Programa Inove Mais está com inscrições abertas

Programa Inove Mais está com inscrições abertas

Iniciativa que visa selecionar grupos para desenvolvimento de projetos ou protótipos nos ambientes das Escolas do Futuro está com inscrições abertas. Os grupos classificados contarão com apoio financeiro ao longo do programa 

Até o próximo dia 26 de janeiro seguem abertas as inscrições ao Programa Inove Mais, que tem como objetivos apoiar estudantes vinculados às Escolas do Futuro de Goiás que estejam desenvolvendo ou idealizando soluções inovadoras em produtos ou serviços e proporcionar o acesso às atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e outros serviços técnicos especializados.

Regulamentado pelo Edital 01/2024, o Programa Inove Mais terá duração de cinco meses, sendo desenvolvido nas unidades das escolas na capital e no interior. Cada estabelecimento tem capacidade de receber até dez grupos de interessados no estudo e desenvolvimento de protótipos, nos laboratórios e ambientes de inovação, denominados de Inove Lab.

Os grupos classificados receberão bolsas como residentes do Programa Inove Mais. De acordo com os critérios do edital, cada proposta selecionada receberá apoio financeiro de até R$2.500,00 ao longo de cinco meses, distribuídos em bolsas de residência, com um valor mensal de R$500,00 por proposta. 

O Laboratório Inove Lab é um espaço dentro das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) voltado para atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e prestação de serviços acadêmicos e empresariais à comunidade em geral. Esse espaço tem como objetivo fomentar a construção de uma articulação e interação das demandas da Indústria 4.0 com as da Educação Profissional e Tecnológica contemporânea.  

O desenvolvimento de protótipos é uma prática essencial no ciclo de vida da engenharia de produtos, construindo um modelo inicial ou uma versão preliminar de um produto antes de sua produção em massa. “Por isso, a criação permite testar várias possibilidades de materiais ou designs para um produto, até encontrar a melhor versão final”, explica o gerente de Inovação e Tecnologia do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Pedro Henrique Gonçalves. 

De acordo com ele, o uso de protótipos é altamente considerável para validar ideias, uma vez que oferece uma visualização simplificada do produto ou mecanismo que se quer testar, com custos muito menores do que a criação de um produto finalizado. 

As inscrições seguem abertas até o dia 26 de janeiro de 2024, sendo realizadas, exclusivamente por meio do formulário de inscrição disponibilizado no www.efg.org.br/editais. 

O Inove Mais será desenvolvido nas unidades das Escolas do Futuro, sediadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. 

Acesse aqui o edital. (colocar link).

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso