Gestão Democrática e Administração da Escola Pública é pauta de treinamento

Gestão Democrática e Administração da Escola Pública é pauta de treinamento

Temática ganha relevância frente à necessidade de implementar gestão participativa entre escola e comunidade 

O Programa de Formação Continuada do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG) reuniu diretores, gestores e equipe de colaboradores estratégicos para aprofundar conhecimentos acerca da gestão democrática, participativa e de qualidade dentro das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) e dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). As duas instituições são geridas pelo CETT-UFG por meio de convênio estabelecido entre a Universidade, Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para gestão das EFGs e Universidade, Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE) e Secretaria de Estado da Retomada (SER) na gestão dos Cotecs. O pensamento em tratar sobre ‘Gestão Democrática e a Administração da Escola Pública’ parte do entendimento de que a gestão tem um caráter essencial para a consolidação do sistema popular dentro da escola.

Muito se fala e discute acerca da gestão democrática, mas as dificuldades para a construção de um conceito sobre o tema e sua efetiva operacionalização, são muitas. A diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia Cruz, argumenta que a formação acerca do assunto visa fomentar nos gestores das escolas a visão do funcionamento, objetivos e função da escola pública no Brasil e o entendimento básico dos segmentos escolares no intuito de incrementar dentro das EFGs uma gestão democrática e participativa.

“O CETT entende serem importantes as reflexões promovidas a partir da formação sobre a gestão e a função dos gestores na escola,  da melhor compreensão do processo de autogestão e liderança escolar,  da visão da inserção da escola no sistema educacional, da relação entre as diversas instâncias do poder público e,  em especial,  do aprimoramento dos conhecimentos para a construção e atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) a partir desta visão democrática em que participam equipes, docentes, discentes e comunidade escolar”, destaca.

cotec gestao democratica

A formação foi conduzida por três especialistas da Alpha Assessoria Educacional. De acordo com a palestrante Luciane Souza, há uma necessidade de se falar e praticar a gestão democrática, dado ser uma prerrogativa legal. “A gestão precisa atender às demandas da sociedade e ser coletiva.” De acordo com ela, essa visão envolve a participação de todos os agentes da educação e vai ao encontro de uma prática descentralizadora, capaz de respeitar esforços e novas ideias em prol do interesse de todos.

Para a construção dessa gestão, a liderança exercida pelo gestor é de fundamental relevância, pois “ele é a figura que além de cuidar de todo o processo administrativo da unidade escolar, também cuida do pedagógico. Ele interfere no aprendizado, mesmo que indiretamente", explica Márcia Friedrich, da Alpha. Ela acrescenta que a gestão é a geração de um novo modelo de administrar uma certa realidade, de levar sobre si a responsabilidade de gerir esta realidade, para se ter uma escola como um espaço vivo e capaz de evoluir.

Neste contexto, as relações da escola além da sala de aula e sua interação com a comunidade fortalecem os seus objetivos enquanto unidade formadora do cidadão crítico e transformador. Enquanto organismo vivo na sociedade, a escola está sempre passando por mudanças e ganhando novos contornos. Pode-se considerar, nos dias atuais, a escola como instituição que, além do ensino científico, propicia aos estudantes condições de acesso e qualidade de ensino. Isso pede, em seu processo de transformação, a gestão democrática. “Portanto, o gestor, primeiramente, deve traçar o caminho e entender que aquilo que ele desenvolve para o ambiente do qual representa já define o modelo de gestão. O gestor é parte da comunidade onde está inserido”, lembra a conferencista e especialista em educação, Ariane Mendonça.

efg gestao democratica

Como legislação, a gestão democrática nas escolas públicas encontra respaldo no Estado, uma vez que este exige que não só a educação, mas que o funcionamento das instituições sociais seja participativo. Nesse entendimento, a gestão transparente da escola pública ganha caráter fundamental para a consolidação da democracia nos âmbitos interno e externo da unidade educacional. “A escola é o lugar de confiança de uma região. Então, a discussão sobre gestão leva a refletir o modelo de escola que almejamos e que a sociedade precisa”, diz o subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio da Silva, que prestigiou o treinamento.

 

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