Grupos de robótica das Escolas do Futuro projetam o Estado em campeonatos e torneios locais, nacionais e da América Latina

Grupos de robótica das Escolas do Futuro projetam o Estado em campeonatos e torneios locais, nacionais e da América Latina

As equipes são exemplos da qualidade da educação profissional e tecnológica administrada pelo CETT-UFG. Os grupos colecionam premiações, e neste mês, o Under Pressure apresenta artigo científico aprovado na MNR, na Bahia. Já o Rassilianos vai para a etapa nacional do Fira, no Ceará, em novembro 

 Parte integrante da oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Goiás, as Escolas do Futuro, geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), sob convênio com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Funape, têm preparado o cidadão, sobretudo os jovens, para o exercício de profissões tecnológicas, por meio de uma educação que abre caminhos inovadores, estimula habilidades e leva a realizações e sucesso, fazendo dos estudantes agentes de mudanças no mercado de trabalho atual e vindouro. 

Dentre as várias área de atuação das Escolas do Futuro, a robótica tem obtido grande destaque, tanto pela qualidade do ensino, quanto pela visibilidade que os grupos de estudantes do Estado têm alcançado nas competições que participam. Ligados às Escolas do Futuro de Goiânia e Aparecida de Goiânia, os grupos Under Pressure e Rassilianos têm se destacado e contribuído para difundir o ensino da robótica, bem como vêm se tornando instrumento de atração de outros estudantes para as carreiras relacionadas à tecnologia.

Com 14 integrantes ativos, o grupo de Robótica Under Pressure, foi criado em 2022, com intuito de ampliar e descobrir novos mundos dentro da robótica, aprofundando conhecimentos voltados para as indústrias 4.0 e 5.0, através da metodologia STEAM, que combina Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

Grupos de robótica das Escolas do Futuro02

O grupo nasceu com o desafio de construir um robô e participar do torneio FIRST Robotics Competition (FRC). Para cumprir a prova, os membros se dividiram em cinco áreas de estudos e deram vida ao “Sucatinho”, robô oriundo da utilização de materiais recicláveis e sucata. Com ele, o grupo garantiu presença no primeiro campeonato, no Rio de Janeiro, daquele ano. De lá até hoje, o Under Pressure não parou mais. Já são quatro participações em campeonatos nacionais com evoluções nas máquinas desenvolvidas. Do “ Sucatinho”, vieram o robô de combate “MiniBronx” para o  lron Cup, em Minas Gerais, e o “Thunder”, o maior projeto do grupo, para o campeonato regional da FIRST, em Brasília, e do Off-Season da FIRST, no Rio de Janeiro, neste ano.

Como a inovação e os upgrades acompanham a robótica, o Thunder é sempre melhorado, e a metodologia de sua construção foi convertida em um artigo científico aprovado para a Mostra Nacional de Robótica (MNR) que acontece de 07 a 12 de outubro, na Bahia. O artigo “Thunder Robô de Competição FIRST”, foi orientado pelo professor Jefferson Lorençoni de Morais, e aprovado pela comissão do evento, na categoria Artigo Superior/Multimídia. 

O artigo aprovado para a MNR expõe os materiais e métodos empregados na construção do Thunder, que visa um aprimoramento contínuo, por meio de testes, simulações, refinamento para que o robô seja altamente competitivo para os campeonatos nacionais. Para o integrante do Under Pressure, Welpister Douglas Farias, desenvolver o artigo e participar do maior evento de robótica da América Latina é uma imensa satisfação.  “Todos os integrantes do grupo estão ansiosos para chegar na MNR e mostrar o trabalho, pois, o artigo fala exatamente sobre como foi construído nosso maior projeto robótico até o momento, que é o “Thunder””.

Outro grupo que vêm se destacando são os Rassilianos, formado majoritariamente por meninas, em 2022, na Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. Com pouco mais de um ano de criações, estudos e pesquisas, o grupo participou de três campeonatos, o Iron Cup, o 1º Campeonato de Robótica da Escola (1º lugar na categoria Sumô) e o Fira Brasil Etapa Goiás (3° lugar na categoria Cliff Hanger).

Com a recente premiação, o grupo se organiza para a etapa nacional do Fira Brasil, marcada para o período de 23 a 25 de novembro, em Juazeiro do Norte, Ceará. O evento classifica anualmente mais de 30 equipes para o Fira Robo World Cup (Copa do Mundo de Robótica). “Estamos planejando e estudando mais sobre a categoria Cliff Hanger e temos indicadores que tudo dará certo”, vislumbra a vice coordenadora do Rassilianos, Danielly Khalil.

Grupos de robótica das Escolas do Futuro03

A jovem realizou no grupo o sonho de integrar uma equipe de robótica e, “além de contar com uma excelente infraestrutura na escola, a experiência me trouxe oportunidades incríveis, como ser palestrante da Campus Party e participar de campeonatos”. 

Marcos Dias, gerente de Projetos do CETT-UFG, diz que esta iniciativa é prova de que o centro, por meio das Escolas do Futuro, vem revolucionando o ensino profissional e tecnológico no estado. “Os times de robótica vêm posicionando Goiás nos principais rankings regionais, nacionais e internacionais na área de tecnologia”, aponta Dias, ao acrescentar que “por meio dos grupos, uma parcela da população goiana segue com afinco na formação tecnológica, mostrando como a educação profissional em tecnologia se configura em referência para a inserção do jovem no setor.

Para além das competições e premiações recebidas, os dois grupos, ligados ao ensino público estadual, foram homenageados pela Assembleia Legislativa em reconhecimento à participação em torneios nacionais de robótica, e por contribuírem para a disseminação da área que ao reunir três elementos - mecânica, eletrônica e programação, inspira, profissionaliza e estimula o jovem a buscar soluções de problemas, trabalhar em ambientes competitivos e a lidar com desafios, características muito almejadas pelo mercado de trabalho atual.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso