CETT-UFG marca presença na Campus Party 2023

CETT-UFG marca presença na Campus Party 2023

O maior festival nacional de tecnologia, inovação, ciência e empreendedorismo reuniu milhares de visitantes de todo o país, em Goiânia, no período de 7 a 11 de junho. Estudantes, pesquisadores, empresários e admiradores do mundo digital, estiveram no Shopping Passeio das Águas, local que abrigou o evento e, no qual, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) marcou presença.

No palco ‘Fábrica de Empreendedores’, diretores da instituição participaram de amplos debates em painéis, oportunidade em que apresentaram, ao público, os produtos e serviços oferecidos dentro das Escolas do Futuro, projeto firmado mediante convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), e gerido pelo CETT-UFG.

No dia 08, o tema do painel abordou a ‘Contribuição dos Parques Tecnológicos e Hubs para a Inovação nas Empresas’ com a participação da diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia da Cruz, que ressaltou que estes espaços são indutores de ciência, tecnologia e inovação. “Promovem cultura, empregos, novos negócios, produtos e serviços", pontuou. 

Já o coordenador Técnico, João Teodoro, evidenciou o papel dos parques tecnológicos como lugar de vazão de conhecimento, lembrando que o movimento dos parques tecnológicos no Brasil começou no ano 2000. 

Quanto à presença do CETT-UFG na Campus Party, ele avaliou ser de grande relevância “pois a instituição gere projetos de impactos na vida social não somente dos estudantes das escolas do futuro, mas também de empresas e cidadãos interessados em ingressar neste cenário de conexão”.

O segundo painel, no dia 09, o gerente de Inovação e Tecnologia, Pedro Henrique Gonçalves foi o intermediador. Falando sobre ‘Como as incubadoras de empresas podem estimular pequenas empresas’, explicou aos ouvintes os diversos mecanismos de apoio e assistência dispensados por estes ambientes para que as pequenas empresas possam de desenvolver de forma segura e organizada. “Elas são um mecanismo de apoio e impulso à vida de novos empreendimentos, e auxílio no processo de formação do universo de uma ideia inovadora com potencial de se tornar um negócio no mercado produtivo ou consumidor”.

Durante os cinco dias da Campus Party, o CETT-UFG também apresentou resultados e experiências de sucesso com o projeto das Escolas do Futuro de Goiás. No estande, apresentações, oficinas e palestras atraíram os visitantes em momentos de interação e entretenimento, como a oficina de desenhos voltada ao público infantil.

Apresentações musicais demonstraram que a arte complementa o ensino profissional e tecnológico das escolas, despertando, nos jovens, o gosto pela música e pelos instrumentos. As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) mostraram muito do conhecimento produzido em suas unidades no estado, com resultados práticos oriundos da junção tecnologia e conexões para a vida real; um violino e uma flauta impressos em 3D mostraram seus sons límpidos e harmoniosos em uma apresentação musical. Outros exemplos, como a Bicicleta Elétrica, a certificação de pré-incubados, grupos de robótica entraram na agenda da programação das EFGs, durante o evento.

“O momento permite uma absorção e atualização de conhecimentos para o desenvolvimento profissional tanto do estudante quanto do homem inserido no mundo atual com todas as suas mudanças e processos que impactam na vida diária”, observa Gonçalves, pontuando que o CETT-UFG é um produtor e indutor de conhecimento e novas tecnologias, “por isso tem muito a contribuir com a Campus Party”.

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso