Metodologia de ensino de robótica desenvolvida pelo CETT-UFG leva estudantes para campeonato mundial

Metodologia de ensino de robótica desenvolvida pelo CETT-UFG leva estudantes para campeonato mundial

Os alunos da Escola do Futuro de Aparecida de Goiânia vão competir no RoboWorld Cup FIRA, um dos maiores campeonatos de robótica do mundo, que está agendado para este ano no Brasil 

Eles são jovens, com idades entre 15 e 19 anos, e integram o grupo Rassilianos, nome que homenageia a Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, onde estudam robótica. Acumulando prêmios em campeonatos regionais e nacionais, o grupo, formado por cinco estudantes, garantiu vaga para o RoboWorld Cup FIRA 2024, torneio mundial de robótica, que será realizado de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, no Maranhão.

A classificação, extraordinária para a escola pública focada no ensino tecnológico e administrada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), foi alcançada durante a etapa nacional do FIRA Brasil, em Juazeiro do Norte (CE), em novembro do ano passado. Os estudantes conquistaram a vaga para o campeonato mundial nas categorias Cliff Hanger, na qual robôs de pesos iguais tentam empurrar o oponente para fora da arena enquanto se desviam de obstáculos, e Cabo de Guerra. O robô utilizado na competição foi desenvolvido nos laboratórios de ensino da escola, e até o mundial, passará por novas intervenções, com a finalidade de deixá-lo mais robusto para as provas.

De acordo com Anna Clara Barros, uma das integrantes do Rassilianos, essas competições têm igual importância para o grupo, pois considera que o futuro já chegou e a tecnologia é realidade no dia a dia. “Queremos que a robótica seja acessível a todos”, destaca a jovem. O grupo é composto também por Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Gabriel dos Santos Feitosa e Bertrand Otoniel Pereira.

O diretor da escola Luiz Rassi, Vinícius Seabra, atesta a competência da equipe na disputa no FIRA e as condições de ensino que a unidade oferece de forma gratuita. “Temos equipamentos de última geração para formar os jovens dentro da realidade tecnológica que o mercado espera, deixá-los preparados aos desafios da robótica, e profissionalmente, pessoas de alto nível”, garante.

Para o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha, tudo isso é motivador e reforça a missão do Centro em transformar vidas por meio da educação profissional e tecnológica, levando aos jovens o espírito da ciência e da tecnologia. “Os campeonatos evidenciam o potencial de criatividade e de capacidade de realização das Escolas do Futuro, bem como da equipe pedagógica e professores que transferem e estimulam nos estudantes o aprendizado teórico e prático com resultados”, destaca.

Sobre a FIRA - A Federação Internacional de Esportes (FIRA) – fundada pelo Prof. Jong-Hwan Kim, KAIST, Coreia em 1996 – é a competição de futebol de robôs mais antiga do mundo. De origem humilde, a FIRA cresceu para uma grande competição de robótica com o objetivo de usar o esporte como problemas de referência para pesquisas de ponta em robótica e outras áreas relacionadas. A FIRA também inclui a competição FIRA Air para robôs voadores autônomos, o FIRA Challenge para pesquisa em robótica com grandes benefícios sociais, como robôs de busca e resgate urbanos, e o FIRA Youth para a próxima geração de pesquisadores.  

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso