“Levemente”, programa de prevenção da violência nas Escolas do Futuro é lançado em Goiás
Doris Sommer durante visita na EFG Luiz Rassi, ladeada pelo diretor da unidade escolar Vinicius Seabra e pelo titular da Secti, José Frederico Lyra Netto

“Levemente”, programa de prevenção da violência nas Escolas do Futuro é lançado em Goiás

Iniciativa tem apoio do CETT-UFG, gestor da rede de escolas, e metodologia desenvolvida em Harvard

Com uma iniciativa do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) lançou o Programa Levemente, com intuito de fortalecer as habilidades socioemocionais dos alunos das Escolas do Futuro, geridas pelo Centro.

“A proposta nasceu da observação diária das vivências relacionais entre os jovens nas escolas e a necessidade vista em trabalhar as questões comportamentais e preventivas. Então, buscamos na coordenação do curso de Psicologia da UFG, o amparo, as concepções teóricas, metodologias e práticas exitosas e comprovadas para desenvolver e aplicar o programa”, detalha o diretor Geral do CETT-UFG, Moisés Cunha.

O programa é específico para apoiar os alunos que apresentam problemas emocionais e capacitar os profissionais das cinco unidades escolares do estado nesse tipo de cuidado. O Levemente conta ainda com metodologia Pre-Texts desenvolvida pela professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard, para a construção de um ambiente acolhedor para os alunos, além de instrumentalizar formas de detectar e prevenir possíveis casos de violência no ambiente escolar.

Doris Sommer veio a Goiânia para o lançamento do programa, e explicou que a metodologia criada por ela permite aos alunos desenvolverem competências como a análise crítica e criativa de textos e aprender a conhecer e reconhecer as diferenças dos outros. “Há quem diga que os seres humanos são naturalmente agressivos. Prefiro dizer que somos seres dinâmicos. Intervimos no mundo e fazemos do mundo o nosso espaço de intervenção. Para quem quer resguardar uma situação existente, a intervenção é vista como agressividade. Para quem vê que o mundo tem muitas possibilidades, cada intervenção pode ser uma ponte”. A professora também participou de oficinas com professores e alunos auxiliando na formação de como lidar com os desafios referentes à violência nas escolas, durante visita a Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

O programa Levemente já está em funcionamento nas unidades da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek), e em Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi). Segundo o diretor Leandro Nery, em Santo Antônio do Descoberto, os primeiros resultados já se apresentam, com a identificação de potenciais riscos ou pessoas da comunidade escolar que estejam passando por necessidade de apoio psicológico e emocional. “Temos alguns alunos já em acompanhamento e é significativa a melhora da saúde emocional.”

Esclarece o diretor do CETT-UFG, Moisés Cunha, que o programa será expandido a todas as cinco unidades da escola em Goiás. “A Universidade, por meio do Centro, colocará à disposição professores e profissionais da instituição, a serviço dessa proposta inovadora”, pontua Cunha.

Presente no lançamento do programa, o vice-governador, Daniel Vilela disse que Goiás soma ferramentas e estudos para garantir a segurança e boa formação socioemocional da juventude. “O programa coloca o estado na vanguarda das ações de prevenção à violência nas escolas”, destacou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Lyra Netto, ressaltou que o programa, é voltado para coibir casos de violência dentro dos portões da escola. "Dentro das escolas o nosso objetivo é trabalhar o desenvolvimento emocional dos alunos e prevenir comportamentos extremos", ressaltou Lyra Netto.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso