Congresso organizado pelo CETT-UFG discutirá a Educação Profissional e Tecnológica

Congresso organizado pelo CETT-UFG discutirá a Educação Profissional e Tecnológica

Evento vai divulgar e ampliar conhecimento público sobre essa modalidade educacional transformadora de vidas e geradora de oportunidades de trabalho. Além disso, vai premiar iniciativas estudantis para a área

Sob a temática “Educação Profissional e Tecnológica como caminho para a inovação social e transformação social”, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) reunirá, de 08 a 10 de novembro, em Goiânia, docentes, estudantes e empresários em discussões, estudos e análises sobre políticas voltadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seus avanços no Estado de Goiás. As inscrições para participar do evento seguem abertas até 1º de novembro no site efg.org.br.

Está prevista também a construção de uma agenda sobre a EPT, envolvendo conhecimentos e experiências entre os atores do ecossistema da educação profissional (professores, pesquisadores, instituições públicas e privadas ofertantes da EPT, estudantes etc), a fim de fortalecer essa modalidade educacional e outras políticas, como as relacionadas à geração de emprego e renda, cobertura educacional à população de maior vulnerabilidade social, desenvolvimento regional e mobilidade social.

No decorrer do congresso serão debatidos, entre outros temas, questões como os desafios e oportunidades na EPT, educação e mercado de trabalho, profissões do futuro, principais avanços tecnológicos e suas aplicações, tendências em inteligência artificial aplicada à educação, diversidade e inclusão no contexto da EPT, e empregabilidade.

O 1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Goiás é uma oportunidade especialmente relevante para se analisar a legislação em vigor aprovada, neste segundo semestre, pelo governo federal. A Lei nº 14.645/2023, determina a criação de uma Política Nacional e Educação Profissional e Tecnológica, em colaboração com os estados e o Distrito Federal, alinhada, também, como o Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha, a lei é um salto para essa modalidade de ensino e um marco para a juventude, que poderá contar com a expansão qualificada desse ensino, que tem contribuído para a ampliação das perspectivas de formação profissional e de inserção mais digna para a juventude no mercado de trabalho, além de responder de maneira inteligente aos gargalos da falta de mão de obra especializada.  “A validação da lei é um avanço de peso para o fortalecimento e expansão dessa modalidade de ensino transformadora de vidas", ratifica Cunha.

Na programação constam palestras, mesas-redondas, hackatons, vagas de empregos, consultorias, cursos gratuitos e apresentação de trabalhos. Mais de 100 artigos foram submetidos para o congresso. No Hackathon (maratona de programação que discute novas ideias e desenvolve projetos de software ou hardware), iniciativas de soluções tecnológicas de estudantes serão premiadas pela criatividade. 

SERVIÇO  

1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Goiás 

Inscrições (gratuitas): até 01/11 no link efg.org.br
Data:
08, 09 e 10 de novembro/2023 (de quarta a sexta-feira)
Local:  Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Campus Samambaia/UFG
Realização:
CETT-UFG
Parceiros:
Funape, Escola do Futuro, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti), Assespro, Gyntec, Senac e Senai

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso