Educação a Distância garante novas perspectivas de vida

Educação a Distância garante novas perspectivas de vida

Centro de Educação, Tecnologia e Trabalho (CETT-UFG) registra aumento de 210% no número de matrículas em 2023 nos cursos ofertados pelas Escolas do Futuro e Colégios Tecnológicos, na modalidade EaD. Em Mineiros, estudante abre CNPJ e se profissionaliza estudando a distância 

Sem limites geográficos e requisitando do estudante a organização de tempo aos estudos, e alguns aparatos tecnológicos, o Ensino a Distância (EaD) cresceu de forma considerável no País na última década, ganhando destaque no período da pandemia do Covid-19. A modalidade tem demonstrado força e comporta motivos que levam os estudantes a optar por um curso nesse formato, composto pela tríade educação, metodologia e tecnologia.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), entre 2011 e 2021, o número de estudantes na modalidade aumentou 474%. Este número inclui graduação, pós-graduação, ensino técnico, capacitações e nível básico.

É nesse cenário que está situada a realidade de Kamila Carrijo, aluna do curso técnico de Marketing e Mídias Sociais, na Escola do Futuro Raul Brandão de Castro, em Mineiros, no Sudoeste goiano. Além de adquirir conhecimento em uma nova área de trabalho, Kamila fez diversos contatos e ganhou reforços para seu negócio. “Abri meu CNPJ e fiz do meu Instagram um canal profissional”, declara com entusiasmo, ao perceber que hoje tem melhores condições para gerir as atividades a que se propõe realizar na rede social.

Quando se opta por essa modalidade, disciplina e interesse são alguns dos aspectos condutores dessa forma de aprender ou aperfeiçoar conhecimentos, que, geralmente, na reta final, tem conteúdo para uma fase presencial, portanto, conclusiva do curso.

Kamila conta que enfrentou alguns desafios, como a definição do melhor horário para a rotina de estudos e a administração das responsabilidades para melhor aproveitamento do conteúdo, mas não desistiu do seu propósito e se colocou pronta para a nova etapa em sua vida. “Estar nas aulas aos sábados é muito prazeroso e nem vejo passar a hora”. Para Kamila, o curso EaD é a oportunidade que faltava. “Sem dúvida, a Escola do Futuro aqui em Mineiros tem sido um diferencial na minha vida profissional”, completa.

Como gestor das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) registrou a oferta de 60 cursos na modalidade EaD no ano passado. No período, a rede de ensino focada na educação profissionalizante efetuou 2.800 matrículas e, em 2022, registrou 1.330 matrículas, isto representa um aumento de 210,53% de matrículas nesta forma de ensino, na comparação de um ano para outro. 

“As estatísticas do CETT-UFG integram os dados nacionais e ratificam o valor da educação a distância para a formação profissional, para o acesso e democratização da educação no estado”, atesta a gerente de EaD, Tânia Ribeiro.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso