GPI Lab Culturas integra Rede e mantém reunião com Secult

GPI Lab Culturas integra Rede e participa de reunião com Secult

O professor e coordenador do Grupo de Pesquisa e Inovação (GPI) Lab Culturas, Pablo Lopes, participou da reunião entre a Rede de Pontos de Cultura de Goiás e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Integrado às Escolas do Futuro, geridas pelo CETT-UFG, o Grupo de Pesquisa e Inovação atua como articulador e promotor da educação voltada ao estímulo cultural entre os estudantes, à iniciação científica, realizando estudos de campo sobre a temática, além de atuar junto a quem produz e trabalha no setor cultural.

Nesse campo, o GPI Lab Culturas integra a Rede, a qual tem 102 Pontos de Cultura distribuídos em dez regiões do estado, que discute o avanço para a institucionalização das políticas públicas culturais e de economia criativa.

Na reunião, a Rede entregou à secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, uma carta reivindicatória de recursos, editais, políticas para eventos, linhas de fomento e incentivo à cultura. “Esse primeiro contato com a Secretária e a Rede dos Pontos de Cultura de Goiás possibilita uma interlocução entre quem faz e produz atividades artístico-culturais em suas comunidades e quem desenha e gerencia as políticas públicas culturais”, diz o professo Pablo Lopes.

De acordo com ele, a iniciativa, se aceita pela Secult, representa mais abertura e atenção à cultura no estado, facilitando e ampliando as atividades em instituições que desenvolvem ações culturais, a exemplo das escolas públicas.

“Nesse sentido, o GPI auxilia a Rede, na elaboração de soluções especializadas, como previsto em seu plano de trabalho, bem como contribui com a construção da pesquisa que visa apresentar um diagnóstico do trabalho organizacional, de sustentabilidade e geração de emprego e renda dos Pontos de Cultura”, acrescenta Lopes, que juntamente com três alunos da Escola do Futuro, Luiz Rassi, desenvolveu a pesquisa Políticas Públicas e Indicadores Culturais: O Perfil dos Trabalhadores da Cultura de Aparecida de Goiânia.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso