CETT/UFG promove workshop de gestão de projetos ágeis para líderes e gestores dos Cotecs

Foi realizado, na última quinta (28/7) e sexta-feira (29), o 1° Workshop de Gestão de Projetos Ágeis para Líderes e Gestores realizado pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG). O treinamento consistiu em uma imersão de dois dias, com uma programação recheada de atividades e reuniu líderes e gestores das quatro organizações envolvidas na gestão dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs): as próprias unidades de ensino, o CETT/UFG, a Secretaria de Estado da Retomada (SER) e a Fundação RTVE

Segundo a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT/UFG, Alethéia Cruz, o objetivo do workshop foi garantir que os participantes pudessem se aprofundar na temática da gestão ágil de projetos e conhecer ferramentas com potencial para garantir maior eficiência nos processos. “A ideia é que todos nós possamos caminhar juntos em uma única direção, buscando atingir o grande propósito que temos em comum nessa parceria, que é, no final das contas, fazer a transformação social do estado de Goiás”, destaca Alethéia.

Design sem nome 48

1° Workshop de Gestão de Projetos Ágeis para Líderes e Gestores realizado pelo CETT/UFG  - Foto: Ana Luiza Ariza - Secom-CETT/UFG

Para Marsal Melo, um dos palestrantes responsáveis pelo treinamento, o grande objetivo, além da interação entre as instituições, foi propiciar aos participantes uma visão mais detalhista dos objetivos estratégicos já traçados, de forma a garantir que eles possam ser divididos em tarefas e ações realizáveis no dia a dia, facilitando para todos o alcance dos resultados esperados.

O gerente de Qualificação Profissional e dos Cotecs na SER, Rodrigo Rodrigues, corrobora com as ideias de Alethéia e Marsal, destacando a integração entre as instituições e a aplicabilidade do conteúdo do workshop no dia a dia como essenciais para o sucesso do projeto. "É fundamental que as equipes tenham essa integração, para que possamos desenvolver juntos as metodologias para avançar no projeto. Todas as ideias que estão sendo apresentadas, tanto pela Retomada, pelo CETT/UFG e Fundação RTVE,  quanto pelos Cotecs, são propostas que a gente vivencia no dia a dia. Então, a possibilidade de aplicação é muito alta e as chances de sucesso também", defende Rodrigo. 

O diretor do Cotec Irtes Alves de Castro Ribeiro, na cidade de Jaraguá, Bob Nogueira, já não vê a hora de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o workshop em sua unidade. “Nós temos uma rotina corrida e, às vezes, nos perdemos nessas ações e atividades diárias. Por isso, a nossa participação nesse treinamento vai nos auxiliar bastante, principalmente, na transformação dessas atividades em processos e na condução delas no dia a dia do Cotec”, ressalta. 

Design sem nome 47

Participantes do Workshop participam de selfie durante o treinamento - Foto: Ana Luiza Ariza - Secom-CETT/UFG

O posicionamento do diretor é apoiado pelo relato de Fabiane Barros, vice-diretora do Cotec Jerônimo Carlos Prado, em Goiatuba. “Com certeza nós vamos aplicar esse conhecimento, afinal, esse treinamento vem de pessoas que são muito experientes no assunto, que trazem expertise. E nós precisamos buscar novos conceitos para a nossa cidade, para o nosso Cotec, trabalhar melhorias com os nossos alunos. Então, com toda a certeza, nós vamos aplicar sim!”, corrobora Fabiane. 

Os aprendizados angariados a partir do treinamento não irão impactar apenas os Cotecs. O coordenador pedagógico do CETT/UFG, Patrick Kennedy, também vê com bons olhos as mudanças que virão em sua atuação. “Acredito que capacitações desse tipo sejam extremamente importantes. Estamos tratando de um tema cada vez mais relevante, essencial dentro de qualquer gestão e eu creio que vai contribuir bastante para as minhas competências ao gerir a minha equipe”, detalha. 

Os efeitos do conteúdo apresentado no workshop é um dos pontos mais relevantes para Marsal Melo. Graduado em Análise de Sistemas, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e mestre em Inovação e Empreendedorismo, o palestrante acredita que a interação entre o conteúdo e a realidade dos participantes é essencial para o sucesso do treinamento e, por isso, investe na interação. “Os momentos de interação estão muito conectados com as metodologias ativas de ensino, em que tornamos os participantes protagonistas. Eu estou aqui como facilitador, tenho o objetivo de extrair de cada  líder, cada gestor, a sua realidade para que possamos interagir e fazer algo que esteja próximo do seu dia a dia”, reforça Marsal.

Para o gerente Administrativo e Financeiro da Fundação RTVE, Michaell Patarelo, o impacto do treinamento não poderia ser mais positivo. "É um conteúdo muito importante, afinal, a gestão de projetos se enquadra tanto nas atividades dos Cotecs, da Retomada, do CETT/UFG, quanto da própria Fundação. Esse curso vai nos garantir uma visão mais ampla dos fluxos das quatro instituições e, por isso, eu considero que esse treinamento foi muito positivo, muito útil, e espero que mais workshops aconteçam!", finaliza.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso