Equipe de Avaliação Institucional do CETT-UFG tem artigo científico aprovado no Encontro da ABET

Equipe de Avaliação Institucional do CETT-UFG tem artigo científico aprovado no Encontro da ABET

O evento será em Brasília, de 05 a 09 de setembro, e se configura como espaço de reflexão qualificada sobre os desafios e possibilidade de resgate do trabalho decente no Brasil

Os integrantes da Coordenação de Avaliação Externa e Institucional do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), os professores doutores Sandro Eduardo Monsueto e Júlio Orestes da Silva e, a colaboradora Maria Carolina Gomes Peixoto tiveram artigo científico aprovado para o XVIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET. Trata-se de um evento anual que acontecerá no Distrito Federal, entre os dias 05 e 09 de setembro/23, na Universidade de Brasília (UnB).

Intitulado “Perfil do Mercado de Trabalho para Cursos de Qualificação Profissional Em Goiás”, o artigo analisou o mercado de trabalho potencial para os cursos gratuitos ofertados pela rede dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), geridos pelo CETT-UFG. O estudo partiu de análises e comparações do saldo de emprego e da dinâmica dos salários de contratação, baseados nos dados do Caged/2022 e nos registros dos Cotecs, comparando as ocupações relacionadas com as qualificações oferecidas pelos colégios.  Os resultados contidos no artigo mostram que os cursos oferecidos à população, sobretudo a de maior vulnerabilidade, estão alinhados com as demandas do mercado de trabalho regional, o que pode significar uma boa chance de inserção para os futuros egressos dos cursos.  “Encontramos saldos positivos no emprego e salários de contratação mais elevados; contudo, foi observada a presença de diferenças salariais entre gêneros, observa o professor Júlio da Silva.

O artigo da equipe do CETT-UFG foi aprovado pela organização da ABET, dentro do GT 03: Trabalho, Desigualdade e Pobreza. "É de suma importância para a nossa equipe ter a oportunidade de fazer uso dos dados com o propósito de realizar pesquisas e análises. Isso nos permite gerar e testar hipóteses, além de disponibilizar informações relevantes tanto para o Centro de Trabalho, Educação e Tecnologia (CETT), quanto para às escolas e parceiros”, pontua a colaboradora do centro, Maria Carolina G. Peixoto

A temática do GT 03 busca discutir e apoiar intervenções e trabalho que explorem as relações entre a dinâmica do mercado de trabalho e renda e suas interconexões com políticas sociais, inovações tecnológicas, a Reforma Trabalhista e seus efeitos sobre a estrutura das desigualdades sociais e a produção da pobreza.

Com o tema  geral - ‘Futuros do Trabalho: Reconstruindo caminhos para a proteção social no Brasil’ -, o evento se configura como espaço de reflexão qualificada sobre os desafios e possibilidade de resgate do trabalho decente no Brasil, após as recentes e as constantes modificações no cenário político brasileiro que impactaram as perspectivas de trabalho, acesso à Justiça do Trabalho, dentre outras situações, como os efeitos da pandemia da Covid-19 que impôs mudanças dramáticas no mundo do trabalho, aumentando o desemprego, a informalidade e a precarização das condições de ocupação profissional.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso