Vereador de Goiânia Willian Veloso apoia projeto do CETT-UFG

Vereador de Goiânia Willian Veloso apoia projeto do CETT-UFG

Com intuito de promover a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e amplo aproveitamento dos recursos disponíveis pelo Serviços de Tecnologia e Ambientes de Inovação (STAI), situados dentro das unidades das Escolas do Futuro de Goiás, o CETT-UFG apresentou ao vereador Willian Veloso um projeto com esta finalidade.

Com a proposta, a diretoria do CETT-UFG intenciona buscar apoio ao desenvolvimento de tecnologia para a produção de órteses e próteses em impressora 3D dentro dos ambientes STAI, a um custo mais acessível à população que necessita dos equipamentos para melhor qualidade de vida, prestando, assim, um serviço à coletividade.

De acordo com o diretor administrativo do CETT-UFG, Jonathan Clímaco, com o projeto e com os recursos instalados nos STAIs, o custo médio de uma órtese ou prótese produzida em impressora 3D seria reduzido significativamente. “Um equipamento que geralmente custa R$ 5 mil ficaria, no final, por R$ 200, uma redução de 96%”, aponta o diretor, que na oportunidade, apresentou o protótipo de uma prótese de mão.

Vereador de Goiânia Willian Veloso apoia projeto do CETT UFG protese

Segundo Clímaco, o vereador recebeu com entusiasmo o projeto ao confirmar apoio para destinar emenda ao projeto, com previsão de iniciar as primeiras confecções das órteses e próteses a partir de 2024. “Esperamos uma parceria de longa data por meio do representante do legislativo municipal, pois a ideia do CETT-UFG, além de expandir a EPT às pessoas com deficiência, é assistir a uma parcela da população mais vulnerável, propiciando o acesso a essa tecnologia, podendo, posteriormente, expandi-la ao setor industrial.”

Durante a reunião, o vereador ainda confirmou a realização de uma Audiência Pública sobre a Educação Profissional e Tecnológica para a Pessoa com Deficiência. “A previsão é de que aconteça neste segundo semestre", salienta a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia Cruz, também presente no encontro com o parlamentar.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso