Notícias do CETT/UFG
Braços robóticos modernizam laboratórios das escolas geridas pelo CETT-UFG
A aquisição dos equipamentos amplia formação profissional dos alunos provendo experiência completa em robótica
O emprego da tecnologia no ensino vem, há anos, de modo geral, auxiliando na transformação da educação e despertando o interesse e a curiosidade dos estudantes numa área promissora e de forte tendência para a ocupação de profissionais. Afinal, os diversos equipamentos que representam esta esfera estão presentes na rotina dos cidadãos.
Um dos eixos da tecnologia, a inclusão da robótica no processo de ensino, permite dar uma experiência real de como as coisas funcionam e de como é possível aglutinar conhecimentos de diversos ramos na criação de soluções para problemas reais.
Como gestor das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de braços robóticos, que auxiliarão nas aulas práticas nos laboratórios das escolas. “Os equipamentos ampliam as possibilidades de aprendizado, de acesso a esses materiais e a conteúdos que as escolas apresentam no sentido de garantir o máximo de oportunidades através do ensino público focado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, afirma o gerente de Projetos do CETT-UFG, Marcos Dias.
Segundo ele, a modernização dos laboratórios revela esforços e preocupação em disponibilizar aos alunos, equipamentos cada vez mais arrojados e de alta performance para estimular a participação dos mesmos em competições, multiplicar atividades, incentivar a proximidade com a ciência e com a prática do conteúdo de sala de aula.
Acompanhar a evolução e levar maior significado à vida futura dos jovens são ações imbuídas no plano pedagógico das escolas, como meio de fazer a diferença no aprendizado, com visão nas tendências das profissões e na formação dos jovens de modo a assegurar maior assertividade, autonomia e habilidades profissionais. “Estar de olho nas transformações tecnológicas gera, às escolas, os recursos ideais para atender à realidade do mundo do trabalho, no qual os jovens já são parte. E Goiás necessita de mão de obra preparada para o amanhã”, assegura Marcos Dias, ao acrescentar que o investimento em novos equipamentos aproxima as escolas dos interesses dos estudantes.
Os braços robóticos serão empregados no ensino de programação, matemática, física, eletrônica de forma dinâmica, uma vez que o dispositivo gera maior inspiração e interação de forma educativa e, também, divertida. “Os alunos poderão conhecer as formas de composição do equipamento e as diversas atividades que podem utilizar de um braço robótico”, esclarece o coordenador do Eixo de Informação e Comunicação das EFGs, Gustavo Laureano, ao explicar que as bancadas de robótica e automação das escolas têm o objetivo de propiciar aos alunos o que há de melhor e mais moderno no ensino da robótica.
Os novos equipamentos foram especificados para prover uma experiência completa em robótica. “As bancadas são equipadas com um braço robótico de base fixa com seis graus de liberdade, uma garra, duas esteiras com controle de velocidade, sensores de presença, sistema de Visão Computacional e portas para interfaceamento com outros sistemas”.
De acordo com Laureano, os alunos poderão desenvolver o raciocínio, aprender a programação de braços robóticos, integrar sistemas de automação, criar aplicações de Visão Computacional e de simulação de uma pequena linha de produção.