Meninas na robótica - ensino é parte de uma formação pedagógica e futurística
Meninas na robótica - ensino é parte de uma formação pedagógica e futurística

A robótica na educação

Ensino revoluciona a formação de jovens e meninas se destacam  

A palavra robô foi usada pela primeira vez em 1920, há mais de cem anos. Desde então, a robótica deixou os campos restritos dos inventores, cientistas, matemáticos e engenheiros para ocupar espaço nos campos da educação. Nesta área, o uso da robótica tem trazido novos estímulos para o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, a chamada metodologia de formação STEAM. 

Atualmente, crianças e adolescentes, conhecem e praticam a robótica, aprendendo a montar, programar e desenvolver sistemas automatizados, dos mais diferentes graus de complexidade. Independente do sexo ou idade vão a campeonatos e torneios, mostrando o que são capazes de criar e comandar no vasto campo da tecnologia e da robótica. 

Nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), um lugar de destaque nesta área, vem sendo ocupado por meninas. Nos cursos de capacitação, oferecidos gratuitamente as jovens a partir dos 16 anos, elas representam a maioria nas turmas. 

Um exemplo dessa realidade acontece na Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. Ali, de 30 jovens com idade entre 16 e 18 anos, integrantes da última turma do curso de Robótica, 27 eram mulheres, isto é, 90% do grupo. Mais do que estimular o interesse das meninas pela ciência, ensinando-as como desenvolver tecnologias associadas à concepção e construção de robôs, as aulas oportunizam a essas garotas a chance de se qualificarem para o futuro profissional.

Na grade da capacitação, as meninas aprendem a montar robôs, pesquisam sobre matemática, física, eletrônica, programação e logística de códigos, desenvolvendo habilidades que farão diferença em suas carreiras profissionais. A robótica faz com que os estudantes tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos jovens e, também das empresas, que buscam cada vez mais profissionais qualificados para darem conta de suas demandas. 

Quer conhecer mais sobre o curso de robótica oferecido pelas Escolas do Futuro? Clique aqui.

Conheça o trabalho das Escolas do Futuro, acessando aqui e todos os cursos oferecidos, clicando aqui.

Quer conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo CETT-UFG? Clique aqui.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso