Orquestra Filarmônica de Goiás abre temporada 2023
Foto: André Saddi

Orquestra Filarmônica de Goiás abre temporada 2023

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), da Universidade Federal de Goiás (UFG), é responsável por organizar e operacionalizar as Escolas do Futuro, juntamente, com a Orquestra Filarmônica de Goiás

O Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer foi palco do concerto inicial da temporada 2023 da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), na última sexta-feira (3/3). Até o mês de dezembro, os goianos poderão desfrutar de diversas apresentações gratuitas promovidas pela orquestra.  

Segundo a diretora de Artes e Culturas do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flavia Maria Cruvinel, a abertura da Temporada 2023 da Orquestra Filarmônica de Goiás mostra o amadurecimento do convênio firmado entre a instituição e o Governo do Estado de Goiás para a gestão da Filarmônica. “É uma temporada com grandes solistas nacionais e internacionais. Portanto, o sentimento é de felicidade”. 

“Nesse um ano e meio, nós fizemos várias ações, por exemplo, recomposição salarial dos componentes da orquestra e também  investimentos em equipamentos. Nosso principal eixo condutor foi essa valorização”, explica o diretor geral do CETT,  Moisés Ferreira da Cunha. 

A apresentação, com entrada gratuita, iniciou a série de concertos intitulada “Terra Nova”, que pretende ampliar a difusão da música clássica no Estado. “Goiás tem muito o que mostrar pro mundo. Goiás não tem que se contentar em ser um estado mediano no Brasil. Goiás pode ser uma potência internacional, inclusive com música clássica”,  ressaltou o novo titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto. 

Sob regência do maestro Neil Thomson, diretor artístico da OFG, foram apresentadas obras do compositor brasileiro Villa-Lobos e de Stravinsky, grandes mestres do século XX que têm em comum composições folclóricas e populares. O concerto desta sexta-feira contou com participação especial da pianista indicada ao Grammy Latino Erika Ribeiro. 

Terra Nova

Ao lado dos mestres Beethoven, Brahms, Mozart, Haydn e Tchaikovsky, a temporada “Terra Nova” vai apresentar músicas de compositores pioneiros, muitos destes mulheres cujas obras foram ignoradas durante a vida. “Destaque para as estreias sul-americanas de obras de Dora Pesajevic, Elizabeth Lutyens, Lili Boulanger, Ruth Crawford Seeger e Priaulx Rainier.  Todas essas mulheres foram pioneiras e agora são amplamente ignoradas. É motivo de grande orgulho que a OFG possa dar voz a essas compositoras”, explica Neil Thomson.  

Diversos artistas convidados estão agendados para participarem da Temporada “Terra Nova”. A exemplo, os maestros José Luis Castilho, Gianna Fratta, Noam Zur e Marechal Gaioso Pinto. Entre os solistas, participarão Jean Louis Steuermann, Sônia Rubinsky, Fábio Zanon, Vlad Maistorovici, Marina Martins e Denise de Freitas. 

Em 2023, os projetos voltados à inclusão serão expandidos para outros públicos e outras regiões do Estado de Goiás. Sobre o projeto “Brasil Concerto”, do Ministério das Relações Exteriores, serão realizadas mais duas gravações de obras do compositor Claudio Santoro e o lançamento de outros três álbuns.  

 




 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso