Notícias do CETT/UFG
Diversidade, um tema social e educativo
Um amplo conjunto de características físicas, crenças, opiniões, comportamentos e valores integram a sociedade humana, e fazem com que o homem se autoperceba e perceba o outro diferente. Essa multiplicidade de modos de existir, pensar, relacionar, agir e de fazer nosso mundo, recebe o nome de diversidade.
Mesmo sendo algo peculiar ao ser humano, a diversidade é incompreendida e desrespeitada no seio social. Intolerância e preconceito ainda existem e se constituem em problemas em diversas instâncias sociais e esferas, e a educação é uma delas.
"A diversidade precisa ser vivida para nos levar a reflexões transformadoras de pensamentos”, declara a psicóloga Anita Luzine. Ao ministrar um treinamento, acerca da Educação Intercultural e Valorização da Diversidade, para os profissionais da rede de escolas públicas geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), ela explicou que há muitas coisas que diferem o homem, e muitas outras que os unem.
No âmbito da educação, um dos principais meios para formar cidadãos, reside o sustento para a luta contra os preconceitos e no respeito à diversidade. Na vida escolar, o estudante adquire e passa a ter mais respeito às variedades de gênero, cor, etnia, religião e comportamento. “Quando falamos em diversidade, estamos nos referindo às diferentes formas de existir no mundo, e isso é natural, e precisa ser visto, considerado assim como é”, salienta Anita Luzine, completando que o Brasil traz essa diversidade desde os primórdios de sua história. "Temos o branco, o negro, o índio, o rico, o pobre, o baixo, o alto, o imigrante; e assim por diante”.
De acordo com a psicóloga e instrutora, a diversidade tem relação com a ideia de cultura, pois, cada cultura tem suas características inerentes, e mais uma vez elas coexistem na sociedade brasileira, e a escola tem importante papel de formar indivíduos conscientes dessas diferenças. “Precisamos trabalhar nossa escuta para descobrir o que o outro tem em comum comigo, porque somos capazes de nos unir mais, do que nos distanciar”.
Falar sobre diversidade na escola se faz importante, devido ser este o ambiente onde se aprende sobre valores e convívio em sociedade, espaço de construção de visão de mundo e dos indivíduos que compõem a sociedade. “Abordar, dialogar e trabalhar com os estudantes sobre o tema, é essencial para que eles aprendam a respeitar as diferenças, preparando sua formação desde o início até a chegada no meio profissional, onde a tolerância, respeito e empatia norteiam as relações”.
De grande importância social, o debate sobre diversidade também é uma temática prevista nas principais diretrizes educacionais nacionais e internacionais da atualidade. O tema é uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Plano Nacional de Educação (PNE). No âmbito internacional, está presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).