O Qualifica Goiás passou a fazer parte dos projetos de educação profissional gerenciados pelo CETT-UFG em janeiro de 2025, por meio de um convênio celebrado com o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal, para a oferta de cursos profissionalizantes à população goiana, notadamente jovens goianos de 16 a 29 anos, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no CadÚnico ou no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O Qualifica Goiás faz parte do Programa Qualifica Brasil Manuel Querino (PMQ), que foi lançado pelo MTE em novembro de 2023, com a meta de capacitar profissionalmente 100 mil trabalhadores no país, contribuindo assim com a formação em geral e garantindo o acesso e permanência de jovens trabalhadores no mundo do trabalho.
Assim, mais de mil jovens tiveram acesso ao ensino profissionalizante em Goiás por meio desse programa, que ofertou 43 cursos em áreas diversificadas, como, por exemplo, os cursos de Barbeiro, Cuidador de Idoso, Enfermagem no Atendimento, Gastronomia, Manicure e Pedicure, Massoterapia e Suporte e Manutenção de Computadores.
Além de desenvolver habilidades técnicas, o programa incentiva o empreendedorismo e contribui para a inclusão social. O diretor-geral do CETT-UFG, professor Moisés Cunha, comenta que foram captadas 1250 vagas para Goiás, que foram distribuídas em algumas cidades do interior do estado, contando com a parceria das prefeituras para a realização das aulas. “É um projeto de muita importância para o estado de Goiás, porque ele traz a oportunidade para a comunidade se qualificar. Os cursos dão a oportunidade de aprendizado para que as pessoas se integrem ao mercado de trabalho de maneira qualificada. É o CETT trabalhando, entregando para a sociedade a Educação Profissional Tecnológica do Estado de Goiás”, comemora.
Transformando vidas
A reportagem do CETT-UFG acompanhou a formatura de alunos do Qualifica Goiás ocorrida em Cidade Ocidental no final do ano passado e coletou depoimentos de alguns dos qualificados por esse programa educacional. Estudante do Ensino Médio, Ketellem Nathália Teles Vasco cursou Suporte e Manutenção de Computadores, e ela é a prova de que um curso profissional, além de proporcionar conhecimentos práticos, pode despertar também outros interesses: “Por enquanto, vou usar esse conhecimento para auxiliar nos meus estudos, mas pretendo fazer um curso superior nessa área para me aprofundar mais”.
A manicure e pedicure Agatha Rocha recebeu dois certificados, pelo curso no segmento que já atuava e também de Maquiagem. “Os cursos foram maravilhosos, me trouxeram muitas possibilidades de trabalho, conheci novas técnicas, e agora estou aplicando nas minhas amigas e clientes. Fazer maquiagem, além de unha, está sendo um diferencial. Eu tenho 28 anos, sou mãe solo, então, preciso muito de atuar profissionalmente.”
Mãe do pequeno João, que fez um ano em setembro passado, Agatha comenta ainda que se sentiu muito acolhida pelas professoras do Qualifica Goiás, já que teve que levar seu bebê às aulas. “Em nenhum momento alguém reclamou, pelo contrário, me ajudaram a cuidar.” Sua satisfação se manifesta no tempo que tem dedicado aos cursos, tendo sido, no semestre passado, aluna dos cursos de Massoterapia e Gastronomia. Durante a solenidade, Agatha foi um dos destaques ao apresentar uma música gospel com sua voz potente.
A estudante de Ensino Médio Jocicleia Moura Pereira cursou Enfermagem no Atendimento a Áreas Hospitalares Específicas, e considera esse o primeiro passo para sua futura profissão de técnica em enfermagem. "Eu gostei muito do curso. Aprendemos o básico, mas é um processo, é preciso começar, e sinto que agora comecei. Acredito que vai facilitar para os cursos que pretendo fazer na área.”
A estudante de Ensino Médio Evelyn Vitória Pereira do Carmo fez os cursos de Massoterapia e Barbeiro, e, agora, está fazendo os cursos de Cabelo e Maquiagem. “Eu aprendi muita coisa no curso de Massoterapia. Tenho feito massagem na minha mãe. Eu quero começar a trabalhar e ter outros serviços como complemento de renda”, planeja.
A assistente de almoxarifado Amanda Veras de Nascimento fez o curso de Massoterapia, e começou a fazer massagens a domicílio. "Achei uma experiência maravilhosa participar do Qualifica Goiás, uma oportunidade muito importante para nós, jovens. Tem sido uma renda extra que está me ajudando muito”, frisa.
Há cerca de um ano Maria Isabella Rodrigues Montalvão começou a atender em casa como manicure e pedicure, e, quando soube do curso ofertado pelo Qualifica Goiás, foi rapidamente se inscrever. “Foi uma experiência muito boa! O curso é ótimo, bem explicativo, e eu ainda conheci pessoas novas. Foi a abertura de um portal para novas técnicas, foi incrível”, se entusiasma.
Auxiliar de cozinha de um restaurante, Lucas Matos Fares fez o curso de Gastronomia e, desde o começo, está aplicando seus conhecimentos no trabalho. “O curso foi ótimo, maravilhoso! Eu adoro cozinhar, e as práticas que aprendi estão tendo muita aprovação, tudo tem ficado ainda mais gostoso”, assegura.
Kevylla do Nascimento Dutra, certificada no curso de Enfermagem no Atendimento a Áreas Hospitalares Específicas, analisa o processo de aprendizado: “O curso foi muito interessante, mesmo não sendo um curso que traga muito a questão prática, a gente conheceu muito sobre regras, sobre o modo de se comportar no primeiro atendimento. Vai ser importante para o curso Técnico de Enfermagem que pretendo fazer”, acredita.
Educação profissional tecnológica de qualidade e gratuita para quem mais precisa. Esse não é apenas um slogan, é o objetivo do CETT-UFG, que tem provado isso nos projetos educacionais que tem gerenciado, promovendo inclusão e diversidade no mercado de trabalho do estado. Com impacto crescente, o Qualifica Goiás vai seguir, em 2026, transformando vidas e ampliando o acesso à educação profissional, preparando cidadãos para novas oportunidades no mercado de trabalho.