo de profissionalização e transformação social. Chegamos em 2026, com uma estrutura consolidada e uma expertise que nos credenciam a alçar novos voos. Deixamos nossa marca em importantes projetos e na história de milhares de pessoas. Agora, vamos intensificar nossa atuação e fazer com que tantas outras pessoas possam ter essa oportunidade, seja em Goiás, no Centro-Oeste e também noutras regiões do Brasil”, complementa. 

Desde a sua criação em 2021, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia levou, através de projetos de ensino e profissionalização, oportunidades de capacitação em cursos gratuitos e com a qualidade e excelência a mais de 270 mil pessoas. Para se ter uma ideia dessa dimensão, o órgão ligado à UFG, promoveu mais de 1700 cursos, nas modalidades presencial, EaD e on-line, com uma taxa de satisfação dos estudantes de 98%. Com a implementação da CCO, o CETT-UFG institucionaliza um novo instrumento de gestão estratégica para fortalecer sua governança administrativa, bem como instituir novos espaços de formação e ensino.