Programa de pré-incubação traz novidades para 2024

Programa de pré-incubação traz novidades para 2024

Iniciativa gerida pelo CETT-UFG está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro. Dez  projetos aprovados vão contar com apoio financeiro no decorrer do programa 

Em 2023, depois de receber a inscrição de mais de 100 projetos empreendedores e/ou de inovação em dois ciclos de assessoria e orientações específicas para o desenvolvimento de negócios, o Programa de Pré-Incubação, gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) e conduzido pelo Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação (STAI), dentro das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, anuncia novidades para 2024.

As mudanças trazidas pelo edital de seleção representam um passo importante para ampliar o apoio aos interessados (empreendedores, estudantes, cientistas e startups) que buscam transformar suas ideias em uma empresa formalizada juridicamente e com um produto pronto para ser colocado no mercado consumidor. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de janeiro de 2024, sendo realizadas, exclusivamente por meio do formulário de inscrição disponibilizado no www.efg.org.br. Neste ano 15 projetos serão selecionados.

Dentre as novidades trazidas para este ano está o apoio financeiro a 10 projetos/ideias selecionadas pelo Edital 01/2024, por unidade das Escolas do Futuro do Estado de Goiás. A bolsa, no valor de até R$ 3 mil, será distribuída ao longo da pré-incubação, com valor mensal de R$ 600,00 por proposta. A bolsa somente será concedida a alunos que estejam regularmente matriculados em Curso Técnico ou em Curso de Qualificação na EFG em que o Programa de Pré-Incubação será constituído.

Como um serviço e apoio institucional às ideias promissoras, com viabilidade técnica e mercadológica, a pré-incubação é uma fase provedora de ferramentas e soluções indutoras do futuro de um negócio nascente, e, por efeito, sua longevidade. A fase de pré-incubação está organizada de forma a atender três objetivos: formalizar a empresa, construir um plano de negócio consistente e desenvolver, pelo menos, um protótipo de produto ou serviço pronto para ser oferecido ao mercado. Quando a empresa atinge esses objetivos, está pronta para iniciar a fase de incubação.

“O programa oferecido pelo STAI, dentro das Escolas do Futuro, promove e desenvolve o empreendedorismo inovador e também fomenta o ecossistema de inovação goiano”, salienta a coordenadora de Inovação e Tecnologia do CETT-UFG, Ranielly Mendes, acrescentando que cada ciclo da pré-incubação dura cinco meses. “Nesse período, os contemplados usufruem de todas as formas de apoio ofertadas e regulamentadas pelo edital”.

Os selecionados recebem capacitação, orientação e aconselhamento e têm acesso a oficinas, mentorias, testes, métodos de gestão, validação do modelo de negócio e preparação do Pitch (apresentação de uma ideia ou conceito que traduza o valor e o impacto gerado). “Ainda se beneficiam com conexões e oportunidades de relacionamentos, construindo um networking”, assinala Ranielly Mendes. 

Para que a ideia e/ou projeto pré-incubado receba o certificado de participação é preciso que a equipe ou representante da ideia e/ou projeto tenha comparecido a pelo menos 75% da jornada. Todas as ações inerentes aos ciclos, à organização e ao monitoramento para uso dos ambientes de inovação e à conexão do grupo de profissionais com o público-alvo durante o período de execução do programa de pré-incubação são coordenadas pelo CETT-UFG e acompanhadas pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti) e Funape.

O ciclo de pré-incubação será desenvolvido nas unidades das Escolas do Futuro, sediadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. 

Acesse aqui o edital.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso